Sustentabilidade, arquitetura, formas orgânicas, estampas e experiências sensoriais são algumas das trends que mais vimos durante a Semana de Design italiana

Artemest.milão

A Design Week de Milão aconteceu entre 18 a 23 de abril e, como todos os anos, se divide principalmente entre a feira Salone del Mobile e o FuoriSalone. Visitamos muitos lugares inspiradores e inovadores, e escolhemos 7 das principais tendências que marcaram os lançamentos de produtos, os eventos e as instalações de designers.

1. Arquitetura em destaque

Casa SEM

Casa SEM. (Divulgação)

A beleza arquitetônica de um prédio histórico de Milão foi o pano de fundo perfeito para o lançamento da coleção néolithique, da SEM. Em tons naturais, as peças destacam e são destacadas por elementos como o piso em mármore, portas trabalhadas, teto com gesso original. O resultado é uma casa elegante e contemporânea.

L’Appartamento de Artemest

Artemest.

O edifício escolhido pela Artemest também é histórico e data dos anos 1930. Para a Semana de Design de Milão, a marca convidou seis estúdios internacionais de design de interiores para criar um mundo do artesanato e design italiano de luxo.

Alcova

Alcova. (Mattia Parodi/Divulgação)

Espaços históricos e significativos para a cidade são os preferidos da Alcova, plataforma itinerante de design independente. Em 2023, os mais de 70 projetos apresentados foram distribuídos pelos quase 15 hectares do Porta Vittoria, um antigo matadouro.

Palazzos: Doppia Firma, Armani, Cassina e Louis Vuitton

Eventos e coisas imperdíveis escolhidos especialmente pelo Fuori para a edição de 2023 da Milan Design Week
Armani. (Fuorisalone)

Diversos palazzos foram abertos para ativações de marcas durante a Design Week de Milão. A Doppia Firma levou a leveza da brincadeira no design e no artesanato para o Palazzo Litta. A Armani abriu as portas de sua sede histórica – o Palazzo Orsini – pela primeira vez e apresentou a nova coleção de Armani/Casa. A Cassina comemorou os 50 anos da coleção iMaestri no Palazzo Broggi. E a Louis Vuitton instalou o pavilhão Nomadic no pátio do Palazzo Serbelloni, onde expôs a tradicional coleção Objets Nomades.

 

2. Espaços menos acessíveis

Senza Invito

Senza Invito. (Divulgação)

Sucatas e resíduos produzidos na Carcere di San Vittore se transformam em projetos de design feitos por presidiários e foram o foco de Senza Invito, que aconteceu na própria cárcere. A iniciativa é resultado da oficina de Economia Circular da prisão, que tem como líderes professores de design da Iuav Università di Venezia.

Alcova

Eventos e coisas imperdíveis escolhidos especialmente pelo Fuori para a edição de 2023 da Milan Design Week
Alcova. (Fuorisalone)

Desde seu começo, em 2018, a plataforma itinerante de design independente Alcova explora e ativa espaços vazios e historicamente significativos da cidade. Neste ano em um antigo matadouro, a exposição já aconteceu em um complexo hospitalar militar, em uma antiga fábrica de panificação e uma fábrica de caxemira.

Morel Milano

Eventos e coisas imperdíveis escolhidos especialmente pelo Fuori para a edição de 2023 da Milan Design Week
Morel. (Fuorisalone)

A marca convidou à sua arquitetura industrial original dos anos 1930 pela primeira vez. O espaço já foi uma fábrica de componentes para calçados à base de algodão, e o KNOW-HOW foi o destaque da reflexão apresentada em 2023, unindo artesanato, criatividade e gastronomia.

