As tigelas de cerâmica de ramen são o foco da nova exposição, que traz 30 peças assinadas por 30 artistas, designers e arquitetos japoneses

(Foto: Rogério Cassimiro)

Apenas cinco elementos são necessários para criar um ramen (também conhecido como lamen): macarrão, dashi (um caldo rico em umami), tarê (“molho” em japonês), cobertura e gordura. Apesar da simplicidade, o prato tem diversas versões e se tornou um fenômeno gastronômico Japão afora.

Esse é o foco da nova exposição da Japan House São PauloA Arte do RAMEN Donburi -, inédita no Brasil e dedicada às tigelas de cerâmica de ramen (chamadas ramen donburi).

A Arte do RAMEN Donburi na Japan House SP
Divulgação

No térreo da instituição, a mostra conta a história e cultura do prato e dos bowls, assim como a produção do Vale da Cerâmica de Mino, no Japão, que produz cerâmicas há mais de 500 anos e responsável por aproximadamente 90% da produção dos ramen donburi.

O destaque da exposição são 30 tigelas e suas colheres (renge), transformadas em obras de arte pelas mãos de 30 artistas, designers e arquitetos japoneses, como o pioneiro multiartista pop, designer gráfico e ilustrador Keiichi Tanaami, com donburi decorado com uma aranha; o designer gráfico e curador da mostra Taku Satoh, com grafismos tradicionais; e o ilustrador Tadanori Yokoo, com seu conhecido estilo psicodélico.

A Japan House SP também desenvolveu uma série de vídeos sobre a iguaria asiática com os chefs Daniel Hirata ( do restaurante Hirá Ramen Izakaya), Daniel Kataguire (Lamen The Bowl), Luis Ishikawa (Hidden by 2nd Floor), Marcio Morita (Tonkotsu Barikote RAMEN MARU), Mark Veen (Tamashii Ramen), Michihiko Shindo (Shindo Ramen) e Willian Sesaki (Lamen•Açu).

 

A Arte do RAMEN Donburi

Quando: até 05/02/2023

Onde: Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52)

Horários: de terça a sexta-feira das 10 às 18h, aos sábados das 9 às 19h, e aos domingos e feriados das 9 às 18h

Ingressos: Entrada gratuita, agendamento online antecipado opcional em https://agendamento.japanhousesp.com.br/agendamento

 

 

Veja também:

Projetos 203: Apartamento sem parede

Recebendo durante a Copa com a L’Occitane

4 dicas para receber durante a Copa do Mundo