Na cidade de Belmonte, o MUCA foi idealizado pelo designer Zanini de Zanine e fica na casa onde seu pai, o arquiteto Zanine Caldas, passou parte da infância

Um dos maiores designers brasileiros da atualidade, especialmente quando falamos de design de mobiliário, Zanini de Zanine escolheu um lugar muito especial e pessoal quando decidiu criar o Museu das Cadeiras Brasileiras, o primeiro do Brasil dedicado às cadeiras.

 

Na antiga casa onde seu pai, o arquiteto Zanine Caldas (1919-2001), nasceu e passou parte da infância, em Belmonte, no litoral sul da Bahia, o projeto passou pelas mãos do arquiteto paulistano Marcio Kogan, que adaptou o espaço, e contou com o apoio do empresário Daniel Katz e da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

 

Christian Larsen, curador do The Metropolitan Museum of Art de Nova York, é o responsável pelo acervo, composto por peças assinadas por profissionais como os Irmãos Campana, Carol Gay, Etel Carmona, Flávio Franco e Domingos Tótora. Um acervo de Zanine Caldas também será exposto no Museu, que incluirá cursos e residências artísticas à sua programação regular.

 

“A cadeira tem um papel icônico na profissão do designer, especialmente por transitar com muita fluidez entre a usabilidade e a possibilidade de ser um ícone peculiar, transformando o ambiente em que está inserida”, Zanini de Zanine disse ao ArchDaily, que deu a notícia.

O MUCA funciona de quarta a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Nos finais de semana, o espaço abre com agendamento, que pode ser feito pelos telefones (73) 99811-4261 e (73) 98107-1102.

https://www.archdaily.com.br/br/909243/museu-das-cadeiras-brasileiras-e-inaugurado-em-belmonte-bahia

 

https://www.instagram.com/museu_das_cadeiras_brasileiras/