Unindo artesãos, profissionais e trend hunters, o festival aconteceu de 17 a 20 de outubro na cidade mineira

Semana Criativa Tiradentes

São as diversas palestras, talks, oficinas, sessões de autógrafo, exposições, feira com expositores, o famoso Agulhaço e eventos paralelos que fizeram da Semana Criativa de Tiradentes um dos maiores festivais de arte, design e artesanato do nosso país.

Semana Criativa Tiradentes

Neste ano, a terceira edição da mostra aconteceu entre 17 e 20 de outubro, e contou com o patrocínio da Leroy Merlin, que nos convidou para acompanhar a super agenda de perto. O artesanato é muito forte na cidade e o propósito da SCT é adicionar valor à esse trabalho manual por meio de um intercâmbio entre arquitetos e designers renomados e artesãos.

Semana Criativa Tiradentes

A imersão com os profissionais acontece durante todo o ano, mas é só na Semana Criativa que as peças são expostas e comercializadas. É muito emocionante presenciar a mudança que o festival causa na vida das pessoas – muitas, inclusive, são analfabetas e vivem do artesanato.

Semana Criativa Tiradentes

As peças são bastante únicas, feitas à mão e com matéria prima local. No último dia do SCT acontece o tradicional Agulhaço, que é uma das atividades mais legais da mostra. Quem comanda é a bordadeira Maria Conceição de Paula, do coletivo Artistas do Bairro, que ensina e incentiva todos os participantes (independente da idade!) a bordar com as agulhas, linhas e desenhos distribuídos na praça.

Semana Criativa Tiradentes

A Semana Criativa de Tiradentes é uma experiência muito rica e emocionante – nós amamos acompanhar tudo de perto e recomendamos muito para quem ama arte, artesanato e design. E, ainda por cima, a cidade é linda, com casinhas brancas e batentes coloridos com pigmentos naturais da época da colonização, como açafrão e índigo.

Semana Criativa Tiradentes

Durante a SCT, ficamos hospedados no Amana Tiradentes, que é apaixonante. O hotel é um charme, com jeitinho de casa de fazenda e décor vintage e contemporâneo. Adoramos!

Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes        Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes       Semana Criativa Tiradentes    Semana Criativa Tiradentes     Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes  Semana Criativa Tiradentes Semana Criativa Tiradentes

 

Veja também:

Experiência T-Cross no Unique Garden

Conheça o Grande Hotel Ronaldo Fraga, em BH

Madeira, metal e luz natural compõem o Novotel Itu Golf & Resort