O ambiente é um dos 45 que compõem a mostra deste ano, que acontece na Praça Mauá até 29 de setembro

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Você sabia que a CASACOR Rio de Janeiro foi a primeira franquia da mostra de decoração a ser inaugurada fora de São Paulo, em 1991? Neste ano,  45 ambientes residenciais, comerciais e jardins ocupam o antigo Touring Club do Brasil, na Praça Mauá. 

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Construído nos anos 1920, o prédio tem estilo art déco e foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, que também assina o Copacabana Palace, o Palácio Laranjeiras e o edifício A Noite. O endereço tem vista para a Baía de Guanabara e para o Museu do Amanhã e o mais legal é que todas as melhorias feitas ali ficarão de legado para a Praça Mauá, que será transformada em um mercado municipal quando a CASACOR terminar.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

A convite da Deca fomos conferir todos os ambientes da mostra! Um dos nossos favoritos é o Estúdio Hum, espaço da Leroy Merlin assinado pela arquiteta Paula Neder. Inspirado em uma chef de cozinha, o loft é delicado, leve e cheio de personalidade.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Ali, um dos destaques é o contraste entre os tons claros e escuros, quebrado muitas vezes pela madeira, pelo vidro ou por pontos de cor. Um desses pontos de cor é a pintura do teto, feita à mão pela calígrafa, ilustradora, cenógrafa e designer Clode Imperial. Nela, rosa, verde, azul e laranja se misturam em formas orgânicas.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Na sala, uma telha ecológica, feita de garrafa PET, foi usada de uma forma inusitada, revestindo meia parede e dando destaque e profundidade atrás do sofá. O décor, romântico e bem sutil, conta ainda com uma poltrona do designer francês Jean Prouvé, usada no espaço para homenagear a Leroy Merlin, também francesa. Sofá de linho super convidativo e tapete e quadro geométricos completam o espaço.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Muito usado no ambiente, o piso de porcelanato, da Elaine, imita granilite e reveste a cozinha e o banheiro. Em ambos o revestimento aparece também nas bancadas, mas em outro estilo. A cozinha, por exemplo, ganhou um modelo claro e amplo que integra pia, armários, mesa e banquetas.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Os revestimentos usados na vertical são uma tendência que vimos na edição de São Paulo e que se fazem presentes também no Rio. Na cozinha do Estúdio Hum, eles foram combinados com prateleiras de vidro, pendentes e mais preto e branco. Ao lado, os eletrodomésticos foram embutidos nos armários, o que é uma ótima ideia para quem gosta de uma decoração mais discreta.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Garimpo, design nacional e simplicidade da iluminação também são pontos altos da composição de Paula Neder – o que fica bem claro na sala de jantar, que leva espelho redondo, móveis vintage que resgatam a memória afetiva, e boiseries (a Leroy vende já pronta para instalar!). E a produção dessa mesa que eu adoraria trazer na mala comigo?!

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

No quarto, o linho foi o tecido escolhido para a roupa de cama, reforçando a unidade do espaço. Na lateral, orquídeas parecem flutuar (elas foram presas com cabos de nylon). Uma parede blocos de vidro lisos e incolor tem função dupla, formando a cabeceira da cama e funcionando como uma divisão entre o quarto e o banheiro.

 CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Do outro lado da parede, o contraste do preto e do branco traz uma pegada industrial, especialmente por conta do espelho de corpo inteiro, que foi instalado com estrutura de serralheria. 

Ficou curioso? Confira a lista completa com todos os produtos da Leroy Merlin usados no Estúdio Hum.

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

Veja também

CASACOR SP 2019: nossos ambientes favoritos

As tendências em revestimento da CASACOR SP 2019

Inspire-se com as cores da CASACOR SP 2019

CASACOR SP 2019: um tour pela Casa Berilo

 

CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ CASACOR_Rio_Leroy_Merlin_RJ

 

CASACOR Rio de Janeiro

Quando: de 20 de agosto a 29 de setembro de 2019

Onde: Edifício Touring – Av. Rodrigues Alves nº 10, Praça Mauá, Centro

Horário: de terça a sábado das 12 às 21h; aos domingos das 12 às 20h

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site