Há mais de 80 anos no Brasil, Saint-Gobain Glass apresenta nova logomarca e linha focada para o design e arquitetura durante visita à fábrica em São Vicente.

Eu e a minha gripe fomos até São Vicente conhecer a fábrica da Saint-Gobain Glass. Foi a primeira vez que eu visitei uma fábrica de vidros. A experiência valeu a pena não só pela curiosidade, mas também por aprender como o vidro pode ser um recurso importante dentro do design.

Vou começar esse texto com algumas curiosidades históricas que me deixaram ainda mais entusiasmada pelo trabalho da Saint-Gobain. Você sabia que a multinacional francesa é a segunda empresa mais antiga do mundo – a primeira é a Igreja Católica – e que ela surgiu a partir da demanda por vidro do Rei Luís XIV na construção do Palácio de Versalhes? Exatamente isso, estamos falando da empresa responsável por boa parte da produção de vidro no mundo. Em São Paulo, eles acabam de entregar toda a fachada do conceituado edifício do Instituto Moreira Salles (IMS) na Avenida Paulista – já falei sobre isso por aqui.

Há 80 anos no Brasil e mais de 350 anos no mundo, a Saint-Gobain é conhecida pela excelência de seus produtos e diversidade, mas foi uma novidade conhecer as linhas que trabalham o vidro como um recurso no design. Por exemplo, a linha Stillo traz vidros com massa mais clara e texturas com simetria perfeita, já a linha Vitta tem foco na elegância e os vidros texturizados da linha Tecnika apresentam produtos multiuso, que permitem a criação de ambientes íntimos marcados pela máxima privacidade sem perda da luminosidade.

No tour pela fábrica, eu vi vidros partidos serem reaproveitados na fabricação de novas peças: 54% de cada vidro vem de material reutilizado e 46% é matéria prima. Movido a gás natural o forno que aquece o vidro chega a 1.500 graus, com vida útil de 10 a 14 anos e permanece funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por dia são mais de uma tonelada de vidro que sai para o Brasil e para o mundo.

Acompanhar do primeiro ao último processo da fabricação e ver todas as possibilidades que o vidro traz para a arquitetura e design foi uma agradável surpresa. Em 2018, pretendo trazer novas referências de como usar o vidro em seus projetos. Aguardem…