Gastronomia com o melhor do pequeno produtor.

Sabe quando você vai a um restaurante tão bom que fica tentando adivinhar o segredo da massa, do molho ou desejando comprar àquele vinho incrível que acabou de provar?

Recentemente fomos almoçar na Casa Europa, localizada no Jardim Paulistano. Definitivamente eles parecem ter saído dos meus sonhos para atender aos meus desejos gastronômicos. Almoçamos os pratos leves, peixes que são uma das nossas comidas favoritas. Tudo estava fresco e saboroso!  No andar inferior da Casa Europa funciona um empório onde diversos itens do cardápio podem ser encontrados para levar para casa.

Peixe do Dia

Depois de um almoço muito bom saímos com o carro cheio de ingredientes frescos para repetir a dose em casa. No mercado eu encontrei potes e refratários ao lado de massas secas de fabricação própria, ragus e sott´olios prontos para serem levados para casa. Enchem os olhos os pães orgânicos, feitos com exclusividade pela PAO, e as massas frescas produzidas diariamente. Há ainda arrozes, queijos e legumes orgânicos para apreciar no restaurante ou para carregar na sacola no melhor estilo “na minha casa ou na sua”.

Sem contar que a Casa Europa soma cerca de 80 rótulos de vinhos, majoritariamente do velho mundo, disponíveis para consumo no restaurante ou também para compra a preço de mercado. De importação própria, muitos deles são encontrados com exclusividade na Casa Europa, caso dos rótulos especiais de Arianna Occhipinti, premiada enóloga e produtora da região da Sicília. Uma estante linda deixa os vinhos à vista para serem escolhidos no salão principal, que também abriga um forno à lenha, deixando o espaço com o jeito acolhedor de uma verdadeira casa italiana.

Um dos segredos da Casa Europa é o criterioso processo de seleção de fornecedores, mas o que eu achei muito legal é a importância que o espaço dá a alimentos artesanais e de pequenos produtores. Da simples e fresca verdura colhida no dia a um vinho refinado, tudo é cuidado de perto e você sente isso no seu prato. Esses itens abastecem o restaurante de inspiração italiana com toques mediterrâneos, e também o mercado.

Essas características foram colocadas em prática na renovação da casa, reinaugurada em 2013 pelo empresário Ipe Moraes e Adega Santiago e da Taberna 474. A primeira versão da Casa Europa abriu as portas em 1987 e passou por diferentes fases até chegar ao formato atual pelas mãos de Ipe e outros sócios experientes no ramo. O resultado não poderia ter nos surpreendido mais!

 

O Menu

O cardápio tem muitos itens que podem ser levados para casa, definitivamente é um dos destaques da Casa Europa, que oferece embutidos e antepastos artesanais, molhos – bolognesa e ragus – caseiros, massas frescas de fabricação própria, carnes e pizzas preparadas no forno a lenha.

Tagliolini Alle Vongole

A casa navega pela cozinha da Europa Mediterrânea e desde 2015 recebe as contribuições de um bar de crudi, operado à frente dos clientes no balcão. Deste, saem itens piccoli piatti propícios para se compartilhar. Crus como o de Robalo, azeite, limão siciliano, dedo-de-moça e sal marinho ou o Batuto de carne cruda, versão da casa do clássico steak tartar , e assados como Lulinhas na lenha com pancetta , azeite e limão siciliano poderão ser degustados ali mesmo no balcão, agora guarnecido de banquetas.

Entre outras delícias do cardápio estão o Crudo de salmão temperado com azeite, vinagrete de laranja e sal marinho, os Cogumelos salteados com alecrim e azeite de alho e os Lagostins na manteiga de limão siciliano e manjericão, os últimos feitos no forno à lenha.

Crudos

Massas secas e frescas de produção própria e os já clássicos Ragus da casa seguem em destaque. Há as opções tradicionais, como Fettuccine Pomodoro e BasílicoCapeletti in Brodo, e Tagliolini alla Carbonara, e outras mais inusitadas, como o Ravioli de Maçã, preparado com cogumelos frescos e gorgonzola. Massas tradicionais como Fettuccine, Pappardelle e Nhoque podem também ser acompanhadas de um dos bolognesas e ragùs caseiros, outra estrela do menu. Ragu de Cordeiro, por exemplo, harmoniza bem com um Pappardelle, enquanto um Bolognesa de Atum vai muito bem com o Tagliolini.

Peixes e carnes têm uma seção exclusiva no menu. Ali estão o Atum Marinado, com molho oriental e batata na chapa, o Polvo na grelha com tomates assados, batatinhas e brocolini, e o Stinco de Vitela servido com risoto milanês que reforça o acento italiano da casa.

Seis tipos de pizza com coberturas que ressaltam componentes artesanais são servidos em tamanhos individuais ou como aperitivo, somente à noite.

 

Fechando em grande estilo

Churros com doce de leite.

 

Pizza 🙂
Crostini

 

 

Você precisa conhecer a Casa Europa!
Local: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726 Jd. America, Telefone: 11 3063-5577
Horários de funcionamento: Segunda-feira (12h às 15h e 19h às 22h);

Terça a Quinta (12h às 15h e 19h às 23h);
Sexta-feira (12h às 16h e 19h à 00h);

Sábado (12h às 17h e 19h à 00h);

Domingos e Feriados (12h às 17h e 19h às 21h).

Saiba mais: www.casaeuropa.com.br ou www.facebook.com/casa.europa.sp