Albuquerque Malvim, Dubeux Vasconcelos, LM Arquitetura, Ana Cristina Cunha, Diogo Viana e Costa Azevedo são alguns dos profissionais que assinam ambientes na edição

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Com 22 espaços projetados por 28 profissionais, a 24ª edição da CASACOR Pernambuco conta com ambientes internos – com foco nos estúdios e lofts – e externos, com alguns deles aberto à visitação sem necessidade de ingresso (livraria, loja de artesanato, bar, café e espaço gourmet).

De 29 de outubro a 5 de dezembro, a mostra 2021 acontece no Pavilhão externo do Shopping Recife. Entre os arquitetos, designers, paisagistas e escritórios, estão Albuquerque Malvim, Dubeux Vasconcelos, LM Arquitetura, Ana Cristina Cunha, Diogo Viana e Costa Azevedo. 

Abaixo, conheça todos os espaços da CASACOR Pernambuco 2021:

Agra Salazar Arquitetura – Número Galeria

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Uma obra de arte inserida em outra. Essa é a frase que define este projeto: um trabalho inovador e versátil. Os elementos sobressalentes das paredes, do teto e do piso foram criados para que as obras de arte sejam empregadas de formas distintas e atinjam diversos tipos de conotações e interpretações. A ideia foi manter a comunicação entre a arte e arquitetura, onde cada uma assume seu papel com maestria, tornando-se assim protagonistas.

 

Albuquerque + Malvim Arquitetura – Casa Criativa

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O espaço propõe um lugar muito especial. Trata-se de um local para celebrar o encontro dos artistas pernambucanos. Para esse objetivo, foi criada uma base sóbria e contemporânea que recebe o que há de melhor na arte popular em um volume construído instigante e original, como o tema da mostra sugere. O Espaço Sebrae, assim, transmite toda a riqueza da produção local em um ambiente que dialoga com A Casa Original, mas com uma visão muito própria e cheia de identidade.

 

Ana Cristina Cunha – Sala Pausa

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Um espaço que proporciona o acolhimento, o desconectar, o pensar, características que trazem para o ambiente um clima intimista, uma “pausa” nos tempos atuais de excesso e de cansaço. O loft de 39,45 m² foi pensado como um novo caminho para a transformação do conceito de morar, muito mais focado em ambientes repletos de memórias afetivas e que contem a história do morador. A proposta, enfim, é ressignificar o espaço das nossas vidas.

 

Ana Moura e Ana Higino Arquitetos Associados – Memórias por Ana Moura e Ana Higino

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Este projeto valoriza os novos caminhos e as tendências do morar e do trabalhar no pós-pandemia. A casa passa a ter várias funções: trabalho, lazer e moradia. O espaço remete à “Casa da Avó”, um ambiente recheado por lembranças, plantas, árvores frutíferas, coleções e fotografias, que gera um grande sentimento de acolhimento.

 

Atmosphera Plantas e Paisagismo – Do Concreto ao Verde

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Levar a natureza para próximo das pessoas é o que move este projeto. Restabelecer a conexão com o verde ganhou ainda mais destaque na vida das pessoas neste cenário de isolamento social. Pensando nesse reencontro, o escritório criou um oásis para unir o verde, as pessoas e o espaço.

 

Bruna Bonfim Melquíades – Luminotécnico Área Externa

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto tem como ponto principal aguçar os sentimentos e balizar os caminhos com ajuda da luz. Toda a ideia foi concebida em torno do conceito de “caminhos”, seja no sentido literal, seja no sentido mais abstrato. O desejo é fazer com que o visitante se sinta acolhido e se revelem, para ele, uma série de veredas para o descobrimento dos ambientes. O aconchego já dá as boas-vindas no início da visita.

 

Camila Bittencourt Arquitetura – Loft do Colecionador

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto é o lugar onde o amante de arte e do design se conecta com suas referências. Um espaço para contemplação do belo, das formas e texturas presentes no mobiliário e nas obras de arte. O morador deste loft não é um acumulador de peças e obras, mas, sim, alguém que coleciona criteriosamente objetos que reverenciam o bom design. O espaço reflete a personalidade do morador: suas memórias, suas vivências, sua história.

 

Cecilia Lemos Arquitetura – Refúgio do Escritor

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto foi idealizado como um refúgio para um jovem escritor, um lugar para escapar da rotina e passar uns dias respirando a natureza. O ambiente busca trazer o uso de materiais como a pedra, o barro, a palha e a madeira, que proporcionam aconchego. O espaço também tem uma lareira, um carrinho de chá e uma linda escrivaninha para os devaneios do artista, inspirado por uma coleção completa de Machado de Assis. Para seus momentos de descanso, um mezanino metálico traz um futon bem confortável.

 

Daniela Pessoa e Fabíola Occenstein – Loft DECA

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto foi inspirado em elementos que traduzem as necessidades da vida contemporânea. Um espaço de planta aberta, multifuncional, confortável com toda eficiência tecnológica. Elementos naturais e acessibilidade foram incorporados ao design arrojado e minimalista.

 

Diogo Viana e DV Arquitetos – O Ateliê

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

É o espaço do artista plástico em sua casa. Um espaço para criação, pintura, para receber amigos e clientes. O melhor lugar da casa, com mobiliário que conta uma história, iluminação especial, e uma trilha sonora que emociona. A paleta de cores é composta pelo o barro, a argila da nossa terra.

 

Dubeux Vasconcelos Arquitetura – Estar Quies Coral

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto carrega em sua essência um convite à calma. Daí o nome quies, quietude em latim. Composto por ambientes multifuncionais (hall + escritório + adega, lavabo e jantar + estar + apoio gourmet), o espaço traduz um morar despretensiosamente contemporâneo. À primeira vista, os tons esverdeados e as linhas verticais levam a um sentimento de imersão nas águas. Em seguida, vem o mergulho na leveza celeste, traduzido pelas diferentes texturas da Melodia Suave, cor do ano da Coral.

