Eis que eu fui para uma reunião de trabalho no centro da capital. Ao final resolvi entrar no Theatro Municipal de São Paulo. Para a minha sorte estava começando um tour guiado pelo lugar. Eu sempre quis fazer isso!

O prédio com referências europeias assinado pelo escritório Ramos de Azevedo e desenhos de Cláudio e Domiziano Rossi. O salão principal inaugurado em 1911 recebia prioritariamente a elite paulistana. Definitivamente, o subsolo do Theatro é o mais lindo que já entrei. No início do século 20 não utilizavam cimento na construção civil e os tijolos do subsolo foram assentados com uma mistura de areia, óleo de baleia e concha triturada. A estrutura do Theatro não tem ferro, mas sim rochas. A boa notícia é que em breve o subsolo vai virar um bar de jazz. Podem contar que volto logo para conhecer mais esse ponto turístico e gastronômico da cidade.

No salão de apresentações, eu fiquei fascinada pelo tamanho e estrutura do órgão na lateral do palco com 5.827 tubos. A plateia do Theatro conta com lindas cadeiras de veludo vermelha, são 1.534 lugares. Na saída, você se depara com o belíssimo e requintado salão nobre com 240 m² e 12 metros de pé direito. Cada pedaço do Theatro foi minunciosamente pensado, do piso de madeira que nunca foi mudado desde sua inauguração em 1911 ao teto com pintura de Oscar Pereira da Silva.

Para encerrar algumas horas de completa imersão cultural, eu almocei no meu restaurante favorito que fica dentro do Municipal, o @santinhorestaurante. Comida fresca e deliciosa para encerrar uma manhã igualmente produtiva.

Por dentro do Theatro
Restaurante com a melhor combinação de Decoração, Arquitetura e Comida deliciosa.
o SubSolo que vai virar Bar de Jazz!
O teto
Almoço no Santinho
Salão Nobre
Ladrilho Original
A Fachada
Piso original
Varanda do Santinho

 

 

Mais informações:

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos, s/nº

Visitas de quarta a sábado às 11h, 14h e 15h. Chegar com 1h de antecedência.

Entrada gratuita. Vagas limitadas por ordem de chegada.

Bilheteria aberta a partir das 10h.