Teve instalação em um antigo matadouro, novos designers, sustentabilidade, uma antiga casa de banho, um apartamento inteiro e um palácio maravilhoso 

E chegamos ao nosso quarto ano de Semana de design de Milão com a Deca! São dias super intensos, repletos de design, tendência, inspiração e criatividade. E fica de olho aqui no blog e no Insta, porque estamos fazendo a cobertura completa 🙂

Aqui minha seleção do que mais gostei no primeiro dia da Design Week:

Gubi

Começamos o dia conhecendo a instalação impecável da Gubi, marca de mobiliário para áreas internas e externas que ocupou um antigo clube de banho da cidade. Com o tema Bagni Misteriosi (Banho Misterioso), apresentou releitura de móveis em um sonho de cenografia. 

A exposição especial TEN: Beyond the Beetle presta homenagem a um ícone com 10 respostas artísticas multidisciplinares à cadeira Beetle, de GamFratesi. A locação é muito conhecida no mercado da moda, mas é a primeira vez que uma marca de mobiliário ocupa o espaço.

Gubi
Gubi

 

Alcova

Eventos e coisas imperdíveis escolhidos especialmente pelo Fuori para a edição de 2023 da Milan Design Week
Alcova. (Fuorisalone)

Uma plataforma de novos designers que ocupa espaços abandonados em Milão, Alcova ocupa, neste ano, um antigo matadouro (no ano passado foi um antigo hospital militar!). Alguns destaques são a designer venezuelana Bea Pernia, que apresentou um mobiliário feito com a junção de pedra e madeira; studio Thier&vanDaalen, com luminárias de vidro soprado; Jonathan Bocca, que criou peças com peças de papel machê com papel reciclado; e Atelier Areti (das irmãs Gwendolyn e Guillane Kerschbaumer) e suas luminárias minimalistas, divertidas e coloridas. 

A partir do evento, uma série de reformas serão realizadas para revitalizar o espaço, e o mais legal é que os próprios designers recebem as pessoas para apresentar as peças e ideias de concepção. Quase todos os profissionais contemporâneos têm um viés sustentável na hora de desenhar suas peças.

 

Maarten Baas x G-Star RAW | More or Less

Uma igreja desativada do século XVI foi a locação escolhida pela marca de jeans G-Star RAW e o designer Maarten Baas para a instalação More or Less (Mais ou Menos). A mostra destaca a tensão entre o desejo de mais e a necessidade de menos e foi pensada para provocar os visitantes. E conseguiram: entre outras coisas, eles revestiram um avião com jeans reciclado.

 

Doppia Firma no Palazzo Litta

Mostrar trabalhos feitos por designers e mestres artesãos que transgrediram os limites tradicionais de seus respectivos ofícios para criar objetos lúdicos e inovadores – essa é a proposta da 7a edição do Doppia Firma, que acontece no Palazzo Litta. As collabs foram feitas por 24 pares de artesãos e designers de todo o mundo, incluindo dois pares que fazem parte do projeto “Artijanus / Artijanas”, desenvolvido sob a curadoria da Triennale di Milano.

 

L’Appartamento de Artemest

Em um prédio histórico de 1930, a Artemest convidou seis prestigiados estúdios internacionais de design de interiores para criar o L’Appartamento – ambientes com curadoria dos profissionais mobiliados usando apenas móveis, acessórios, iluminação e arte criada por uma seleção de artesãos, marcas e artistas italianos que colaboram com a marca. Os estúdios são Anne-Sophie Pailleret, Kingston Lafferty Design, MONIOMI Design, Nina Magon, Styled Habitat e T.ZED Architects.

 

Veja também:

Itália: Vaticano e mais Roma

O dia perfeito em Roma

16 destaques do FuoriSalone 2023