Tirar o pijama, se alongar e prestar atenção na comida e na hidratação são alguns hábitos que vão te ajudar

Trabalhar de casa e trabalho remoto
(Reprodução/The Beautydojo)

Com muitas pessoas trabalhando de casa e mais uma boa leva que deve começar em breve, é normal passarmos por um período de adaptação – especialmente aqueles que não estão acostumados a trabalhar de forma remota. Abaixo, você vai encontrar 7 dicas para facilitar e simplificar esse período. 

1. Crie uma rotina

Assim como você costumava levantar, tomar café, se vestir e sair – ou ler um livro, fazer yoga, qualquer coisa que compusesse o seu rito matinal -, é muito importante manter os mesmos hábitos durante o home office. Ah, e resista à sua cama!

2. Tenha um espaço específico para trabalhar

Nada de sentar no sofá com o computador no colo! Arrume a sua mesa (ou o espaço que tiver) especialmente para o trabalho, com uma garrafa de água, carregador, óculos, notas e outros itens. Isto ajuda o seu corpo a entender que é hora de trabalhar. Acompanhar suas tarefas também ajuda a manter a motivação alta. Que tal fazer uma lista?

Trabalhar de casa e trabalho remoto
(Reprodução/Dear Designers Blog)

3. Hidrate-se!

Controle quanta água você está tomando, já que é bem fácil sair dessa rotina quando estamos fora do escritório. E se a fome aumentar, dê uma segurada. Se ajudar, coloque alarmes de duas em duas ou três em três horas e faça lanchinhos.

4. Faça alongamentos e exercícios com frequência

Quando estamos em casa o dia inteiro (ainda mais trabalhando!) acabamos passando o dia todo sentados. E isso acaba prejudicando nosso corpo com dores, falta de postura e etc. Por isso, faça alongamentos com frequência e tente fazer algum exercício uma vez por dia. Pode ser por pouco tempo, tipo HIIT, ou algo mais zen, tipo yoga, mas faça! Tem vários vídeos no YouTube e Pins no Pinterest para quem está procurando inspiração!

Trabalhar de casa e trabalho remoto
(Reprodução/Mr. Build-it + Mrs. Style-it)

 

5. Use o tempo extra de forma inteligente

Sabe aquele livro que você não terminou, a série que está atrasada ou o curso que você comprou e não fez? Então: esta temporada de home office é o momento deles!

6. Limpe aos poucos

O volume da louça vai aumentar, o lixo vai encher mais rápido e a bagunça vai ficar evidente. Uma boa tática é arrumar aos poucos – 15 minutos por dia, um cômodo por dia… O que funcionar melhor para você e para a sua rotina. 

Uma nova tendência, apontada pela plataforma de inspiração Pinterest, é o método FlyLady. As buscas pelo cronograma de limpeza aumentaram 40%, enquanto as pesquisas por Marie Kondo caíram 80%.

7. Envolva as crianças

Colocar os filhos para ajudar na limpeza e arrumação de casa e incluí-los na rotina – como por exemplo durante um exercício, um alongamento, etc – vai manter os pequenos entretidos por mais tempo. Mas também fizemos uma seleção com atividades para fazer com as crianças.

 

Veja também:

Vamos nos mudar!

Já pensou em colocar uma prateleira no canto de casa?

13 quartos infantis para mais de uma criança