“Infinito Particular” é o tema da edição comemorativa dos 35 anos da mostra, que acontece de 5 de julho a 11 de setembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista

CASACOR SP Conjunto Nacional
Ulisses Agnelli/CASACOR

Depois de muitos anos no Jockey Club de São Paulo e de acontecer próxima ao Allianz Parque, a CASACOR SP chega a um dos edifícios mais emblemáticos da cidade: o Conjunto Nacional.

Projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind, o complexo urbano tem mais de 10 mil m2 de área construída e foi adaptado especialmente para o evento, com implantação sob a consultoria do escritório FGMF

Ao todo, 59 ambientes – 30 estúdios e lofts; 7 jardins e ilhas de bem-estar; 5 operações de restaurante, bar e café; 5 banheiros unissex; 7 lojas e operações comerciais; 2 áreas de exposições artísticas e 2 ambientes funcionais – foram acomodados no  mezanino, conhecido por seus brises, e no terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano.

CASACOR SP Conjunto Nacional
Ulisses Agnelli/CASACOR

Em cartaz de 05 de julho a 11 de setembro de 2022, a 35a edição da mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas tem como tema “Infinito Particular” – uma referência às casas biográficas que vão além dos estilos e um convite à reflexão sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual; a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

“A casa da era hiperdigital, encerrada em si e hiperconectada, é mais sustentável, diversa, solidária e amorosa. Um refúgio centrado no bem-estar, onde cada pessoa pode imprimir sua história. Cores, arte, móveis, lembranças de família, texturas, plantas, perfumes”, completa Livia Pedreira, Presidente do Conselho Curador de CASACOR.

Conheça todos os ambientes da CASACOR SP 2022:

Marina Linhares – Um jeito novo do mesmo jeito

CASACOR SP 2022 Mostra Ambientes Apartamento 203
Salvador Cordaro/CASACOR

Vinte anos após sua estreia em CASACOR, Marina Linhares decidiu celebrar sua décima participação na mostra planejando um espaço de convivência e diversão — bar e canto de jogos fazem parte do living de 76 m². Cores invernais, entre o verde oliva e o rosa queimado, contribuem para o clima intimista e colocam em evidência a textura nobre do couro. Móveis projetados pela profissional dividem espaço com grandes nomes do design nacional, como Alfio Lisi, Claudia Moreira Salles, Jean Gillon, Jorge Zalszupin, numa mistura eclética e elegante.

 

Léo Shehtman – Luz e Sombra

Salvador Cordaro/CASACOR

Há 34 anos participando de CASACOR, Léo Shehtman assina um espaço de 80 m², que tira partido do jogo de luz e sombra na arquitetura. “Esse recurso realça ainda mais a beleza natural dos materiais que escolhi e traz leveza aos itens mais claros e escuros”, explica. Como destaque do projeto, o arquiteto cita o mármore panda, que exibe veios naturais bastante aparentes e compõe a decoração pautada em preto e branco. “Os mármores são verdadeiras obras de arte da natureza”, conclui.

 

Roberto Migotto – Senses Hall Deca

Salvador Cordaro/CASACOR

“São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e até Miami já puderam ver de perto os projetos que Roberto Migotto criou em suas mais de 20 participações na CASACOR. Desta vez, ele e sua equipe desenharam um refúgio que busca transmitir a sensação de calma. Ao longo dos 530 m² do espaço desenvolvido para a Deca, a paleta de cores sóbrias ganha ares asiáticos. A escolha de materiais passeia livre pelas muitas texturas de revestimentos e divisórias — um estímulo sensorial que faz parte da experiência da visitação. Note a fluidez nas mudanças de níveis no ambiente e nas curvas de parte do mobiliário.”

 

Sig Bergamin – Artsy Lounge

Salvador Cordaro/CASACOR

“Pedras exóticas dispostas no piso com uma paginação nada convencional recebem os visitantes no living de 80 m² assinado por Sig Bergamin. Outra solução arquitetônica que seduz olhar é o painel de madeira que deixa vazar luz e cor para o restante do ambiente. Tons especialíssimos de laranja e azul preenchem a paleta e criam contraste com o padrão de pau-ferro presente na marcenaria. “É sempre um prazer participar da CASACOR. Em um lugar tão icônico como o Conjunto Nacional, acredito que mais pessoas terão a possibilidade de visitar a mostra. Estamos democratizando o acesso”, afirma o arquiteto.

 

Rosa May Sampaio – Vivendo o Infinito

Salvador Cordaro/CASACOR

Ter muitas possibilidades dentro de um mesmo espaço é a proposta da designer de interiores Rosa May Sampaio para seu ambiente de 80 m2. “A ideia foi integrar tudo no living: área de estar e jantar, escritório, biblioteca, bar e lareira”, afirma. Entre os destaques do mobiliário está o sofá desenhado pelo dinamarquês Morten Georgsen e a mesa de centro assinada por Jacqueline Terpins. No acervo de arte, chamam a atenção a obra do venezuelano José Antônio Hernandes Diez, fotografias de Janaina Tschäpe e Lucas Lenci e tapeçaria contemporânea do francês Jean Lurçat.

