A Organização Mundial da Saúde divulgou considerações para o público geral, os profissionais da saúde, cuidadores de crianças e idosos, e pessoas em isolamento

World Health Organization
(Divulgação)

Em tempos de crise de COVID-19, é comum nos sentirmos desestimulados, sozinhos, ansiosos, estressados e mais. Pensando nisso, a Organização Mundial da Saúde (World Health Organization) divulgou algumas considerações de saúde mental para dar suporte ao bem-estar mental e psicológico durante a quarentena. Eles também lançaram um guia para lidar com o estresse.

Confira algumas das dicas da OMS:

Para a população geral

  • Evite assistir, ler ou ouvir notícias que te façam sentir ansioso ou angustiado. Procure informações principalmente para tomar medidas práticas  parase preparar e proteger a si mesmo e a seus familiares. Procure novas informações em horários específicos durante o dia, uma ou duas vezes.
  • Se atente aos fatos. Colete informações regularmente, no site da OMS e nas plataformas das autoridades locais de saúde, para distinguir fatos de rumores.
  • Proteja-se e seja solidário com os outros. Ajudar outras pessoas em um momento de necessidade pode beneficiar tanto a pessoa que recebe apoio como o ajudante.
  • Honre os cuidadores e profissionais de saúde que dão suporte às pessoas afetadas pelo COVID-19 em sua comunidade. Reconheça o papel que desempenham para salvar vidas e manter todos em segurança.

 

Para profissionais da saúde

  • Se sentir estressado é uma experiência que você e muitos de seus colegas de trabalho provavelmente estão passando. É bastante normal estar se sentindo assim na situação atual.
  • O estresse e os sentimentos associados a ele não são, de forma alguma, um reflexo de incapacidade ou fraqueza. Cuidar seu estresse e bem-estar psicossocial durante esse período é tão importante quanto cuidar sua saúde física.
  • Garanta descanso durante o trabalho ou entre turnos, coma comida saudável e suficiente, pratique atividades físicas e mantenha contato com a família e os amigos.
  • Conte com seus colegas, seu gerente ou outras pessoas confiáveis para obter apoio social – seus colegas podem passar por experiências semelhantes às suas.

 

Para cuidadores de crianças

  • Ajude as crianças a encontrar maneiras positivas de expressar sentimentos ruins, como medo e tristeza. Toda criança tem sua própria maneira de expressar emoções. Às vezes, participar de uma atividade criativa, como brincar e desenhar, pode facilitar esse processo.
  • Mantenha rotinas familiares na vida diária sempre que possível. Pense em atividades apropriadas para a idade delas e incentive-as crianças a continuar a brincar e socializar com os outros, mesmo que apenas dentro da família.
  • Em tempos de estresse e crise, é comum que as crianças busquem mais apego e exijam mais atenção. Discuta o COVID-19 com seus filhos com informações honestas e apropriadas para cada idade. Se seus filhos tiverem preocupações, abordá-las juntos pode aliviar a ansiedade. As crianças observam o comportamento e as emoções dos adultos em busca de dicas sobre como gerenciar suas próprias emoções em momentos difíceis.

 

Para cuidadores de idosos

  • Adultos mais velhos, especialmente isolados e com declínio cognitivo/demência, podem ficar mais ansiosos, irritados, estressados, agitados e retraídos durante o surto/em quarentena. Ofereça apoio prático e emocional.
  • As instruções precisam ser comunicadas de maneira clara, concisa, respeitosa e paciente. E também pode ser útil que as informações sejam exibidas por escrito ou em imagens.

 

Para pessoas em quarentena

  • Mantenha-se conectado e mantenha suas redes sociais. Mesmo em situações de isolamento, tente manter sua rotina diária ao máximo.
  • Durante períodos de estresse, preste atenção às suas necessidades e sentimentos. Se envolva em atividades saudáveis que você goste e ache relaxantes. Faça exercícios com frequência, mantenha rotinas regulares de sono e coma alimentos saudáveis.
  • Um fluxo quase constante de notícias sobre um surto pode fazer com que alguém se sinta ansioso ou angustiado. Procure atualizações de informações e orientações práticas em horários específicos durante o dia.

 

 

Veja também:

10 plataformas online para fazer cursos durante a quarentena

7 dicas para um home office de sucesso

40+ atividades para fazer com as crianças em casa