O artista e mestre em Ikebana expõe pela primeira vez na América Latina com um convite à contemplação

Japan House Jardim Interior Exposição
divulgação/Japan House

A coexistência entre o homem e a natureza, assim como os contrastes e contradições entre a flora brasileira (vasta e imponente) e a japonesa (delicada), são os temas principais de ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri, em cartas na Japan House SP até 30/4.

Expondo na América Latina pela primeira vez, Atsunobu Katagiri criou uma instalação botânica viva que homenageia a força regeneradora da natureza e convida a um momento de contemplação em plena Avenida Paulista.

O artista e mestre em Ikebana (arte japonesa de arranjos florais) é conhecido por sua abordagem contemporânea que combina aspectos criativos tradicionais e questões atuais. 

Japan House Jardim Interior Exposição
divulgação/Japan House

Na mostra, Katagiri reuniu diversas plantas, flores e substratos – elementos que precisam de pouca manutenção, são essenciais e representam conceitos como beleza, simplicidade e sofisticação, além da estética do wabi-sabi (transitoriedade e imperfeição). 

“A natureza é de onde viemos e para onde vamos, é elemento fundamental para a existência de qualquer ser vivo, mas também para nossa sanidade. A inserção na obra do Katagiri instiga o contato com nossos pensamentos, esse mundo todo que habita dentro de nós, e possibilita resgatar nossa percepção de bem-estar, quase como se estivéssemos dentro de um santuário“, conta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.

Japan House Jardim Interior Exposição
divulgação/Japan House

 

ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri 

Onde: Japan House SP (Av. Paulista, 52)

Quando: até 30/4

Horários: de terça a sexta das 10 às 18h, aos sábados das 9 às 19h, e aos domingos e feriados das 9 às 18h

Ingressos: Entrada gratuita

Reservas (opcionais) em https://agendamento.japanhousesp.com.br/agendamento

 

 

Veja também:

Antes e depois: banheiro da Creche Candelária

10 mesas de Páscoa para se inspirar

Marc Chagall: sonho de amor no CCBB SP