 

Francisco Cálio – Estúdio 11

Salvador Cordaro/CASACOR

E se as paredes não chegassem até o teto? O ambiente de 96 m² imaginado por Francisco Cálio se vale de transparência e integração para compor o universo de um casal que adora recepcionar a família e os amigos em clima descontraído. Apenas panos de vidro delimitam o terraço, favorecendo a conexão entre o espaço interno e o jardim. Os tons fendi e dourado colorem a paleta com suavidade, transmitindo fielmente a identidade do escritório em sua décima oitava edição de CASACOR.

 

Brunete Fraccaroli – Através do Olhar

Salvador Cordaro/CASACOR

Aprendizados trazidos pela pandemia levaram Brunete Fraccaroli a projetar um ambiente que propõe seguir adiante com mais leveza. “Desenvolvi um living contemplativo, espaço que busca, por meio de tons neutros e transparências, provocar uma reflexão sobre o olhar, o futuro e as possibilidades que nos cercam”, diz. A arquiteta priorizou o branco e as formas arredondadas. Além disso, trabalhou com elementos translúcidos, como os lustres feitos de tecido e perfil de LED flexível. Na estante, a composição alterna cheios e vazios – um lembrete de que a vida é repleta de oscilações.

 

Consuelo Jorge Arquitetos – Templo de Memórias

Salvador Cordaro/CASACOR

A arquiteta Consuelo Jorge criou um ambiente acolhedor, intimista, com espaço de meditação e relaxamento. A profissional trouxe suas memórias pessoais e das mostras CASACOR de que já participou – foram 15 edições! “Na suíte, faço uma homenagem à minha mãe com uma instalação de 42 telegramas que ela recebeu em seu casamento, em 1954″, conta. Um dos destaques é o painel com chanfros assimétricos que atravessa todo o espaço, revestido de tecido, além da mistura de texturas.”Produtos naturais, como palha, linho e madeira, contrastam com alumínio e vidro”.

 

Nildo José Arquitetos | NJ+ – SERTÃO PORTINARI

Salvador Cordaro/CASACOR

O espaço de 250 m², assinado pelo escritório de Nildo José, é uma homenagem ao sertão brasileiro e ao cangaceiro, figura presente na obra do artista Cândido Portinari. O arquiteto baiano, de Feira de Santana, trouxe suas raízes e o universo da arquitetura, no qual mergulhou quando chegou a São Paulo, para criar seu Infinito Particular. O clima do ambiente é reforçado pelas cores naturais. “Além dos tons terrosos e crus, que remetem ao sertão, buscamos explorar os verdes das palmas e mandacarus e o azul do céu”, afirma.

 

Catê Poli e João Jadão – Praça Paulista Augusta

Salvador Cordaro/CASACOR

Oferecer um local em que os visitantes da CASACOR possam descansar em meio ao percurso é uma premissa levada a sério nos projetos de Catê Poli e João Jadão — os paisagistas repetem pela quarta vez a parceria na mostra. Nesta edição, houve um bônus: a vista privilegiada para a esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta. “É o ponto onde o sol se põe no inverno. Por isso, procuramos manter as janelas livres”, diz Catê. O mobiliário convida à contemplação e está cercado por espécies que se adaptam a condições indoor e ao plantio em vaso, como guaimbê, costela de adão, zamioculca e ciclanto.

 

Marcelo Salum – Casa Coral

Salvador Cordaro/CASACOR

O profissional reverencia a obra de Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers que na década de 1970 revolucionaram a produção têxtil no Brasil. “Eles criaram estampas para tecido inspiradas na nossa cultura, raízes e, principalmente, natureza”, afirma Marcelo Salum. O acervo do casal, como desenhos e um piano, contém os itens mais valiosos do espaço. O ambiente conta, ainda, com mobiliário assinado por designers brasileiros e duas esculturas feitas pelo artista Juliano Aguiar, inspiradas nos homenageados. Uma paleta bem colorida completa o décor cheio de vibração.

 

Todos Arquitetura – Casa Eté Duratex

Salvador Cordaro/CASACOR

O projeto do escritório liderado por Maurício Arruda celebra o reencontro depois de anos tristes e silenciosos. “É ficar diante da verdade, da diversidade, da coragem, do colorido, da informalidade e das raízes da nossa identidade brasileira tão linda e acolhedora”, diz o arquiteto. Para criar essa atmosfera, há muitas cores nos ambientes. As mais quentes — como ocre, vinho e terracota — dão vida à área social enquanto a paleta fria está presente no quarto e banheiro. Além disso, painéis de MDF com padrões coloridos e ripados de madeira completam o clima aconchegante.

 

Tufi Mousse Arquitetura – Studio Alfi

Salvador Cordaro/CASACOR

A vida pode ser pesada, mas se sustenta com leveza — essa analogia define o desenho da mesa Alfi, criação de Tufi Mousse que serviu de inspiração para o desenvolvimento do ambiente de 50 m², assinado pelo profissional e sua equipe. Merecem olhar atento a bancada da ilha e a torre funcional da cozinha, assim como as obras de arte, que incluem uma serigrafia de Alfredo Volpi e uma tela da dinamarquesa radicada no Brasil Mai-Britt Wolthers. Esta é a terceira participação do escritório catarinense, com sede em Joinville e uma divisão em São Paulo.

