Be Brasil, Louis Vuitton, Cassina e Cosentino foram as paradas de hoje

Entre 8 e 14 de abril, Milão ganha vida com a Semana de Design de Milão, a maior do mundo do design e do décor. Composta pelo Salone Internazionale del Mobile e o Fuori Salone (todos os eventos fora da feira), a MDW é o palco de muitos lançamentos, festas e tendências. A convite da Deca e da Duratex, viemos conferir as novidades e vamos contar tudo para vocês aqui no site e no Instagram. Acompanhe com a gente!

No primeiro dia, visitamos Fondazione Prada, Missoni Home, Fondazione Pini, Galeria Rossana Orlandi e Philippe Starck para a Flos.

No segundo dia, fomos conferir SaloneSatellite, Nendo + Daikin, Superstudio Più e Sollos + Jader Almeida.

No terceiro dia, voltamos ao Salone Internazionale del Mobile e conhecemos o Palazzo di Brera e o Triennale Milano.

 

Abaixo, confira os destaques do quarto dia da Semana de Design de Milão:

A Semana de Design em Milão é a mais importante do mundo. Nós sempre escutamos e lemos essa frase, mas só agora, vivenciando tudo de perto, é que entendemos que aqui pulsa criatividade, principalmente nas instalações. As intervenções também acontecem nas vitrines das lojas! Tudo isso muda o nosso olhar e aumenta a perspectiva sobre esse mercado, que é tão sensível e tão estético. Inevitavelmente vamos nos programar para estar aqui o ano que vem!

 

Pasticceria Marchesi

Começamos o dia em um café lindo, fundado em 1824, que fica dentro da Galeria Vittorio Emanuele II, a principal galeria da cidade (e um dos lugares mais instagramáveis da região!). A Pasticceria Marchesi tem a Prada como sócia desde 2015 e fomos até lá tomar um café e mostrar como o padrão Mint, da Duratex (lançamento da coleção Plural) – você pode conferir tudo no perfil deles do Instagram. No café, o padrão foi usado como base e foi combinado com tons mais escuros para ganhar destaque.

 

Be Brasil

Organizada pela Apex-Brasil, a mostra já acontece há alguns anos na Semana de Design de Milão e apresenta várias marcas e designers brasileiros. Entre eles, Jader Almeida, Aristeu Pires, Santa Brigida, Oppa, Jahara Studio, Luxion e o designer alagoano Jasson, que assina uma cadeira feita com galhos de árvore e madeira entalhada.

A coleção é bem eclética, com cadeiras, luminárias, acessórios e mobiliário com mix de materiais – da madeira à fibra natural. O espaço ficou lindo e é composto por elementos como espelhos, projeções, piso que imita grama e plataformas em tom roxo para expor as peças. A trilha sonora são os sons da natureza brasileira.

 

Be Brasil: Bertolucci

Em parceria com a Belas Artes, a Bertolucci levou seis novos designers para exporem suas peças dentro da mostra Be Brasil. O projeto, chamado B de Brasil, tem peças como a luminária de Murilo Weitz, com cúpula de cortiça pintada de preto e um elemento que imita um cadarço iluminado. Foi o trabalho do artista pernambucano Tunga (1952-2016) que inspirou o designer e foi homenageado no nome da luminária.

 

Louis Vuitton

No Palazzo Bocconi, onde Napoleão Bonaparte morou, a Louis Vuitton apresenta a coleção Objets Nomades, que acontece desde 2012 na Semana de Design, e tem inspiração em viagens.

Bulbo, dos Irmãos Campana para a Louis Vuitton.

Os Irmãos Campana, que já participaram do projeto antes, criaram, para a MDW 2019, a poltrona Bulbo, que lembra uma flor tropical com várias pétalas. O espaço tem uma instalação com milhares de luminárias Bell Lamp (da Barber & Osgerby) e também conta com outras peças da dupla brasileira (e de outros profissionais), assim como uma prévia da nova coleção Les Petits Nomades.

 

Cassina

O showroom da Cassina na cidade foi transformado pela arquiteta espanhola Patricia Urquiola, que é a diretora de arte da marca. As janelas da loja receberam uma grade azul de perspectiva, que faz a ambientação do térreo. No interior, as novas coleções e peças foram concebidas por Rodolfo Dordoni, Ronan & Erwan Bouroullec, e pelo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Cassina, que homenageia, neste ano, o arquiteto e designer suíço Pierre Jeanneret, primo de Le Corbusier.

 

Cosentino

A última parada do dia foi a instalação Raytrace, arquitetônica e imersiva, concebida pelo designer industrial britânico Benjamin Hubert em um corredor com 25 metros de comprimento e seis metros de altura.  O espaço, revestido de Dekton Zenith nas paredes e no piso, tem formato triangular e passa a sensação de espaço infinito. No teto, as luminárias simulam o reflexo da luz na água nas laterais. A cobertura completa da instalação você confere no Instagram da marca.

 

Além do nosso Instagram, acompanhe também a nossa cobertura nos perfis da @duratex_pisosepaineis e da @decaoficial!