Mais de 100 mil obras de arte, 10 mil lugares famosos e 2 mil museus estão disponíveis no site e no app da iniciativa

Google Arts & Culture

Você sabia que o Google trabalha com instituições culturais e com artistas ao redor do mundo para preservar as artes e culturas e fazê-las acessíveis? Este é o Google Arts & Culture. E ele nunca foi tão relevante como no momento atual de isolamento.

A iniciativa sem fins lucrativos possui site e app (iOS e Android) e reúne uma coleção enorme. São mais de 100 mil obras de arte, dois mil museus e 10 mil lugares famosos visitáveis via o street view.

E tem de tudo um pouco. Você pode procurar e descobrir obras por coleções, temas, cores, experimentos, artistas, materiais, movimentos de arte, eventos históricos, figuras histórias e lugares.

Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture também tem recursos interativos – como uma visita a uma caverna de 36 mil anos na França e um algoritmo que transforma a sua selfie em uma obra de arte -, e listas temáticas (algumas são atualizadas diariamente).

A seleção de música + arte de hoje, por exemplo, sugere passeios silenciosos na Pinacoteca de São Paulo e no Museum of Fine Arts Budapest. Já o Cultural 5 é uma dose diária de artes e cultura, com diferentes sugestões – da cultura da Andaluzia (Espanha) e um tour por Rapa Nui (Ilha de Páscoa) até espécies de tartarugas marinhas.

Na parte de lifestyle, a iniciativa tem opções como Dreamy moment, que oferece a chance de “passar o dia” no National Theater of Korea ou no estúdio de Frida Kahlo. Para algo mais ativo, aprenda yoga na Índia com três instituições: Mumbai, Pune e Trivandrum.

Google Arts & Culture

Mais ideias incluem 17 tours virtuais de locações icônicas de filmes; o Tour de France, um passeio por 100 instituições e museus franceses; 9 murais de street art incríveis em NY (incluindo Kobra, Banksy e Keith Haring); e Fotografia e arquitetura moderna no Brasil, uma imersão nas fotografias de Marcel Gautherot e na arquitetura de Oscar Niemeyer.

Parte do Google A&C, o street view te leva para conhecer mais de 4700 museus e mais de 10 mil lugares, como o Templo Kiramchi (Nova Déli), o Templo da Concórdia (Itália), Machu Picchu (Peru); o Castelo de Amboise (França), e os telhados do Palais Garnier (Paris).

No Brasil, alguns destaques são o Projeto Tamar Ubatuba (SP), a Vista Chinesa (RJ), o Passeio Público (RJ), o Projeto Tamar Florianópolis (SC), a Baía dos Porcos (Fernando de Noronha), a Catedral de Brasília (DF), o Museu Imperial (Petrópolis), o CCBB São Paulo (1o andar) e a praia de Ipanema (RJ).

 

Veja também:

5 cores para aliviar a ansiedade e promover o bem-estar

8 ideias para dar um up no seu escritório

Guia de consumo consciente para uma vida sustentável