 

Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz – Raízes

Salvador Cordaro/CASACOR

A dupla à frente Intown Arquitetura traz para a mostra deste ano um pouco de sua experiência na criação de habitações temporárias, mercado que sofreu crescimento exponencial durante a pandemia devido à busca por isolamento. Elementos que propiciem aconchego e tranquilidade são fundamentais em projetos assim, daí o uso de cores ligadas à natureza, entre tons pastel e terrosos, e de formas orgânicas, a exemplo do painel ripado do quarto. Para criar o clima de casa, as obras de arte são imprescindíveis. Nomes como Jorge Mayet, José Damasceno e Mano Penalva integram o acervo do loft de 95 m².

 

Otto Felix – Casa LG

Salvador Cordaro/CASACOR

Paredes erguidas com tijolos de vidro e mobiliário vintage integram o rol de elementos que Otto Felix selecionou para homenagear o patrimônio modernista dos anos 1950 em seu espaço de 415 m². Em contraste, a inovação aparece nos eletrodomésticos de última geração que povoam cada um dos ambientes da Casa LG. Destaque para a mesa de jantar de Jean Gillon e o grande sofá do living, criado pelo arquiteto especialmente para sua terceira participação em CASACOR.

 

Ricardo Abreu – Restaurante 00:00

Salvador Cordaro/CASACOR

Linhas orgânicas e muita vegetação se destacam no restaurante, instalado no terraço do Conjunto Nacional, que incorpora o conceito de design biofílico. “O ambiente provoca a olhar com interesse estético os espaços esquecidos e abandonados nos grandes centros urbanos”, declara o arquiteto Ricardo Abreu. Ao todo, são 25 ilhas invadidas por marantas, dracenas, capins, lambaris e outras espécies de herbáceas, folhagens e arbustos. Além da natureza, o design assinado também está presente, com peças criadas por nomes como Samuel Gerber, André Grippi e Murilo Weitz.

 

Lucas Takaoka – Casa Cosentino Embaúba

Salvador Cordaro/CASACOR

O nome Embaúba vem de uma árvore nativa brasileira comum em regiões que sofreram desmatamento. Por ter crescimento acelerado, a espécie auxilia todo o bioma. “Esta casa representa a ressignificação da vida. A definição de novas prioridades, como a busca por ambientes abraçados pela vegetação”, explica o arquiteto Lucas Takaoka. Segundo o profissional, assim como a mata procura se reequilibrar, o ser humano pode aprender a se cuidar melhor. No mobiliário, destacam-se peças assinadas pelo escritório do arquiteto, como a mesa e as cadeiras de jantar, o pendente, as poltronas e o sofá

 

Patrícia Hagobian – Casa Vértice Dunelli

Salvador Cordaro/CASACOR

Com o objetivo de criar um local que favorecesse o convívio, a arquiteta Patricia Hagobian apostou na convergência de atividades. “O projeto é dinâmico, feito para receber os amigos, a família e ter reuniões de trabalho, propiciando a interação entre os moradores”, explica. No coração da casa, um living multifuncional foi mobiliado com lançamentos da Dunelli. Tons terrosos, avermelhados e amendoados completam a decoração e criam um clima aconchegante. O espaço busca ainda dialogar com a arquitetura do edifício. Afinal, o Conjunto Nacional também é um palco de encontros.

 

Caio Bandeira e Tiago Martins – Lounge Universo Singular

Salvador Cordaro/CASACOR

A liberdade de viver sem filtros, num lugar que revigora diariamente as energias, direcionou a dupla à frente do Architects + Co. No espaço de 68 m², as diferentes texturas das superfícies, a paleta clara e a iluminação suave despontam como um conjunto de gatilhos sensoriais, reforçados pelo exuberante paisagismo. Móveis de formas orgânicas e as obras de arte de Iuri Sarmento trazem conforto visual. Note ainda a mescla de retalhos de granito no piso. É a quarta participação de Caio e Tiago em CASACOR – as duas primeiras aconteceram na Bahia; a terceira, em São Paulo.

 

Juarez Cruz – 22#ZERO1

Salvador Cordaro/CASACOR

Nem muito, nem pouco, mas o suficiente: o significado da palavra sueca ‘lagom’, sem tradução precisa para o português, deu direção ao projeto de 60 m² do arquiteto Juarez Cruz em sua primeira participação na edição paulistana da CASACOR – ele já esteve em outras cinco mostras no Rio Grande do Sul. “Diante de toda a correria cotidiana, lagom é um alívio bem-vindo. Nessa filosofia, o bem-estar não deve vir das coisas materiais e sim de um estado de espírito”, detalha. O conceito transparece no ambiente com piso de carvalho, móveis de Guilherme Wentz e obras de Eduardo Haesbaert, Hugo França e Túlio Pinto.

 

Gustavo Martins – Loft UM

Salvador Cordaro/CASACOR

“Pilares e laje expostos valorizam os elementos originais do prédio e reforçam a identidade urbana do espaço de 67 m² assinado por Gustavo Martins, que participa pela quinta vez da CASACOR. Móveis dos designers Thiago Curioni e Roberta Baqueri atraem o olhar, assim como o piso de ladrilho hidráulico instalado junto da parede de pedra basaltina. O desejo de despertar os sentimentos de pertencimento e proteção são colocados em prática por meio da conexão entre arte e tecnologia.”

