A 200 km de São Paulo, tour inclui visita por vinhedos, cave de garrafas, sala das barricas e degustação.

Nessa semana eu tive o prazer de conhecer a Vinícola Guaspari e já começo dizendo que está foi uma das experiências mais incríveis que eu tive!

Quando sai de São Paulo pela manhã, o dia estava cinza e até um pouco frio, mas 200 quilômetros depois (cerca de 2h30 de carro), ali estava eu em uma antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo. O dia estava ensolarado e o lugar parecia ter saído de algum filme Blockbuster.

Junto a um grupo fomos recepcionados com um saboroso café da manhã. Recentemente, a Vinícola Guaspari abriu as portas da vinícola para o enoturismo, trata-se de um roteiro especial para a época de colheita. A primeira parada foi na sala de fermentação, onde eu ouvi um pouco sobre a importância de respeitar a uva. Depois passamos pelo cave de garrafas, vimos o armazenamento de barricas, passando pelo engarrafamento.

Sala de Fermentação

A empresa produz vinhos feitos com a uva Syrah, Sauvignon Blanc e Viognier. Entre os rótulos tintos estão Guaspari Syrah Vista do Chá 2011, 2012 e 2013; Guaspari Syrah Vista da Serra 2011, 2012, 2013 e 2014, o Vale da Pedra Tinto 2015 e o Guaspari Rosé 2015 e 2016. Já os brancos são o Vista do Café 2012, 2013 e 2014, o Vale da Pedra Branco 2015 e o Viognier Vista do Bosque 2015. Nem preciso dizer que a degustação era uma das partes mais esperadas do tour! Do vinho branco ao tinto, todos são um gentil toque ao paladar.

Durante todo o percurso fomos guiados por um enólogo da casa, que destacou uma das mais significativas inovações da vinícola: o sistema de dupla poda, que inverte o ciclo produtivo da videira e faz com que se colha no inverno, quando os dias são ensolarados, as noites são frescas e, acima de tudo, o tempo é seco, o que evita a diluição das uvas como é comum no verão.

Com um roteiro de aproximadamente 3h30, o tour foi concluído com uma visita ao campo, onde fomos guiados ao terroir Vista da Serra, o mais alto da vinícola, com vista para a serra da Mantiqueira. Ali nós participamos da colheita. Não posso deixar de mencionar, que o cuidado da equipe que foi excepcional, porque até um chapéu para nos proteger do sol do campo nós ganhamos. De fato, eles são atentos a cada detalhe!

Encerrando o dia, almoçamos e o cenário me fez recordar Toscana. O cardápio foi uma saborosa comida caseira feita na fazenda e com opções inclusive para vegetarianos.

No caminho de volta para casa, enquanto estava na estrada, eu fiquei recapitulando o meu dia. Definitivamente esse tour me tirou da rotina. É o tipo de coisa que não é sempre que temos a oportunidade de fazer.

O melhor de tudo isso é que o passeio é aberto ao público:

As visitas serão realizadas aos domingos dos meses de junho e julho, sempre às 10h. Duração de aproximadamente 3h30.

O roteiro seguirá pela vinícola, indústria, cave e finalizando com degustação de quatro rótulos: Vale da Pedra Branco 2015, Vale da Pedra Tinto 2015, Guaspari Rosé 2016 e o emblemático Vista da Serra 2014, um vinho de produção extremamente limitada e produzido a partir do terroir visitado. Para terminar, também será degustado o azeite de oliva extra virgem Guaspari, que ainda não chegou ao mercado. O valor do passeio com degustação é de R$180. As visitas do tour tradicional continuam aos sábados. Agendamentos e informações sobre as visitas podem ser feitos no telefone (19)3661-9191 ou pelo e-mail enoturismo@vinicolaguaspari.com.br .

Informações adicionais

É importante ressaltar que devido ao extremo rigor técnico durante a colheita das uvas, não será realizado nenhum tipo de colheita simbólica durante as Visitas da Vindima. Eventualmente haverá a possibilidade de acompanhar o trabalho de colheita da equipe caso a data coincida com o trabalho dos nossos enólogos. Visitas em grupos de, no máximo, 20 participantes, todos maiores de 18 anos.

Café da manhã fresquinho
TERROIR
Degustação com vista para Serra da Mantiqueira
Imprensa
Colhemos a uva e degustamos o novo rótulo.
Almoço especial para imprensa – Não parece a Toscana?