Lina Bo Bardi e Retratos, identidade e poder são os temas do mês

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
(Divulgação)

Como tem feito todos os meses desde junho do ano passado, o MASP Escola lançou mais cursos inéditos para o mês de junho. Todas as aulas são online e transmitidas ao vivo – as gravações ficam disponíveis posteriormente por tempo limitado.

Em junho, as formações são as seguintes: Retratos, identidade e poder: de Alberto Henschel a Rosana Paulino e Lina Bo Bardi: arquitetura como ação.

Quem quiser participar pode se matricular pelo site do museu – as vagas são limitadas e os cursos custam de R$240 a R$288 (Amigo MASP tem 15% de desconto). No final, os alunos que tiverem 75% de frequência receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

O MASP Escola também oferece bolsas de estudo para professores da rede pública. É só preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.

Leonor Antunes MASP
Leonor Antunes: Vazios, intervalos e juntas (joints, voids and gaps), 2019. Madeira, latão e fio de nylon. (Divulgação/Eduardo Ortega/MASP)

Veja abaixo os detalhes da programação de junho:

Retratos, identidade e poder: de Alberto Henschel a Rosana Paulino com Mônica Cardim

  • Às terças: 1, 8, 15, 22 e 29/6 e 6/7
  • Das 17h às 19h

O curso discute a presença de africanos e afrodescendentes na produção de retratos fotográficos. A partir da análise com perspectiva decolonial sobre a circulação de fotografias dos estúdios do alemão Alberto Henschel no Brasil do século 19, pretende-se debater a agência de pessoas negras na fatura de retratos.

 

Lina Bo Bardi: arquitetura como ação com Marina Grinover

  • Às quartas: 9, 16, 23, 30/6 e 7/7
  • Das 19h às 21h

O curso tratará da vida e da obra da arquiteta Lina Bo Bardi. Nascida na Itália em 1914, ela escolheu o Brasil para viver e trabalhar desde 1947. Falecida em 1992, Lina é autora do projeto do edifício do MASP entre outras obras significativas para as instituições culturais como o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e o Sesc Pompéia. A proposta abordará o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos realizados por ela nos campos da arquitetura e do desenho industrial.

 

 

Veja também:

Pharrell abre The Goodtime Hotel em Miami

Como mudar o tamanho do ambiente com tinta

Revestimento: piso laminado ou vinílico?