 

Gustavo Paschoalim e Frederico Cançado – Restaurante Tropical

Salvador Cordaro/CASACOR

Para criar o restaurante, o arquiteto Gustavo Paschoalim e o paisagista Frederico Cançado começaram pela concepção do jardim. “Nossa ideia foi trazer o verde para dentro e proporcionar a apreciação da natureza a todo o momento”, diz Gustavo. Nos interiores, linhas retas e curvas se mesclam para receber o público em uma atmosfera de calmaria. A paleta combina dourado e verde, em referênci ao paisagismo, e o mobiliário homenageia o design brasileiro das décadas de 1960 e 70.

 

João Daniel Arquitetura – Livraria

Salvador Cordaro/CASACOR

Diante de livros, abre-se um infinito particular, expressão-mote da CASACOR deste ano. Em sua segunda participação, o arquiteto João Daniel inventou, para os 68 m² do ambiente, estantes que se transformam em pórticos e trazem o clima acolhedor que só as bibliotecas conseguem oferecer. A solução de manter aparente a laje nervurada existente no edifício tombado traz contraste para o projeto. Instalado sobre as esquadrias, o díptico do fotógrafo Daniel Mansur transforma o lugar inusitado em atrativo para os olhos.

 

Mônica Costa Paisagismo – Jardim dos Guaimbês

Salvador Cordaro/CASACOR

Em 600 m² se espalha um jardim de vasos, com folhagens tropicais exuberantes, de texturas e tons variados. Guaimbês, ravenalas, ondulatas e palmeiras nativas estão entre as espécies escolhidas por Mônica Costa para compor o espaço. “A ideia foi criar uma gostosa sensação de estar rodeado por natureza para quem passa pela passarela de ligação entre os livings”, diz. Com o objetivo de garantir um jardim viçoso durante todo o período da mostra, a paisagista escolheu plantas adequadas às condições de iluminação do Conjunto Nacional.

 

Beatriz Quinelato – Espelho da Alma

Salvador Cordaro/CASACOR

Pórticos inspirados no desenho das janelas da área residencial do Conjunto Nacional são o principal elemento construtivo do espaço de Beatriz Quinelato e traduzem o desejo de lançar um olhar poético para a vida no interior do edifício. Elementos do ambiente trazem memória afetiva, como os azulejos 20 x 20 cm com estampa baseada em formas da natureza. O tema Infinito Particular foi evocado nas intervenções artísticas, a exemplo da tapeçaria de Alex Rocca e do Quadro Avesso, criação da Beatriz Quinelato Design. A cama e o tapete também levam a assinatura da arquiteta.

 

Murilo Lomas Arquitetura – Living Art

Salvador Cordaro/CASACOR

“Refúgio e individualidade são palavras que revelam a intenção de Murilo Lomas ao desenhar seu loft de 120 m². O ambiente traz uma proposta de renovação do acervo de obras de arte ao longo da mostra. Entre os nomes eleitos para decorar o espaço com clima de galeria, destacam-se Janaina Tschäpe, Nuno Ramos e Franz Ackermann. No quesito mobiliário, o trabalho de grandes designers brasileiros fala alto nas vozes de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Lucas Recchia e Victor Leite, sobre uma base que tem piso de carvalho na paginação chevron ao lado de bancadas com rochas ornamentais exóticas.”

 

Ana Weege – Estúdio Boreal

Salvador Cordaro/CASACOR

Influências da arquitetura de grandes palácios, filtradas pelo repertório da profissional, compõem o ambiente de Ana Weege em sua segunda participação na mostra. Inspirada em Versalhes, a paginação do piso de madeira se assemelha a um quebra-cabeça. Peças desenhadas pela arquiteta, como a mesa de jantar e a cômoda com gavetas revestidas de cerâmica, se unem ao sofá original de Percival Lafer. O nome do projeto faz referência à profusão de cores da aurora polar e também à obra Boreal, de Sergio Lucena, que sintetiza o clima do espaço.

 

Plantar Ideias – Sol:.ar

Salvador Cordaro/CASACOR

Os sócios Luciana Pitombo e Felipe Stracci são os autores da grande praça de 280 m² que conecta sete ambientes distintos da mostra com muita tropicalidade. É possível reconhecer a influência de Burle Marx no trabalho da dupla na seleção de espécies nativas da Mata Atlântica, nas texturas dos pisos e no desenho orgânico das arquibancadas que receberão o público visitante. Um olhar mais atento capta ainda referências aos Bichos de Lygia Clark nesta sexta participação do escritório na CASACOR. Muitos dos revestimentos usados são refugos de processos industriais e integram elementos modulares que serão reaproveitados ao fim da mostra.

 

Pedro Luiz de Marqui – THEBAR.COM + CARACOL

Salvador Cordaro/CASACOR

Conceitos como distorção, brutalidade, miragem e vibração norteiam o projeto assinado pelo arquiteto Pedro Luiz de Marqui. “A ideia é provocar a sensação de movimento. Para isso, procurei trabalhar com elementos lúdicos e atraentes”, diz. Na área do bar, a mesa desenhada pelo profissional captura o olhar – a peça foi esculpida num granito e por ela corre um curso d’água que desemboca numa cuba. Verde escuro, cinza, rosa e roxo compõem a paleta, que tem, ainda, toques de metalizados para trazer um clima futurista.

