Os locais foram selecionados no prêmio anual da plataforma italiana Gambero Rosso

Nino Cuccina

A plataforma líder em conteúdo, treinamento, promoção e consultoria no setor italiano de Wine Travel Food (vinho, viagem e gastronomia), a Gambero Rosso premia, todos os anos, os melhores restaurantes italianos do mundo. Neste ano, 11 locais de São Paulo entraram na lista e claramente precisam estar na sua lista para visitar!

Confira:

Zucco Ristorante

A culinária italiana clássica encontra um toque moderno aqui no Zucco Ristorante. Ingredientes bem selecionados são o ponto de partida para criar pratos saborosos, saborosos e com alma italiana. Um ambiente elegante e bem construído com atenção aos detalhes torna o restaurante perfeito para um agradável almoço ou jantar. Uma carta de vinhos com mais de 1.000 garrafas completa uma oferta variada e interessante.

Onde: Rua Haddock Lobo, 732

 

Fame Osteria

Fame Osteria

Um estilo refinado de Osteria em São Paulo. O nome significa “fome” e é disso que se trata: entrega pratos de inspiração italiana com um toque criativo do chef, para clientes famintos que procuram algo que fale dos sabores da Itália de uma forma mais contemporânea. O mobiliário minimalista e acolhedor em madeira e metal preto confere ao restaurante um ambiente elegante, perfeito para a experiência gastronómica. As receitas vão desde a tradicional massa amatriciana Tonnarelli até receitas mais modernas, como Lulas grelhadas com molho de panzanella.

Onde: R. Oscar Freire, 216, Cerqueira César (somente com reserva)

 

Temperani

Que começo brilhante. Recentemente inaugurado no bairro Jardim Anália Franco, o Temperani Cucina é um restaurante de verdade e ao mesmo tempo uma pizzaria requintada. O mérito vai para o chef Antonio Maiolica, natural de Salerno. Ele oferece uma interpretação saborosa da tradicional pizza de estilo napolitano: um toque crocante, mas macio, feito com ingredientes de alta qualidade. O resultado da longa levitação da massa é uma mordida perfumada e saborosa que leva você a Nápoles. Sugerimos que experimente a tradicional Margherita, mas também os restantes pratos de inspiração italiana disponíveis no menu. O espaço é luminoso, o serviço profissional e atencioso.

Onde: R. Cândido Lacerda, 33

 

Tre Bicchieri

Tre Bicchieri, assim como nossa pontuação mais alta no guia de vinhos italianos. Aqui o vinho é tido em grande consideração. A carta de vinhos é profunda e articulada, com rótulos cuidadosamente selecionados que oferecem uma grande variedade de opções. Depois de escolher no cardápio um prato tradicional italiano como o bem preparado macarrão Bigoli all’Aretina, com ragù de pato e cogumelos, e o Coniglio alla cacciatora com polenta, a harmonização com vinhos é obrigatória.

Onde: Rua General Mena Barreto, 765

 

Vecchio Torino

A palavra para descrever este restaurante é “clássico”. O mobiliário retrô e o ambiente elegante fazem você se sentir em um restaurante que lembra os históricos que você pode encontrar na cidade de Torino. As receitas também são o epítome das receitas tradicionais italianas, e o chef e proprietário Giuseppe La Rosa realmente sabe como transmitir o sabor da sua terra natal através dos pratos. Dos pratos de massa aos pratos principais, o restaurante dá a ideia de um jantar no Norte de Itália. Os amantes do vinho devem considerar fazer uma parada aqui, pois a carta de vinhos esconde uma ou mais joias.

Onde: R. Tavares Cabral, 119

 

Piselli Sud

Piselli Sud

Localizado dentro do shopping mais antigo e luxuoso de São Paulo, o shopping Iguatemi, o Piselli Sud lembra um restaurante italiano aconchegante e moderno. As receitas transmitem a tradição e os sabores da Itália. Falando nisso, pense no Spaghetti alla Carbonara ou Amatriciana, receitas típicas da cidade de Roma. Quanto ao prato principal, recomendamos o ossobuco milanês com polenta e para terminar a experiência da melhor forma, um cannolo siciliano resolverá. A carta de vinhos oferece uma boa seleção de vinhos que vão do norte ao sul da Itália.

Onde: Shopping Iguatemi – Térreo, Av. Brg. Faria Lima, 2232

 

Supra di Mauro Maia

Supra

Algo diferente. Mauro di Maia, chef e proprietário, trabalha na cozinha há bastante tempo, acumulando experiência e habilidade. O restaurante tem um mobiliário de estilo moderno-industrial, expondo nas prateleiras uma vasta selecção de vinhos. Receitas tradicionais italianas bem feitas saem voando da cozinha e são entregues nas mesas. Claro que vale a pena experimentar pratos de massa, como Spaghetti all’Amatriciana ou Agnolotti del Plin, mas achamos muito bom o Duo di Capretto em Salsa di Canonau (cabra com molho Canonau). Uma boa seleção de rótulos de vinhos que vão do Norte ao Sul da Itália completa o pacote.

