O título, inédito, foi concedido em uma cerimônia em Paris, na sede da entidade

Se preparando para receber o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO pela primeira vez, a cidade do Rio de Janeiro foi nomeada como Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Também é a primeira vez que o título, criado em 2018 pela parceria entre a entidade e a União Internacional dos Arquitetos (UIA), é concedido.

“Capital Mundial da Arquitetura e Congresso Mundial de Arquitetos formam um binômio de extrema importância para a cidade do Rio e para a cultura arquitetônica brasileira. Especialmente porque proporciona um diálogo com a sociedade que deverá criar um novo tempo para o enfrentamento dos desafios das nossas cidades”, diz Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio, de acordo com a CAU/BR, que deu a notícia.

A cerimônia, que aconteceu no dia 18 de janeiro na sede da UNESCO em Paris, foi adiantada, já que era esperado que o título só fosse concedido em 2023, a partir da 28ª edição do Congresso, marcada para acontecer em Copenhague, na Dinamarca.

“Apesar de relativamente nova, a cidade do Rio já deixou valiosas referências na história da arquitetura. Ao longo de seus poucos séculos, passou por transformações substanciais, de grande magnitude, com técnicas complexas da engenharia e do urbanismo contemporâneos. Poucas cidades tiveram alteração tão expressiva em sua topografia original. Temos uma mescla eclética de estilos arquitetônicos e paisagem urbana reverenciada pelo mundo por suas condições naturais. O título de Capital Mundial da Arquitetura é a justa condecoração desta história”, avalia a arquiteta e urbanista Verena Andreatta, Secretária de Urbanismo da cidade, também de acordo com a CAU/BR.

O Rio de Janeiro, que teve sua paisagem cultural declarada Patrimônio Cultural pela própria UNESCO, vai receber, de 19 a 26 de julho de 2020, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento, pela primeira vez no Brasil, deve atrair 25 mil arquitetos e acadêmicos de todo o mundo.

http://www.caubr.gov.br/rio-de-janeiro-e-a-primeira-capital-mundial-da-arquitetura/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br