 

Studio HA – Prosa e Poesia

Salvador Cordaro/CASACOR

O olhar passeia pelo ambiente e encontra materiais naturais por toda a parte, entre eles madeira certificada, barro e palha, que trazem a alma brasileira para a decoração. As cores seguem o mesmo tema, com uma paleta suave, quase monocromática, na qual destacam-se os tons terrosos. Uma nuance rosé colore a arte muralista de cerâmica, que completa o ambiente. “Garantir uma atmosfera de bem-estar foi o grande desafio do projeto”, afirma Flavia Burin, que lidera o Studio HA. Com esse clima delicioso, a profissional quis ressaltar os 70 anos da Ofner e a importância de cada pessoa envolvida na trajetória da marca.

 

Barbara Dundes Arquitetura – Estúdio Bereshí

Salvador Cordaro/CASACOR

O nome do ambiente de 47 m² criado por Barbara Dundes deriva da palavra hebraica que inicia o primeiro livro do Pentateuco, traduzida como “no princípio”. De acordo com a profissional, a expressão se refere tanto ao retorno à essência como aos momentos de recomposição após um trauma. A ideia de juntar os cacos para dar origem a algo novo está expressa no piso de fragmentos de pedra natural proveniente de descarte. Por sua vez, a caixa ao fundo do espaço, de tauari certificado, representa um casulo para a introspecção, onde uma claraboia deixa entrar a luz.

 

Weiss Arquitetura – Apê Paulista

Salvador Cordaro/CASACOR

Pontos mais vibrantes de azul, ocre e vermelho passeiam sobre a base neutra, que vai do cinza ao preto, na paleta escolhida pelos sócios Barbara Garcia de Carvalho e Tide Junqueira para o estúdio de 37 m². Em busca de um clima voltado para a vida real, a dupla elegeu móveis acolhedores e que cumprem bem sua função, mas discretos. A ideia é valorizar a boa companhia da arte e fazer com que os olhares se voltem para a seleção de obras de Antônio Peticov, Carlos Muniz, Renato Gaiofato, Selma Parreira, Sandro Torres e Sônia Menna Barreto.

 

Gregory Copello – Estúdio Ostuni

Salvador Cordaro/CASACOR

Ostuni, na região da Puglia, Itália, é conhecida como a cidade branca. Com essa inspiração, Gregory Copello criou seu estúdio. “O espaço proporciona uma imersão por meio da mistura de elementos tradicionais, como o tijolo e a madeira, clássicos, a exemplo do mármore, e contemporâneos, como o aço-carbono”, explica o arquiteto. O profissional buscou temperar o ambiente com a leveza e o acolhimento do povo italiano como forma de evocar o tema Infinito Particular.

 

WM Arquitetura – Aroma & Arte

Salvador Cordaro/CASACOR

Toda a simbologia associada às flores desde tempos ancestrais e que envolve temas como amor, beleza, perfeição, fertilidade e nascimento, serviu de base para o projeto das arquitetas Anete Weber e Rafaella Marques em sua segunda participação na mostra. A suavidade guiou a escolha de tons terrosos e rosados e formas delicadas — opções afinadas com o portfólio de aromas da Mels Brushes, disponível no ambiente. Delicie-se com os perfumes, mas não deixe de reparar no teto, onde foi colocada uma obra de origamis da artista Verônica Jamkojian.

 

Zanardo Paisagismo – Terraço Hélade

Salvador Cordaro/CASACOR

“A vida compartilhada imaginada pelos gregos do mundo antigo inspiraram o desenho deste projeto de 140 m², localizado no terraço do restaurante. A vontade de conectar histórias e celebrar a retomada dos encontros criaram a base do jardim desenhado por Luciano Zanardo em sua terceira participação na CASACOR. O trio de fontes e o conjunto de mais de 60 vasos vietnamitas convidam à contemplação, assim como a paleta calma, dominada por tons de branco e azul, e a perfumada seleção que traz as espécies mediterrâneas alecrim, lavanda e oliveira.”

 

Helô Marques – Carandá

Salvador Cordaro/CASACOR

O ateliê botânico de 72 m², criado pela arquiteta Helô Marques, foi inspirado numa fase de sua vida, no começo da pandemia. “Mudei completamente de estilo de vida e me recolhi durante seis meses numa fazenda com meu marido e filhos”, diz. Nessa experiência, ela assimilou a simplicidade do campo e decidiu aplicar em seu ambiente o conceito de estufa para criar um visual baseado em elementos telúricos. Entre eles, terra e mármore bruto nas paredes. Madeira de demolição, folhagens, flores, temperos e aromas completam o cenário e remetem ao ideal de vida plena.

 

Quintino Facci Arquitetos – Praça Terra Madre

Salvador Cordaro/CASACOR

“Vista do alto, a praça de 220 m² assinada por Quintino Facci exibe o símbolo do infinito segmentado, escolhido para representar esperança e reconstrução. A volta às origens ilustra bem o mote da Praça Terra Madre, que ganhou uma paleta que passeia pelos tons neutros. A lareira Balaio e as mesas laterais de mármore são criações do escritório, que participa pela segunda vez da CASACOR – a primeira delas foi no ano passado, em Ribeirão Preto. Dedique atenção aos tapetes e obras de arte que preenchem o ambiente e despertam reflexões sobre as virtudes humanas.”

