O nome do bar homenageia o estilo da fundação do prédio, feita em arcos romanos

Foram necessários três anos de planejamento e reformas para que o Bar dos Arcos saísse do papel e abrisse as portas no último dia 20 de dezembro. Empreitada de Facundo Guerra, a ideia de instalar um bar no subsolo do Theatro Municipal, onde está a fundação do prédio, veio por meio de uma mensagem no Instagram. O empresário, que já conhecia o espaço, resolveu investir na ideia.

Em meio aos arcos romanos, assentados com pedras unidas por meio de uma mistura de concha, gordura de baleia e areia, e os antigos dutos de ventilação, que captavam vento nas praças vizinhas para ventilar a sala de espetáculo, o novo bar paulistano homenageia arquitetura do lugar tanto pelo nome quanto pelo décor.

“O que a gente tem de mais importante aqui são os arcos. Então tudo tem que fazer referência aos arcos. Eu tenho que honrar essas colunas, essas pedras, esses tijolos”, Facundo conta ao Westwing, que fez uma série de quatro episódios sobre o projeto.

“A gente dividiu o espaço em duas áreas de convivência. Uma delas são os balcões comunitários que são retro iluminados e, naquela parte, a gente quer humanos, drinks e arcos, mais nada. Então o balcão serve exatamente para isso: ele ilumina o drink, ilumina os humanos e ele dialoga com a arquitetura e dialoga com a iluminação dos arcos. Já nessa segunda parte, onde a gente está com mobiliário da Westwing, a gente quer um espaço mais relaxado, comunitário”, explica.

Filmes de terror também serviram de inspiração. Ali, banquetas pretas combinam com os balcões iluminados, que fazem referência ao filme O Iluminado. Já o bar do espaço foi instalado nos dutos de ventilação, iluminados de vermelho. Quem comanda os drinks é a argentina Chula (pronuncie Tchula), que tem passagem pelos mais importantes e premiados bares argentinos. Enquanto atua como chefe de bar, sua namorada, Caro, fica à frente do serviço e do salão.

Aberto em modo soft opening, o Bar dos Arcos funciona de terça a sábado, das 19h30 às 2h30. Eles aceitarão reservas a partir do dia 4 de janeiro e a entrada fica na lateral direita do Theatro Municipal.

 

 

https://www.instagram.com/bardosarcos/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/pg/bardosarcos/about/?ref=page_internal