40 trabalhos da artista paulistana ocupam o quarto andar da Pina Estação até abril de 2020

Pina Marcia Pastore Contracorpo

Conhecida por explorar a intersecção entre as artes plásticas e a arquitetura por meio de diferentes materiais e técnicas, Marcia Pastore ganhou seu próprio espaço temporário na Pina Estação.

A mostra Marcia Pastore: contracorpo fica no quarto andar do edifício e apresenta 40 trabalhos da artista paulista. As obras foram produzidas ao longo de quase três décadas e quatro delas são inéditas, criadas especialmente para a exposição.

“O que se pretende destacar na mostra é a forma como a artista realiza o manejo do corpo da obra, que se encontra em situação de interdependência com o meio no qual se localiza, tornando instigante o momento de equilíbrio e de sustentação de cada peça no espaço”, conta a curadora Ana Maria Belluzzo.

Para a obra Peso contrapeso, por exemplo, Marcia abriu janelas no forro do teto do museu. “Eu levo os trabalhos a esse limite: é até aqui que ele aguenta ficar de pé, é aqui que ele vai ficar. Não deixo uma margem de segurança, essa iminência do movimento ou do perigo deixa tudo em suspensão”, explica.

 

Marcia Pastore: contracorpo

Onde: Edifício Pina Estação – Largo General Osório, 66 – Luz – 4º andar

Quando: 23 de novembro de 2019 a 6 de abril de 2020

Horário: de quarta a segunda, das 10 às 18h

Entrada gratuita

 

 

Veja também:

Musicais no Cinema: música, interatividade e história no MIS

Artesanato, design e arte na Semana Criativa de Tiradentes

MIS celebra os 500 anos de Leonardo da Vinci com exposição imersiva