 

Wesley Lemos – Estúdio AMORPHOUS

Salvador Cordaro/CASACOR

O arquiteto baiano Wesley Lemos estreia na mostra paulistana com um estúdio de 37 m², desenvolvido para um jovem casal apaixonado por arte contemporânea, design brasileiro e literatura. No mobiliário, antigo e novo se misturam, com destaque para peças assinadas por Percival Lafer, Zanini de Zanine e Victor Vasconcelos. Segundo o profissional, o projeto reflete a interlocução com o design-arte erudito e popular que caracteriza o trabalho de seu escritório, o qual define como uma empresa sotero-sergipana. “Chegamos à maturidade, com 23 anos de estrada”, comenta.

 

Priscila Cox – Café Modernista

Salvador Cordaro/CASACOR

A arquitetura do Conjunto Nacional foi a inspiração para Priscila Cox desenhar seu ambiente. “Trouxe as linhas e proporções da esquadria para a fachada. Dali, elas seguem para a marcenaria e a alturas dos quadros”, explica a arquiteta. Na paleta, predominam as cores primárias, vindas da Bauhaus, que influenciou o modernismo, como azul, vermelho e amarelo. Sobre o tema da mostra, a profissional revela: “Trouxe dois elementos do meu infinito particular. O primeiro são os quadros do Goca Moreno, artista plástico baiano de que gosto muito, e a mesa de luz, que fica na entrada e me acompanha desde a época da faculdade”.

 

Gabriel Fernandes – Somos

Salvador Cordaro/CASACOR

Em sua estreia na mostra, o arquiteto Gabriel Fernandes criou um espaço que fala sobre o coletivo. “Minha intenção é dar voz a bons projetos e valorizar nossa origem e ancestralidade. Mostrar uma síntese de experiências adquiridas. Por isso, o nome do espaço é Somos”, afirma. A arquitetura vem sem excessos e monocromática, com revestimento de ladrilho hidráulico na cor bege e marcenaria com réguas curvas, que atua como um invólucro. “Os ripados trazem movimento, uma dança para o olhar e o sentir”, completa.

 

Carolina Scarpelli – Espaço Verso

Salvador Cordaro/CASACOR

Logo na entrada do banheiro unissex, a disposição dos espelhos produz o efeito de reflexos infinitos e permite que os visitantes percebam o espaço como um todo. O projeto de Carolina Scarpelli, que estreia na CASACOR, possibilita ainda a interação dos usuários com as imagens graças a uma tela que transmite informações e reage a estímulos. Ao mesmo tempo em que emprega tecnologia de ponta, o ambiente faz referência ao estilo greco-romano e sua ideia de triunfo por meio do uso de arcos. As formas arredondadas também aparecem na poltrona Madame, de Ricardo Van Steen.

 

Elaine Vilela de Sousa – Ilha de Conforto Golden Hour

Salvador Cordaro/CASACOR

“O desejo de estar com os amigos e aproveitar esse momento para recarregar as energias são as bases que Elaine Vilela de Sousa usou para desenhar o ambiente de 65 m² que marca sua segunda participação em CASACOR. Tons de dourado, iluminação delicada e fotografias de Melo Bastos pontuam o espaço de descanso, que também pretende ser palco de novas conexões. O cuidado com a sustentabilidade merece atenção pelo uso de revestimentos com certificação de origem e seu possível reaproveitamento ao final da mostra.”

 

Karol Suguikawa – LOUNGE I’MPRESS IMPRESS

Salvador Cordaro/CASACOR

Os jornalistas que atuam na cobertura da CASACOR São Paulo 2022 têm à disposição um lounge de 43 m², criado pela designer Karol Suguikawa. A ambientação do espaço traz um manifesto que reivindica o espaço da mulher trans na arquitetura e no design. Localizado logo na entrada da mostra, o ambiente tem como destaque peças de design escultural e criações que fazem parte de um método concebido pela profissional chamado Vértice, que inclui uma estante inspirada no Teatro Oficina — obra da arquiteta Lina Bo Bardi.

 

Lídia Maciel – Casa Bruma

Salvador Cordaro/CASACOR

Por trás da cortina, há surpresa. “Projetamos uma experiência em que o espaço se revela através da bruma, uma névoa suave em forma de elemento arquitetônico, limpo, leve e delicado”. Assim a arquiteta Lídia Maciel e sua equipe desenvolveram o conceito do ambiente de 110 m², posicionado diante das passarelas do Conjunto Nacional. Uma cadeira de jacarandá original de 1950, assinada por Giuseppe Scapinelli, ganhou tratamento de obra de arte — e o restante das telas e esculturas foram selecionadas entre criadores ainda ativos em seus trabalhos. No total, a equipe de Lídia Maciel já participou de quatorze edições de CASACOR, entre São Paulo, Rio Grande do Sul e Punta del Este.

