Reduzir o consumo, apoiar comércios locais e deixar o carro na garagem são algumas ideias que nos ajudam a ser mais sustentáveis

Cada vez mais falamos de sustentabilidade, aquecimento global e meio ambiente. Ultimamente, com as mudanças climáticas, a Amazônia em chamas e alguns desastres naturais que vemos pelo mundo, é cada vez mais importante adotarmos práticas conscientes que ajudam o planeta. E é muito mais fácil do que pensamos.

Aqui vai uma lista de 10 hábitos que você pode adotar ainda hoje para fazer a sua parte. Confira:

  1. Abandone as embalagens plásticas

Dizer não às embalagens e sacolas plásticas é um dos hábitos mais difíceis de mudar,  mas um dos mais relevantes também. Algumas soluções são não envolver as frutas e legumes em sacolas (quando possível), deixar uma ecobag sempre na bolsa ou no trabalho, e comprar os produtos em feiras de rua ou em mercados tipo sacolão. 

  1. Cuide das plantas e flores

Não são só as árvores e parques que são importantes, mas sim todas as plantas – até aquelas que ficam no bairro. Por isso, preste atenção no verde ao seu redor, especialmente durante a época das secas, e regue as espécies quando elas estiverem precisando.

  1. Caminhe e pedale sempre que possível

Deixar o carro na garagem é extremamente benéfico para o meio ambiente e para a cidade. Fazer isso reduz a poluição, o trânsito e o gasto com a gasolina no fim do mês. Sempre que possível, prefira andar de bicicleta ou a pé. Se você precisa, de qualquer maneira, se locomover de carro, ofereça carona para quem trabalha com você, mora próximo de você, ou em apps como o Waze Carpool e o BlaBlaCar.

  1. Recicle

Hoje falamos mais de reutilizar e reduzir do que reciclar, mas a separação do lixo precisa ser feita. Se o seu condomínio não tem lixeiras para cada tipo de lixo (reciclável e orgânico), faça a separação em casa e leve até um lugar que faça esse tipo de serviço, como as unidades do Pão de Açúcar, por exemplo. Vale lembrar que isopor não é reciclável e que é necessário limpar/lavar os itens antes de descartá-los.

  1. Repense seu consumo

O consumo desenfreado é um dos maiores inimigos da sustentabilidade. Em tempos de guarda-roupa cápsula, faça algumas perguntas antes de comprar algum item, como “eu realmente preciso disto?” ou “quanto vou usar este item?”. Se for uma roupa, veja se a marca é responsável e prefira peças conscientes e que usam material reciclado. 

Outro hábito prático é doar as roupas que não está usando mais (faça uma avaliação a cada dois ou três meses) e até mesmo criar uma regra – para cada peça que entra, uma sai.

  1. Reduza o consumo de carne

Este é um exercício que temos adotado muito aqui no apê. Consumir menos carne faz bem para a saúde e, a longo prazo, diminui o ritmo da indústria, o que alivia o meio ambiente. Mas não precisa eliminar tudo de uma vez. Para começar, pratique o Segunda Sem Carne ou então reduza um tipo de carne por vez.

  1. Moderação no uso da água

Seja no banho, na hora de lavar a louça ou o quintal, ou quando cozinhamos, prestar atenção no consumo da água é algo fácil de fazer. Organizar a louça antes de lavá-la, investir em uma máquina de lavar a louça, tomar banhos mais curtos e reaproveitar a água da máquina de lavar roupa são algumas pequenas práticas que fazem uma grande diferença.

  1. Conheça a produção e a origem do que você consome

Ir à feiras de bairro e apoiar produtores e lojas locais são uma ótima de se conectar com o seu entorno e de conhecer melhor a produção e a origem do que consumimos. Sempre que possível, prefira alimentos orgânicos, marcas de moda conscientes e produtos que não agridem o planeta.

  1. Cobre os políticos

Fazer a nossa parte é importante, sim, mas também é preciso ficar de olho do que o que os políticos estão fazendo quando o assunto é o meio ambiente. Se informe, procure saber dos problemas da sua cidade e acompanhe o trabalho dos representantes locais e nacionais. Precisamos nos unir para fazer uma mudança que realmente impacte o nosso relacionamento com a sustentabilidade. 

  1. Converse com as pessoas ao seu redor

Inicie conversas importantes – na reunião de condomínio, no trabalho ou com os amigos e a família. Proponha soluções acessíveis (como as desta lista) e ofereça ajuda e apoio para quem está começando.

 

Veja também

Você sabe como e onde descartar o óleo de cozinha corretamente?

Na CASACOR SP 2019, a sustentabilidade é mais do que um tema

O dia em que plantamos uma árvore