Dropcity

Eventos e coisas imperdíveis escolhidos especialmente pelo Fuori para a edição de 2023 da Milan Design Week
Dropcity. (© Delfino Sisto Legnani/Fuorisalone)

Dentro do Magazzini Raccordati na Estação Central, a convenção acontece pela primeira vez desde o projeto de revitalização do arquiteto Andrea Caputo, vencedor do concurso público “Festival Architettura – 2ª edição”. Dropcity será um Centro para Arquitetura e Design, que deve ser oficialmente inaugurado em 2024. Neste ano, a agenda contou com exposições, instalações, conferências e palestras.

Reforming Future

Reforming Future.

Antigamente uma escola de reforma juvenil, o Istituto Marchiondi Spagliardi é um raro exemplo da arquitetura brutalista italiana e abriu pela primeira vez. Construído na década de 1950 e desativado 20 anos depois, o edifício recebeu o Reforming Future (parte do Design Variations 2023), uma mostra com projetos criados durante o mestrado na Politecnico di Milano School of Design.

 

3. Releituras

Cassina

Cassina Echoes. (Agostino Osio/Divulgação)

Patricia Urquiola e Federica Sala fizeram a curadoria de ‘Echoes, 50 anos de iMaestri’, exposição que comemorou os 50 anos da coleção iMaestri. No Palazzo Broggi, grandes ícones do design fabricados pela marca ganharam destaque e reedições.

Triennale Milano

Agnese Bedini, DSL Studio/Triennale Milano

Uma das principais instituições culturais do mundo, a Triennale ofereceu uma ampla programação para a Milan Design Week. Entre as mostras, Mother-of-Pearl Tables marcou a reinterpretação do tradicional artesanato sul-coreano em madrepérola (jagae) no design de mesas de centro feita por Alessandro Mendini, Elena Salmistraro, Marcel Wanders, Marco Zanuso Jr, Stefano Giovannoni e Younghee Cha.

Gubi

No Bagni Misteriosi, a exposição TEN: Beyond the Beetle revelou 10 respostas artísticas multidisciplinares à cadeira Beetle, de GamFratesi, sob a curadoria de Marco Sammicheli.

Maison Matisse

Maison Matisse. (Genevieve Lutkin)

A artista britânica Faye Toogood é a mais recente parceira da Maison Matisse, marca de design inspirada na arte e no universo de Henri Matisse. Esquisses é o nome da nova coleção de móveis de sala e quarto, com mesa de centro, mesa lateral, poltrona, tapetes e cobertor.

 

4. Sustentabilidade

Colmar

Eventos e coisas imperdíveis escolhidos especialmente pelo Fuori para a edição de 2023 da Milan Design Week
Colmar. (Fuorisalone)

Antes destinadas ao lixo, roupas, tecidos, fitas, botões e logos defeituosas ou descartadas ganharam protagonismo no projeto Colmar Again, feito juntamente da designer holandesa Kees Dekkers. As peças ficam visíveis nas cadeiras No Waste Chair, de plexiglass transparente reciclado, em um manifesto contra o desperdício.

Alcova

Alcova. (Mattia Parodi/Divulgação)

Uma plataforma itinerante de design independente, a Alcova instalou sua 5a edição no Porta Vittoria, um antigo matadouro. O foco é explorar direções diferentes e complementares na prática do design contemporâneo, incluindo materiais inovadores e sustentáveis, e artesanato contemporâneo.

More or Less

Divulgação

O designer de móveis holandês Maarten Baas surpreendeu com a exposição More or Less, em colaboração com a marca de moda G-Star RAW. Juntos, exploraram a tensão entre o desejo de mais e a necessidade de menos, que incluiu um avião revestido de jeans no interior da igreja San Paolo Converso, do século XVI.

RE;COLLECTIVE MILAN

(Divulgação)

Vencedora da Special Mention Fuorisalone Award na categoria de Sustentabilidade, a iniciativa da marca de moda coreana RE;CODE, da unidade japonesa de design DEKASEGI, e de 9 grupos de designers da Ásia Oriental teve o upcycling como tema.

