Semana que vem estaremos na Itália! Mas, enquanto não começa, reunimos algumas novidades e destaques do ano

Semana que vem estaremos na Itália! Mas, enquanto não começa, reunimos algumas novidades e destaques do ano
Ph. Delfino Sisto Legnani, dsl studio/Salone Internazionale del Mobile

A semana de design mais esperada de todo o ano chegou: de 18 a 23 de abril, Milão será o centro dos eventos, lançamentos, parcerias, tendências e palestras. E a gente não poderia perder, né? Vamos trazer todas as novidades diretamente da capital do design! Mas, enquanto a Design Week não começa, reunimos algumas novidades e destaques do ano.

O coração de tudo é o Salone del Mobile, referência internacional do setor de móveis e design, que em sua 61a edição trará quase dois mil expositores ao Fiera Milano Rho, incluindo mais de 550 talentos com até 35 anos e 28 escolas de design.

E o Salone reúne mais feiras, projetos e mostras: o próprio Salone Internazionale del Mobile (Feira Internacional do Móvel); a International Furnishing Accessories Exhibition (Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário), que se tornou o principal evento do setor; o Workplace3.0, uma área de exposição inovadora dedicada ao design e tecnologia no planejamento do espaço de trabalho; o S.Project, com foco em produtos de design e soluções decorativas e técnicas de design de interiores; o SaloneSatellite, um espaço dedicado a designers com menos de 35 anos; a Euroluce, a bienal International Lighting Exhibition (Exposição Internacional de Iluminação); a EuroCucina, dedicada ao setor da cozinha; e a International Bathroom Exhibition (Exposição Internacional de Banheiros), a mais nova de todas e direcionada à inovação e às tendências de banheiro.

Semana que vem estaremos na Itália! Mas, enquanto não começa, reunimos algumas novidades e destaques do ano
Salone Internazionale del Mobile

Salone Internazionale del Mobile

Entre as novidades para 2023, a feira investiu na sustentabilidade, e quer conquistar o selo ISO 20121 para a gestão sustentável de eventos. Iniciativas incluem o trabalho com espaços temporários modulares que podem ser reutilizados, e a parceria com fornecedores de materiais reciclados, recicláveis e ou reutilizados. 

Vale ficar de olho no Spotify e no YouTube, já que o Salone lançará uma nova série de podcasts para falar sobre o evento e os lançamentos. Quem visitar a feira também pode aproveitar a colaboração com o Teatro alla Scala Foundation, que pelo terceiro ano apresenta um programa de música e ballet especialmente criado para a semana de design.

 

Euroluce

Na sua 31a edição, a bienal International Lighting Exhibition (Exposição Internacional de Iluminação) ganhou um novo layout desenhado pelo estúdio Lombardini22. 

 

SaloneSatellite

A 24a edição do SaloneSatellite terá foco nas escolas e universidades de design, contando com mais de 550 designers com menos de 35 anos. O evento também terá áreas especiais para a premiação do  SaloneSatellite Award e um programa de talks com profissionais e estúdios como Shigeru Ban, Snøhetta, Nao Tamura e MAD para discutir a iluminação, a tecnologia e a sustentabilidade.

Confira todos os detalhes da na página de Exibições.

 

Veja também:

Preferidos 203: 17 mesas laterais

Antes e depois: banheiro da Creche Candelária

Japan House SP apresenta instalação botânica inédita de Atsunobu Katagiri