Quando visitamos a CASACOR Minas, em setembro, aproveitamos para passar um dia em Inhotim, que é o maior parque de arte contemporânea do mundo, o maior museu a céu aberto. Ele fica na cidade de Brumadinho, a 60 km de distância de Belo Horizonte, e é um passeio incrível, num lugar com paisagens maravilhosas.

Como um dia só não é suficiente para visitar o local, alugamos um carrinho de golfe para fazermos o trajeto mais rápido e ver mais coisas, e escolhemos algumas galerias que nos disseram ser imperdíveis.

Surgiu em 2002 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, que começou a se desfazer de sua valiosa coleção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim.

A Galeria Yayoi Kusama mostra a obsessão da artista por bolinhas.

Na Galeria Praça Paul Pfeifer, uma réplica gigante inspirada no Estádio Olímpico de Sidney ampliou a capacidade de 80 mil para 1 milhão de espectadores.

Em “Troca Troca”, três fuscas representam a viagem de três amigos que foram trocando as partes dos carros.

Troca Troca

Em “Abre a porta”, pessoas comuns da cidade de Brumadinho são retratadas por John Ahearn e Rigoberto Torres.

Abre a Porta

No ambiente “Desvio para o vermelho” o fanatismo de Cildo Meirelles pela cor aparece em todo o ambiente: no mobiliário, nos acessórios, em tudo!

Cabideiro
Desvio para o vermelho
Living
Escritório
Inhotim
Desvio para o vermelho
Desvio para o vermelho

Thomas Tallis, compositor inglês do século 16, compôs Spem in Alium Nunquam Habui para a comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth I, em 1575. O moteto (um tipo de composição polifônica medieval) para oito coros de cinco vozes trata de humildade e transcendência, dois temas importantes para o compositor católico numa época em que a fé católica era reprimida pelo Estado soberano da Inglaterra. A peça é conhecida como uma das mais complexas obras polifônicas para canto coral jamais composta. Utilizando microfones, Janet Cardiff gravou cada integrante do coral da catedral.

A mais emocionante!

Na Galeria de Adriana Varejão, a obra se baseia num desabamento de um hotel no centro do Rio de Janeiro, cujas paredes azulejadas caíram em cima de um casal.

Adriana Varejão

Na Galeria Cosmococa há uma piscina aquecida com 1,20 m de profundidade em que é possível entrar. É a galeria mais interativa.

No final, não vimos nem 10% do museu – já que são mais de 786 hectares de área. Mas as instalações que vimos e compartilhamos aqui são incríveis – e o bolo de chocolate do café também (foi o melhor que já comi na vida!).

o MELHOR! rs

Almoço 17,00 em um dos restaurantes do Inhotim

Parque

Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30*
* Nos dias 24, 25/2018 (segunda e terça) e 31/12/2018 e 01/01/2019 (segunda e terça), o Inhotim estará fechado. 
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

http://inhotim.org.br

Loja

Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

Restaurantes

Terça a sexta-feira: 12h às 16h
Sábado, domingo e feriado: 12h às 17h