 

5. Estampas

B&B Italia

B&B Italia. (Divulgação)

O poá foi o elemento escolhido pela B&B Italia para adicionar ainda mais cor e personalidade a SOLIDS, propostas de interior e exterior assinadas por arquitetos e designers internacionais.

L’Appartamento de Artemest

Artemest.

Os estúdios de design de interiores internacionais Anne-Sophie Pailleret, Kingston Lafferty Design, MONIOMI Design, Nina Magon, Styled Habitat e T.ZED Architects assinaram o L’Appartamento, um apartamento inteiramente decorado com móveis, iluminação e arte das marcas, designers e artistas representados na plataforma Artemest.

PRIMITIVE

Primitive. (Divulgação)

Diretor criativo, Stefano Del Vecchio encabeça o projeto PRIMITIVA, criado por Delvis Unlimited para a Miart. Ali, obras de arte e objetos de edições limitadas – dos designers Andrea Steidl, Antonio Aricò, Matteo Cibic, Duccio Maria Gambi, Daniele Galliano, Gianluca Cozzarolo – se encontraram.

Missoni

Missoni.

Em seu showroom, a Missoni expôs novos pufes e uma colaboração com a Jannelli&Volpi, que produziu o papel de parede usado em uma instalação tridimensional.

 

6. Experiências sensoriais

Google

Shaped by Water. (Divulgação/Google)

A água como inspiração para o design foi a proposta de Shaped by Water, experiência imersiva da artista americana Lachlan Turczan para o Google durante a Semana de Design de Milão.

Lumières

Lumières.

No claustro da igreja de Santa Maria del Carmine, a Saint-Louis instalou Lumières (Luzes), uma exposição que explora o diálogo entre cristal, som e iluminação com projeções em colaboração com o estúdio Nonotak.

KIA

KIA. (Divulgação)

Reconciliar os opostos e encontrar o equilíbrio foi o enfoque da Arte Opposites United, exposição da KIA no Museo della Permanente e vencedora da Special Mention FuoriSalone Award na categoria de Tecnologia. Com cinco instalações, o objetivo foi repensar a relação entre tecnologia e humanidade, a relação dos materiais e do design com o ecossistema, e mais.

 

7. Formas orgânicas e arredondadas

Salone del Mobile 2023

Milão Deca Apartamento 203 Produtos

Foram milhares de lançamentos durante o Salone, que é referência internacional do setor de móveis e design. Entre eles (da esquerda para a direita, de cima para baixo): o buffet Sarah (Ozzio Italia), a luminária The King (Anna Lari), o pendente Gavin Silence Leaf (Olev), o acessório Sfogio (Arte Veneziana), a poltrona Sakura (Airnova), e a mesa lateral Fossil (A Lot of Brasil).

Louis Vuitton

De MARC FORNES / THEVERYMANY, o Nomadic Pavillion ocupou o pátio do Palazzo Serbelloni e foi um dos destaques da Semana de Design. No palácio, as 11 novas peças da coleção Objets Nomades, assinadas por Atelier Oï, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton, e Irmãos Campana.

Loro Piana Interiors

Loro Piana Interiors. (Divulgação)

Em três endereços diferentes, as instalações do projeto Apacheta, do designer e artista argentino Cristián Mohaded, incluíram doze torres feitas em tecidos Loro Piana Interiors e móveis do designer.

Zaha Hadid Design

Plush Sofa. (Divulgação)

Desenhado por Zaha Hadid em 2007 e prototipado em 2016, o sofá Plush foi remodelado e finalizado em 2022 pela Zaha Hadid Design. A peça é uma nova adição à coleção da ZHD da marca italiana Sawaya & Moroni.

 

Veja também:

Um tour pela Triennale Milano com DEXperience

Milão 2023: Via Durini

Milão 2023: Gubi, Alcova, Artemest e mais

Itália: Vaticano e mais Roma

O dia perfeito em Roma

16 destaques do FuoriSalone 2023

24 lançamentos de Milão 2023