Onde: Rua Leopoldo de Couto Magalhães Jr, 681

 

Leggera Pizza Napoletana

Leggera

Inaugurada em 2013, a pizzaria conquistou o bairro de Perdizes encantando o paladar de seus clientes. O sucesso se deve a uma escolha criteriosa dos ingredientes e ao respeito pela tradição napolitana. As farinhas são importadas e muitos dos ingredientes utilizados, como o tomate e a mussarela que vêm diretamente da Campânia. As tortas são rigorosamente assadas em forno a lenha como manda a tradição. Margherita, Capricciosa, Salsicha e Rabe de Brócolis se destacam no cardápio, mas também recomendamos o Puglia com tomate cereja, azeitonas pretas, Parmigiano, burrata e Puglia taralli. Para finalizar com um lanche doce, a pastiera e o cannoli são excelentes.

Onde: Rua Diana 80 – Perdizes, e R. Capitão Pinto Ferreira, 248 – Jardins

 

Nino Cucina

Nino

Rodolfo De Santis viajou da Puglia, na Itália, ao Brasil, cozinhando em diversos restaurantes da capital e depois de acumular muita experiência abriu as portas de seu restaurante. Recordamos a sua estreia na cidade em Biondi, mas sobretudo a sua passagem por Tappo, onde trouxe um lindo sopro de novidade ao que era na época o pequeno templo do gourmet italiano. A mesma respiração continuou perfeitamente em Nino Cucina. Os pratos tradicionais são revistos em tom moderno, tanto na apresentação como na precisão dos sabores. O destaque vai para as massas secas com mostos clássicos como amatriciana, cacio e pepe com lagosta, e ainda o tártaro de beterraba servido com queijo de cabra, ou o atum cru com burrata, que nos lembram que Rodolfo tem mão e cabeça para pratos contemporâneos.

Onde: R. Jerônimo da Veiga, 30 – Jardim Europa

 

Fasano

Fasano

Se você procura uma noite de luxo, tradição e história da culinária italiana no Brasil, o restaurante Fasano é o lugar para você. A família Fasano mudou-se para o Brasil no início dos anos 1900 e imediatamente começou a construir seu império gastronômico composto hoje por diversos restaurantes localizados entre São Paulo e o Rio, além de diversos hotéis esplêndidos. A cozinha do Fasano é clássica, uma culinária italiana que obviamente foi se adaptando ao longo do tempo e que hoje está sob o comando do talentoso chef Luca Gozzani. Os pratos que merecem destaque são o carpaccio de carne com patê de azeitona preta, alcaparras e pinhões e ainda o ovo cozido de 5 minutos com camarões crus, cogumelos porcini e fonduta de parmesão. Excelentes massas frescas recheadas e risotos, na época não perca aquele com trufa branca Alba. As entradas de carne incluem Ossobuco com gremolata e costeleta de vitela à milanesa em crosta de pão, tudo feito com elegância e atenção à tradição. A adega estelar está sob o comando do melhor sommelier do país: Manoel Beato.

Onde: Rua Vitòrio Fasano, 88 (no lobby do Hotel Fasano São Paulo)

 

Picchi

Picchi

Pierpaolo Picchi começou a trabalhar na cozinha aos 17 anos. Saiu de casa no Brasil para viajar para a Europa, onde passou um tempo treinando em várias cozinhas (só para citar duas, pense na Casa Vissani na Itália e Mugaritz na Espanha). Voltando a São Paulo, em 2007 abriu seu restaurante que com o passar do tempo amadureceu e se tornou hoje um clássico restaurante da culinária italiana contemporânea com alguma influência brasileira. Entre as entradas, apreciamos o Cannoli recheado com mortadela e pistache, mas também a língua de boi wagyu fatiada e molho de salsa verde. O menu apresenta massas como o Pappardelle com ragu de pato e foie gras, ou o espaguete com amêijoas, pancetta e ouriço do mar fresco. A carta de vinhos é profunda e bem construída porque os rótulos são o resultado de uma seleção criteriosa: há vinhos para todos os paladares e jóias para qualquer amante de vinho. Por esta razão, o Ristorante Picchi ganha o prêmio Villa Sandi de Melhor Carta de Vinhos Contemporâneos.

Onde: Rua Oscar Freire 533

 

Veja também:

Zara Home by Vincent Van Duysen

Zara Home lança loja online no Brasil

Receita preferida de café da manhã