 

Sabrina Salles Arquitetura | Design – Canto da Toscana

Salvador Cordaro/CASACOR

Um pouco de história e um pouco de modernidade se mesclam no ambiente que Sabrina Salles criou para sua estreia em CASACOR. A tradição dos barões do café e a herança cultural dos imigrantes italianos podem ser reconhecidas nos 49 m² do espaço por meio da paleta terrosa. Obras de Alessandro Gruetzmacher, Cris Conde e David José despertam memórias afetivas, assim como a forte ligação com a natureza vista no paisagismo. Destaque para a ilha, o pergolado da entrada e a paginação do piso, pensados para transmitir a sensação de acolhimento.

 

Metro para Oficina Francisco Brennand – Cerâmica Brennand

Salvador Cordaro/CASACOR

“Uma intervenção forte e respeitosa ao espaço pré-existente: essa ideia define bem a adequação da antiga fábrica em Recife convertida em ateliê-museu para as obras de Francisco Brennand. E reflete também o delicado trabalho feito pelo escritório Metro Arquitetos na criação do espaço comercial de 42 m² que vai mostrar ao público o universo do artista das cerâmicas. A preservação de sua memória será celebrada ainda com o lançamento do site que permitirá as vendas digitais da Oficina Francisco Brennand, com 100% do lucro revertido para a programação educativa e sustentabilidade do museu.”

 

Joe Filho Arquitetos – Baño Tulum

Salvador Cordaro/CASACOR

Estreantes na CASACOR, os arquitetos Joe Filho e Talitha Cassettari se inspiraram numa viagem a Tulum, no México, para criar um banheiro aconchegante. Revestimentos naturais, peças de toque artesanal e cores neutras remetem à tranquilidade do lugar. Além disso, ajudam a proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes. “O espaço está imerso em som ambiente, com músicas e efeitos sonoros da costa mexicana”, conta Joe. Ao incorporar uma referência pessoal à decoração, os profissionais inseriram o ambiente no tema Infinito Particular.

 

Mauro Contesini – Ponto Particular

Salvador Cordaro/CASACOR

Inspirado no conceito Infinito Particular, o paisagista e engenheiro agrônomo Mauro Contesini criou um espaço repleto de natureza, pensado para o descanso e a contemplação dos visitantes. Como foco de atenção no projeto está a tela do artista plástico e fotógrafo João Di Souza, que representa a vida e traz uma explosão de cores. “O clima intimista do ambiente nos permite fazer uma pausa para refletir sobre o nosso tempo”, completa o profissional.

 

Fernanda Rubatino Arquitetura – Nescafé Gold Experience

Salvador Cordaro/CASACOR

As montanhas de Minas Gerais, região que faz parte da história do café no Brasil, inspiraram a arquiteta Fernanda Rubatino na criação do ambiente. Linhas curvas estão por toda a parte no espaço, onde o grão é protagonista. “Para a decoração, escolhi obras de arte e poltronas confortáveis para os visitantes curtirem o momento enquanto degustam a bebida preparada pelos baristas”, conta. Cores quentes completam o visual e trazem um clima aconchegante. Um detalhe interessante: os tubos que mostram as diferentes torras do café foram sobrepostos ao papel de parede de linho, que lembra a textura dos sacos usados para armazenar o grão.

 

Larissa Abreu – Ótica Caleidoscópica

Salvador Cordaro/CASACOR

“Utilidade e beleza caminham juntas no projeto que Larissa Abreu concebeu para a ótica — ali estão expostos quinhentos pares de óculos e há lugar para outras mil unidades estocadas no espaço de 50 m². O despojamento está muito bem representado pelo ladrilho hidráulico e pelo verde do paisagismo, feito com plantas preservadas. Peças de cerâmica de Cida Lima, dispostas na vitrine, colocam foco na brasilidade. Vidros canelados retroiluminados e uma paleta de branco, cinza e preto deixam o cenário ainda mais atraente.”

 

Pedro Paulo Franco – Contemplação (ao Tempo)

Salvador Cordaro/CASACOR

Reconstruir o futuro valorizando as marcas do passado é a filosofia embutida na técnica oriental do kintsugi e também no projeto de 100 m² que Pedro Franco desenvolveu para sua estreia em CASACOR. A reflexão sobre o tempo aparece de diversas maneiras, com destaque para a escultura do artista Jeff Koltro, que ganha novos contornos a partir de diferentes pontos do ambiente, e do letreiro de neon com a frase de impacto. O designer assina também a criação das cerâmicas do piso e do sinuoso sofá Underconstruction, peça única com 8 m de comprimento.

 

Guto Andrade Arquitetura – BALUWÉ EXU O’NAN

Salvador Cordaro/CASACOR

A divindade africana conduz os visitantes a um dos primeiros ambientes da mostra, junto à entrada. São 23 m² dedicados à casa de banho de Exu. Em sua primeira participação na CASACOR, Guto Andrade celebra a diversidade religiosa fazendo referência aos reinos africanos de outrora – começa na paleta que caminha entre preto e vermelho e segue até o revestimento de ardósia, pedra muito utilizada como piso de terreiros de candomblé e umbanda. “Quis trazer esse simbolismo a uma das maiores mostras de arquitetura e design do mundo a fim de declarar a relevância do assunto e defender a busca pelo respeito ao diferente”, revela o arquiteto.

