Saiba porque você precisa conhecer o IMS Paulista

Novo espaço impressiona pela arquitetura, gastronomia e diversidade cultural.

Eu pensei em fazer uma lista com 5 motivos para você conhecer o Instituto Moreira Salles (IMS) na Paulista, reinaugurado recentemente, mas a verdade é que você vai encontrar muito mais que 5 razões para conhecer o novo espaço de cultura da Avenida Paulista.

A programação de estreia não deixou nada a desejar, começando pela exposição “Os americanos”, resultado da jornada do fotógrafo Robert Frank por quase todos os estados do país por cerca de nove meses. Tudo registrado em mais de 28 mil fotos.

A videoinstalação “The Clock”, de Christian Marclay, foi uma das mais surpreendentes que eu já vi. Com 24 horas de duração, a obra do artista suíço-americano utiliza de milhares de cenas do cinema e televisão que fazem referência ao horário. A cronologia é inacreditável.

Aproveitei a oportunidade para dar uma passadinha na biblioteca localizada no 1º andar com um acervo de mais de 6 mil títulos. Além disso, o IMS também conta com um espaço incrível de coworking aconchegante e com excelente sinal de Wi-Fi.

Apesar do grande protagonista do IMS ser a fotografia, o instituto conta com uma grande variedade de atividades, que vai do cinema à música. São sete andares, todos com pé-direito duplo, em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis e assinado pelo arquiteto Marcelo Henneberg Morettin. A incrível fachada de vidro do edifício é da multinacional francesa Saint-Gobain. Tudo impressiona neste que promete ser um dos mais importantes espaços de cultura de São Paulo.

Basicamente, o espaço é um museu vertical. Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca de fotografia, salas de aula, a loja/livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.

Arroz de linguiça bragantina, costelinha e quiabo.
Salada de cogumelo, batata-doce, hibisco, cítricos e folhas da horta

Imagina que a entrada do IMS Paulista começa no quinto andar e o convívio do centro cultural, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes. Eu fiquei apaixonada por cada detalhe do instituto.

A construção tem o selo de sustentável: utiliza de iluminação natural em espaços como a Praça, a biblioteca, o café e o restaurante; no sistema que reutiliza a energia de elevadores e escadas rolantes, com uma economia de até 75%; ou na captação de água da chuva em dois reservatórios que é usada nas descargas dos banheiros. Impressiona mesmo!

 

Saiba mais:

Endereço: Av. Paulista, 2424 – São Paulo.

Horário: Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. O IMS Paulista funciona em feriados, exceto quando caem às segundas.

Horário da Biblioteca de Fotografia: de terça a sexta, exceto feriados, das 10h às 20h. Sábados e feriados (exceto segundas), das 10h às 18h (exceto obras raras).

Entrada: Gratuita.

Guarda-volumes: Mochilas, guarda-chuvas, flashes e tripés fotográficos, bastões de selfie, carrinhos (tipo de feira) e sacolas de compras devem ser deixados em nosso guarda-volumes gratuito.

Acessibilidade: Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.

Wi-Fi: O IMS Paulista oferece uma rede Wi-Fi gratuita para acesso à internet.