A cultura visual no Brasil, Corpos e fantasmas na fotografia brasileira, Métodos de crítica de arte e historiografia feminista e a história dos museus e de suas coleções são os temas do mês

MASP

Como tem feito desde junho, o MASP Escola lançou mais cursos inéditos para novembro. Assim como as anteriores, todas as aulas são online e transmitidas ao vivo – as gravações ficam disponíveis posteriormente por tempo limitado.

Quem quiser participar pode se matricular pelo site do museu – as vagas são limitadas e os cursos custam R$ 240 (Amigo MASP tem 15% de desconto). No final, os alunos que tiverem 75% de frequência receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

Em novembro, as formações são as seguintes: Uma introdução à história da cultura visual no Brasil, Corpos e fantasmas na fotografia brasileira, Métodos de crítica de arte e historiografia feminista, e Breve história dos museus e de suas coleções.

O MASP Escola também oferece bolsas de estudo para professores da rede pública. É só preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.

Veja abaixo os detalhes da programação de novembro:

Uma introdução à história da cultura visual no Brasil com Giancarlo Hannud

  • Às terças e quintas: 17, 19, 24, 26.11, 1º e 3.12
  • Das 19h às 21h

Com um olhar panorâmico sobre o desenvolvimento da cultura visual no Brasil, o curso terá como base os materiais disponíveis e as formas como eles foram trabalhados por artistas, artesãos e construtores. O objetivo será identificar um imaginário específico do território, assim como características de uma cultura artística local, passando pela produção de construtores e artífices coloniais, viajantes europeus, mestres acadêmicos, e por temas como o embate figuração x abstração, a institucionalização da arte popular nas décadas de 1950 e 1960 e, ainda, as experimentações de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

 

Corpos e fantasmas na fotografia brasileira com Veronica Stigger

  • Às quintas e sextas: 27.11, 3, 4, 10 e 11.12
  • Das 19h às 21h

Neste curso, pretende-se examinar um conjunto abrangente de fotografias modernas e contemporâneas brasileiras tendo como fio condutor as noções de fantasma e corpo. Serão abordadas obras de artistas como Mário de Andrade, Jorge de Lima, Boris Kossoy, Fernando Lemos, Geraldo de Barros, Claudia Andujar, Iole de Freitas, Gretta Sarfaty, Vera Chaves Barcellos, Márcia Xavier, Eduardo Viveiros de Castro, Arthur Omar, Klaus Mitteldorf, Alair Gomes e Hudinilson Júnior.

 

Métodos de crítica de arte e historiografia feminista com Talita Trizoli

  • Às segundas e quartas: 30.11, 2, 7 e 9.12
  • Das 19h às 21h30

A partir da discussão de alguns textos, como o inaugural Por que não houveram grandes artistas de Linda Nochlin, passando por bell hooks Art on my mind até as trocas entre Janet Wolf e Aruna D’Souza sobre a figura da flâneuse, serão analisadas as estratégias e metodologias utilizadas para enfrentar as barreiras de inserção das mulheres no mundo das artes, e quais soluções são possíveis.

 

Breve história dos museus e de suas coleções com Felipe Martinez

  • Durante a semana: 30.11, 1, 2, 3 e 4.12
  • Das 16h às 18h

A história da arte é também uma história dos museus e de suas coleções. Tendo isso em vista, este curso pretende fazer um panorama histórico dos principais museus de arte do Brasil e do exterior, levando em conta os aspectos econômicos e sociais da constituição de seus acervos. Será visto como os museus contribuem para a o entendimento que cada época tem da arte e dos artistas e como o olhar do público foi influenciado pela maneira de expor e classificar obras de arte em instituições museológicas. Entre as instituições abordadas ao longo do curso estão o MASP, o MoMA, o Museu do Louvre, o MAM-SP e o MAC USP.

 

Veja também:

Japonésia na Japan House SP

OSGEMEOS na Pinacoteca de SP

Farol Santander reabre com Revoada