A arquitetura do país nórdico é muito rica – estes prédios são alguns exemplos

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA
Divulgação/Visit Finland

Aurora boreal, Mar Báltico e neve são algumas das coisas que associamos à Finlândia, mas você sabia que arquitetura e design são muito fortes por lá também? 

Para mostrar um pouco disso, o Visit Finland compilou alguns dos prédios públicos mais famosos do país nórdico. Tem um pouco de tudo: de antigas igrejas de madeira a obras-primas modernas. 

Abaixo, conheça oito deles e o porquê de suas famas:

Helsinki Central Library Oodi, por ALA Architects

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Helsinki Central Library Oodi by ALA Architects
Divulgação/Visit Finland

A biblioteca Oodi, um paraíso de livros localizado bem no centro de Helsinque, foi inaugurada no final de 2018 e foi eleita a melhor nova biblioteca do mundo no ano seguinte. É um presente de aniversário para a nação em comemoração aos 100 anos de sua independência e também é um símbolo da dedicação da Finlândia à alfabetização, aquisição de habilidades e igualdade. Projetada pela ALA Architects, com sede em Helsinque, sua estrutura elevada revestida de abetos é parte da popularidade da nova arquitetura de madeira na Finlândia. Em seu nível superior envidraçado, as árvores em vasos alcançam claraboias luminescentes ao redor de uma escada em espiral. Oodi é mais do que apenas uma biblioteca; também oferece cafés, um cinema de arte, um auditório e um terraço com vista para marcos estimados vizinhos, como a Casa do Parlamento, o Helsinki Music Centre e o museu de arte Kiasma.

 

Amos Rex Art Museum, por JKMM Architects

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Amos Rex Art Museum by JKMM Architects
Divulgação/Visit Finland

Inaugurado em 2018, o Amos Rex rapidamente se tornou um dos destinos de arte e design mais populares de Helsinque, recebendo aclamação da mídia internacional. Provavelmente todos os visitantes de Helsinque se deparam – de propósito ou por acidente – com as cinco cúpulas cônicas que se projetam da superfície da Praça Lasipalatsi, lembrando uma paisagem lunar. O extenso complexo de arte inclui espaços de exposição subterrâneos, parte do Glass Palace (Lasipalatsi) de 1936 e seu cinema Bio Rex, bem como um fórum de eventos na Praça Lasipalatsi. O novo anexo do antigo Museu de Arte Amos Anderson foi criado pelos arquitetos finlandeses JKMM, que também projetaram a Biblioteca Central de Turku.

 

Kamppi Chapel of Silence, por K2S Architects

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Kamppi Chapel of Silence by K2S Architects
Divulgação/Visit Finland

Esta capela de madeira em formato oval é um oásis de tranquilidade em uma das partes mais movimentadas de Helsinque, em Kamppi. A capela não denominacional está aberta a todos. O seu interior, com suave iluminação natural, oferece um local intimista para um momento de meditação. A fachada é em abeto, e o amieiro interior e os móveis em freixo. Construída antes do ano da Capital Mundial do Design de Helsinque em 2012, ela ganhou o Prêmio Internacional de Arquitetura para o Melhor Novo Design Global e está sendo expandida em 2020.

 

Löyly, por Avanto Architects

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Löyly by Avanto Architects
Divulgação/Visit Finland

Esta estrutura de madeira requintada, que é um restaurante e sauna pública, foi concluída em 2016 no bairro de Hernesaari, nas docas de Helsinque. A forma ondulada da estrutura busca se integrar com a costa rochosa. Construída em madeira de acordo com princípios sustentáveis estritos, oferece aos visitantes e habitantes locais a oportunidade de experimentar a genuína sauna finlandesa e a cultura gastronômica, a arquitetura contemporânea e uma conexão com a natureza na cidade.

 

Särestöniemi Museum, por Raili e Reima Pietilä

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Särestöniemi Museum by Raili and Reima Pietilä
Divulgação/Visit Finland

Reidar Särestöniemi, que faleceu em 1981, foi o artista mais conhecido da Lapônia. A casa de sua família, Särestö, é uma charmosa casa de fazenda de 1873, o que a torna uma das casas mais antigas da Lapônia. Foi expandida para criar o Museu Särestöniemi com três edifícios mais novos, assinados por Raili e Reima Pietilä, que também projetaram a curvilínea Biblioteca Metso de Tampere. Särestöniemi está localizado perto de Kittilä.

 

Petäjävesi Old Church, por Jaakko Klemetinpoika Leppänen

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Petäjävesi Old Church by Jaakko Klemetinpoika Leppänen
Divulgação/Visit Finland

Construída por camponeses na década de 1760, a encantadora Igreja Petäjävesi é o único local de culto entre os Patrimônios Mundiais da UNESCO na Finlândia. Foi citada como um exemplo distinto da tradição nórdica de construção de toras e arquitetura de igreja em madeira, incluindo estilos de escultura folclórica magistrais. O campanário, projetado pelo neto do arquiteto original, foi adicionado em 1821. A igreja está localizada 30 minutos a oeste de Jyväskylä.

 

Tampere Central Fire Station, por Wivi Lönn

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Tampere Central Fire Station by Wivi Lönn
Divulgação/Visit Finland

Wivi Lönn, a primeira arquiteta finlandesa independente, também foi a primeira arquiteta na Finlândia a ganhar um concurso de arquitetura, pelo Corpo de Bombeiros Central de Tampere. O edifício em estilo Art Nouveau foi concluído em 1908. Foi alterado de forma criativa na década de 1920 para acomodar os novos veículos motorizados, quando eles substituíram os carros de bombeiros puxados por cavalos. Lönn também projetou o Instituto Comercial de 1905 ao lado, bem como edifícios importantes em Helsinque e Tallinn, na Estônia.

 

Tampere Cathedral, por Lars Sonck

ARQUITETURA ICÔNICA NA FINLÂNDIA Tampere Cathedral by Lars Sonck
Divulgação/Visit Finland

Esta igreja de granito cinza com telhado de tijolos vermelhos, mais famosa por seus afrescos, foi concluída em 1907, uma década antes de a Finlândia ganhar sua independência. Os afrescos surreais dos renomados pintores finlandeses Hugo Simberg e Magnus Enckell causaram sensação na época. Sonck também projetou o Hospital Nacional Eira de estilo romântico em Helsinque e Ainola, casa do compositor Jean Sibelius em Järvenpää.

 

 

Veja também:

MASP Escola lança novos cursos online em novembro

Não vivemos sem: POWERbot da Samsung

5 artistas 3D para conhecer e seguir