 

Ême Arquitetura – Cepe Livraria

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

No projeto de arquitetura para uma livraria regional, o partido criativo e os elementos utilizados fazem parte do imaginário nordestino, remetendo a um cenário com materiais da arquitetura vernacular local, de uma forma contemporânea e arrojada.

 

Filipo Madeira – Não Somos Minimalistas

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

A ideia é receber os visitantes com impacto e efeitos de iluminação diversos, explorando ousadia, texturas e cores que refletem o nosso escritório. A frase “I am not minimalist” reflete um mundo de alguém que ama o mais e que não para de querer mais. A atmosfera geral é de reafirmar a personalidade do visitante e a valorização das suas memórias, ideias e história de vida.

 

Gabi Pontual – Sala do Viver

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Uma sala de estar integrada a um espaço gourmet para a convivência de família e amigos. Um ambiente com uma composição de diferentes materiais, cores e texturas, que cria um espaço fluido, orgânico e aconchegante. O projeto foi pensado como um lugar de descompressão, para valorização dos prazeres simples da vida e que facilita as conversas e a emoção.

 

JP Arquitetura – Bar Vivix, por Carvalheira

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Inovação. Orgânico. Paramétrico e de contrastes. Assim é o projeto que busca promover o reencontro e os bons momentos juntos de um modo moderno e provocativo. Aqui o ambiente conversa com o usuário por meio das linhas retas e da iluminação protagonista.

 

Juliana Dijck Arquitetura – Café Santa Clara

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Por meio de uma construção modular, foi planejado o ambiente de um café funcional utilizando na fachada materiais sustentáveis que parecem estar em constante movimento entre si, como o vidro e o alumínio. As grandes mesas, no seu interior, foram pensadas de modo que as pessoas possam estar mais próximas. A madeira, sempre presente nos projetos do escritório, assim como o verde que aparece tanto no mobiliário, nas paredes e nos jardins que cercam a construção, tornam o ambiente mais aconchegante e humanizado.

 

Luiza Nogueira Arquitetura – CasaTua

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O ambiente foi pensado para esse momento de reconexão com a casa, trazendo a partir de obras de arte a memória afetiva que transforma o espaço em um lar. A CasaTua apresenta a casa para morar, receber e curtir família e amigos. O espaço clean pode se renovar a partir das coleções. Cada móvel foi escolhido buscando mostrar o conforto e aconchego necessário para viver o ambiente.

 

Mario Baô – Living Connect

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O espaço multifuncional busca renovar a dinâmica residencial e atender as demandas contemporâneas. Concebido por meio da mescla do pessoal e do profissional, traz a proposta do home office com uma leitura mais sofisticada e versátil. Com dois ambientes integrados, o living permite uma diversidade de arranjos e usos, partindo do tradicional de uma sala até um ambiente para escritório e recepção de clientes.

 

Rafaella Bittencourt Arquitetura – Lounge Gourmet Copergás

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto proporciona o encontro com o que é essencial. Um ambiente que tem como proposta olhar para o natural, o simples, sem deixar de lado o bom design, que é atemporal, confortável e belo. Um espaço pensado para um resgate consigo e com o outro. Um diálogo constante com as pequenas e importantes coisas da vida. Um ambiente que gera acolhimento, conforto, pertencimento e resgate da nossa essência.

 

RV Arquitetura – Terroir

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

Lar é onde o coração cria raízes e onde as lembranças afetivas dão asas ao futuro que se constrói. Baseado nesse conceito, as arquitetas Renata Magalhães e Vivian Santos assinam o projeto que valoriza o uso de elementos naturais e tem uma curadoria focada nas peças de artesãos locais, valorizando o feito a mão, revelando a importância do acolhimento e resgate às memórias afetivas.

 

Studio Costa + Azevedo – Loft Greda

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto ressalta o novo jeito de morar, com a praticidade necessária aos tempos atuais. Com uma paleta sóbria, de leve combinação entre bege e branco, a base do projeto foi montada em contrastes de tons terrosos, preservando a suavidade e explorando texturas naturais para retratar a Casa Original. O piso de ladrilho de cerâmica natural traz um toque rústico, que nos convida a resgatar nosso tempo de infância. O mobiliário é simples e retrata o morar de uma pessoa que ama arte e design. A iluminação sobre obras de arte e objetos deixa o ambiente com uma luz agradável e convidativa.

 

Vitru Arquitetos – Living Seco

CASACOR Pernambuco mostra 2021
CASACOR

O projeto é uma volta às origens, às moradas rudimentares de rocha – contudo o espaço traz esses elementos de forma muito contemporânea. As referências à nossa origem são trazidas por uma cartela cromática terrosa e muitos elementos em lâmina de madeira são complementados com o que há de mais exclusivo no mobiliário de design nacional e da arte contemporânea. Assim como a vegetação xerófila que perde as folhas como forma de resiliência para voltar mais forte na próxima estação, a humanidade se reestrutura aos poucos, buscando viver a casa em sua maior essência.

 

 

CASACOR Pernambuco 2021

Quando: 29 de outubro a 05 de dezembro de 2021

Onde: Pavilhão externo do Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777 

Ingressos: https://casacorpe.byinti.com/#/ticket/

 

 

Veja também:

8 dicas de cuidado com toalhas de banho

Todos os ambientes da CASACOR Ceará 2021

Pinacoteca SP inaugura exposição panorâmica “A Máquina do Mundo”