A capital mineira está cheia de passeios culturais e gastronômicos – confira nossas dicas!

Belo Horizonte tem um charme pessoal (assim como os mineiros) e nós adoramos visitar a cidade. Como vocês sabem, sempre que viajamos gostamos de conhecer e visitar museus, restaurantes, cafés, ateliês, praças e mais. Pensando nisso, montamos uma lista com os nossos lugares favoritos da capital mineira. 

Confira:

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Encomendado por Juscelino Kubitschek (na época prefeito da cidade) e concebido por Oscar Niemeyer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um dos lugares mais especiais de BH. O complexo é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e é composto por cinco prédios: a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, e a Casa Kubitschek.

Você pode alugar uma bicicleta e dar uma volta na Lagoa enquanto visita os espaços. Pessoalmente, nós adoramos a Igreja São Francisco de Assis e a Casa Kubitschek, que configura a tipologia característica da arquitetura modernista brasileira. Ali, é possível encontrar telhado em formato de asas de borboleta, planos inclinados, azulejos hexagonais, revestimento tipo metrô, e mobiliário original, como a geladeira e a cabeceira da cama de JK.

 

CCBB BH

Desde 2013 um dos maiores centros culturais do Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil fica em um prédio de 1920 que costumava ser a antiga sede da secretaria de segurança. O estilo é eclético e tem influências neoclássicas e de art déco.

Fica na Praça da Liberdade, 450. Aberto todos os dias da semana, das 10 às 22h, exceto às terças.

 

Museu das Minas e do Metal: MM Gerdau

Do outro lado da rua do CCBB, o MM Gerdau fala sobre mineração e metalurgia – duas das principais atividades econômicas de MG. Em um prédio de 1897, tem museográfica de Marcello Dantas e projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha. Bem interativo, é ótimo para crianças.

Fica Praça da Liberdade, s/nº. Funciona de terça a domingo das 12 às 18h e às quintas-feiras das 12 às 22h. Toda última terça-feira do mês o horário muda: das 12 às 17h. Entrada gratuita.

 

Grande Hotel Ronaldo Fraga

Sempre que podemos almoçamos no Grande Hotel. O casarão mineiro dos anos 1920, tombado pelo Patrimônio Histórico, abriga as criações do designer Ronaldo Fraga e tem espaço para café, biblioteca e outras marcas.

Fica na Rua Ceará, 1205. Funciona de segunda a quinta das 10 às 20h, às sextas das 10 às 22h, e aos sábados das 10 às 16h. Fecha aos domingos.

 

O Ateliê de Cerâmica

O Ateliê de Cerâmica BH

Outro lugar que sempre visitamos em BH é o Ateliê de Cerâmica. É um conjunto de sucesso: lugar incrível, com décor minimalista e repleto de luz natural, integrado com a natureza, e cerâmicas lindas

O Ateliê de Cerâmica BH

O Ateliê de Cerâmica fica Av. Prefeito Gil Diniz, 580. Funciona de segunda a sábado das 8 às 17h.

O Ateliê de Cerâmica BH

 

Velho Mercado Novo

O prédio de 1970 abriga um mini CEASA, no primeiro andar, há muitos anos. Como 70% do espaço estava sem uso, um coletivo informal, sem apoio do governo, instalou várias lojas no segundo andar, ocupando mini galpões – ali, um é fornecedor do outro. 

Recomendamos o brunch do Copa Cozinha. Estava lotado, mas valeu a pena esperar! Tem cara de casa de vó e uma grande mesa compartilhada.

Fica na Avenida Olegário Maciel, 742. O primeiro andar funciona de segunda a sábado das 6 às 18h e aos domingos das 6 às 12h. O segundo andar funciona de segunda a sextas das 7 às 19h e aos sábados das 7 às 15h.

 

Ateliê Alexandre Mancini

O artista autodidata é discípulo do pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, e também assina os famosos azulejos coloridos e geométricos. É pura emoção.

Fica na Rua Guajajaras, 329 – loja 19. Atendimento com hora marcada.

 

Birosca S2

Ideal para jantar, o restaurante tem música ao vivo com piano e décor vintage, com elementos como piso quadriculado, tijolos expostos, móveis retrô e papel de parede florido.

Fica na Rua Silvianópolis, 483. Funciona de terça à sábado das 18h30 às 00h e aos domingo das 12 às 15h30.

 

Casa Bonomi

Processed with VSCO with hb1 preset

As vigas expostas conquistam todos os visitantes da Casa Bonomi. Recomendamos para o café da manhã!

Processed with VSCO with hb1 preset

Fica na Av. Afonso Pena, 2600. Funciona de terça a sábado das 8 às 22h30, e aos domingos das 8 às 20h.

 

 

Veja também:

Artesanato, design e arte na Semana Criativa de Tiradentes

Peru: nosso roteiro de 5 dias no país

Buenos Aires: nosso roteiro de 4 dias na cidade