São 120 anos de arte brasileira sob a perspectiva das atividades industriais e seu impacto nas produções criativas no país

Exposição A máquina do mundo Pina Paula Garcia
#1 da série Corpo ruído, de Paula Garcia, 2008. (Marcos Cimardi/Pinacoteca)

As várias maneiras pelas quais a indústria impacta a produção de artistas no Brasil desde o início do século passado, cobrindo 120 anos de história da arte brasileira, são o foco da mostra “A Máquina do Mundo”, em cartaz na Pina Luz de 6 de novembro a 22 de fevereiro do ano que vem.

Exposição A máquina do mundo Pina MR_Lenora-de-Barros (1)
Da série Poema [Poem], de Lenora de Barros, 1979. (Isabella Matheus/Pinacoteca)
O título da exposição se origina na ideia do mundo como uma máquina – figurações do tipo aparecem em diversas obras da literatura, como na Divina Comédia (c. 1308-1320) de Dante Alighieri, em Os Lusíadas (1572) de Luís de Camões, no poema A máquina do mundo (1951) de Carlos Drummond de Andrade, e no livro A máquina do mundo repensada (2000), último de Haroldo de Campos.

Ao todo, são cerca de 250 obras de 100 artistas nas sete galerias de exposições temporárias. Três são inéditas: A Mesa de Ateliê 4, de Ana Linnemann; Riovenir, de Artur Lescher; e Pilha/torre, de Raul Mourão.

Exposição A máquina do mundo Pina Luiz Paulo Baravelli - Escritórios na própria fábrica, 1981 - acrílica sobre tela - 130 x 180 cm - foto Maurício Froldi
Escritórios na própria fábrica, de Luiz Paulo Baravelli, 1981. (Maurício Froldi/Pinacoteca)

Outro destaque é o filme Santoscópio=Dumontagem, de Carlos Adriano. Montado a partir de 1339 cartões fotográficos, o curta mostra Santos Dumont explicando o funcionamento de seus balões dirigíveis ao aeronauta Charles Stewart Rolls em 1901.

Cildo Meireles, Emiliano Di Cavalcanti, Leda Catunda, Lygia Pape, Tarsila do Amaral, entre outros, estão entre os nomes presentes na mostra.

 

A máquina do mundo

Quando: de 06/11 a 22/2/22

Onde: Edifício Pina Luz – Praça da Luz 2, São Paulo, SP

Horário: De quarta a segunda, das 10h às 18h

Ingressos: https://pinacoteca.org.br/ingressos-e-releases/

Aos sábados, a entrada é gratuita mas deve ser reservada com antecedência pelo site.

 

 

Veja também:

Guia: como colocar quadros nas paredes

As criações florais de Kreetta Jarvenpaa

Conheça as esculturas arquitetônicas de Matthew Simmonds