Hoje, voltamos ao Salone Internazionale del Mobile e visitamos o Palácio de Brera e o Triennale Milano

O Salone Internazionale del Mobile e o Fuori Salone, com todos os eventos fora da feira, compõem a Semana de Design de Milão, que é a maior do mundo quando o assunto é design e décor. Neste ano, o Salone está na sua 58a edição e, como sempre, é o palco de muitos lançamentos, festas e tendências. A convite da Deca e da Duratex, viemos conferir as novidades e vamos contar tudo para vocês aqui no site e no Instagram entre os dias 8 e 14 de abril.

No primeiro dia, visitamos Fondazione Prada, Missoni Home, Fondazione Pini, Galeria Rossana Orlandi e Philippe Starck para a Flos.

No segundo dia, fomos conferir SaloneSatellite, Nendo + Daikin, Superstudio Più e Sollos + Jader Almeida.

Antes de começar o terceiro dia em Milão, fizemos um registro do prédio onde estamos hospedados, em Navigli. A escada é hipnotizante e entrega a idade da construção, que data do século XVI.

 

Abaixo, confira os destaques do terceiro dia da Semana de Design de Milão:

 

Duratex

No Instagram da Duratex, mostramos um pouco da coleção Plural, com pisos e painéis em cores e estampas diferentes. A coleção foi lançada na Expo Revestir deste ano e o exercício foi visitar o Salone e comparar os padrões com o que vimos de tendência na feira.

 

Salone Internazionale del Mobile: Deca

Depois, conhecemos os vencedores do Prêmio Deca, que ganharam a viagem para a Semana de Design de Milão. No perfil da Deca, contamos um pouco sobre o Salone, que é uma das fontes de pesquisa e estudo de tendências que a marca faz no mundo inteiro. Por lá, o exercício foi o mesmo do que com a Duratex: explorar as similaridades das cores, formas e texturas das peças expostas com os produtos da Deca.

Como a feira faz parte do processo criativo da equipe da marca, fizemos essa comparação de forma bem visual.

 

Palazzo di Brera

Depois do segundo dia visitando o Salone, fomos até o Palácio de Brera visitar a Pinacoteca de Brera, que fica no primeiro andar do prédio. Ambos fazem parte de um complexo que também conta com a Biblioteca Braidense, uma das mais antigas do país, o Jardim Botânico e a Academia de Belas Artes.

O Palácio funcionou como um convento jesuíta no século XVI e abrigava um centro de estudos. As obras de arte expostas vieram da coleção do governo e tem pinturas como A Ceia em Emaús (1601), de Caravaggio, e o Casamento da Virgem (1504), de Raffaello. Outros artistas, como Mantegna, Tintoretto, Bramantino, Bergognone, Bellini, Luini e Hayez, têm obras ali.

O Caffè Fernanda fica dentro do prédio, e tem décor com bancada de madeira e tons fortes. Vale muito a visita!

 

Triennale Milano

A última parada do dia foi o Palazzo dell’Arte, onde fica o Triennale Milano, um museu de design e arte construído por Giovanni Muzio nos anos 1930. Bem completa, a coleção conta a história dos móveis icônicos da Itália desde 1940, com todas as peças expostas. Entre elas, Donna, de Gaetano Pesce. Nos fundos, um jardim enorme, com café e mais peças, é o lugar ideal para dar uma descansada e curtir a paisagem.

 

Além do nosso Instagram, acompanhe também a nossa cobertura nos perfis da @duratex_pisosepaineis e da @decaoficial!