 

Debaixo do Bloco – Galeria Nova Modernista

Salvador Cordaro/CASACOR

“Recepção ou galeria de arte? A dúvida fica no ar diante do garimpo que Clay Rodrigues traz para o espaço de 100 m² em sua primeira participação na mostra paulistana, terceira no total, visto que o arquiteto já assinou ambientes em edições brasilienses. Branco e vermelho colorem a paleta, num flerte com trabalhos de Lina Bo Bardi. Repare no conjunto de poltronas de Oscar Niemeyer, bufê de Giuseppe Scapinelli, carrinho de Carlo Hauner e nas telas e esculturas de Daisy Xavier, Francisco Galeno, Roland Gebhardt e Viviane Rosa, reunidos em homenagem ao centenário da Semana de Arte de 1922.

 

Carlos Navero Arquitetura – Galeria Pirajuí

Salvador Cordaro/CASACOR

Imagine estar dentro de uma piscina: essa é a intenção do projeto de Carlos Navero para a galeria de arte da mostra. Por meio do uso de pastilhas azuis no formato 5 x 5 cm, em colunas, bancos de apoio e piso, o profissional propicia a sensação desejada, alcança a uniformidade visual e remete à arquitetura de Artacho Jurado, também lembrada nos tons de rosa presentes no ambiente. O espaço encontra no colecionismo seu modo de abordar o tema Infinito Particular. Poderoso, o conjunto de obras inclui uma escultura cinética de Abraham Palatinik composta de 120 peças.

 

Vilaville Arquitetura – Banho Zahir

Salvador Cordaro/CASACOR

O banheiro das arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia tem como base as formas da natureza e a pedra ônix. “Usamos apenas dois tipos de revestimentos — tinta à base d’água e porcelanato — para uniformizar o espaço e garantir um visual atemporal”, explica Fabiana. A ideia da dupla é que os visitantes possam relaxar, sentar e apreciar a atmosfera gostosa do espaço durante a visita. Para isso, desenharam um pufe de formato orgânico. “O tapete, também criado para a mostra, exibe estampa em zigue-zague, o que traz movimento para o décor”, conclui Gabriela.

 

Edgar Rochell + Janaina Casagrande – Estúdio 09

Salvador Cordaro/CASACOR

A dupla de arquitetos Edgar Rochell e Janaina Casagrande buscou inspiração na vida noturna paulistana para criar um estúdio com tons de cinza. “A paleta flutua nessas nuances e traz um toque divertido com cores pontuais nos objetos e nas obras de arte”, diz Edgar. Com uma atmosfera dramática, o espaço proporciona sensação de aconchego por meio de texturas no sofá, poltrona e cama, além da iluminação indireta. Destaque para o lustre de latão dourado, da Ralph Lauren, que tem foco na obra de arte de José Leonilson.

 

Gabriela Mendes – Casa das Joias

Salvador Cordaro/CASACOR

“Ao conciliar paredes curvas com o lustre de cristais – criado e montado por sua equipe — e uma cartela de cores voltada para os beges, a arquiteta Gabriela Mendes criou um espaço nobre para os 40 m² da joalheria da mostra. A mesa de mármore branco e os expositores de acrílico também carregam o traço do escritório, que participa pela segunda vez da CASACOR. “Tivemos a intenção de fazer com que o olhar do visitante não tenha um só foco, mas que percorra todo o ambiente, contemplando desde os volumes criados na arquitetura até os pequenos detalhes das joias expostas”, conta Gabriela.”

 

Samuel Angelo – Loja CASACOR by Hybrida

Salvador Cordaro/CASACOR

O estilo da loja é definido como nu e cru por Samuel Angelo. “O espaço enaltece as formas e a alma do projeto original do Conjunto Nacional ao mesmo tempo que contrasta com elementos aconchegantes”, diz o arquiteto. Exemplo disso é o adobe reproduzido em tecidos finos, que compõem uma instalação em homenagem ao fazer manual. Outro destaque da ambientação é a cenografia do conjunto Manequins e Pedra, produzida com termoplástico biodegradável e de origem vegetal — derivado do amido de milho.

 

Daiane Antinolfi – Galeria dos Restaurantes

Salvador Cordaro/CASACOR

Criar a identidade de um espaço de conexão entre ambientes é sempre um desafio. Em sua primeira CASACOR, Daiane Antinolfi conseguiu dar clima de galeria ao caminho entre os restaurantes da mostra. Nos 75 m² de área, a circulação ganhou painéis de madeira, inclusive em trechos do teto, para gerar a sensação de acolhimento. Nomes de peso da fotografia preenchem as paredes – Akira Cravo e Juan Esteves entre eles – até chegar ao pequeno lounge que antecede o banheiro unissex. “A proposta é compartilhar espaços com mais igualdade e sem tabus”, afirma Daiane.

 

CASACOR SP 2022

Quando: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Onde: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 

Horários: De terça a sábado das 12 às 22h; aos domingos e feriados das 11 às 21h

Ingressos: https://casacor.byinti.com/#/ticket/

 

Veja também:

203 Transforma: cozinha rosa

Websérie Alugados: hall, sala e cozinha integradas e funcionais para a Karoline

Projetos 203: Obra Piano