Um dos mais novos da Netflix, o seriado leva a guru japonesa de organização à casa de oito famílias que precisam de ajuda para colocar cada coisa em seu lugar

Autora e fundadora da KonMari Media, Inc., a japonesa Marie Kondo começou sua consultoria de organização com apenas 19 anos, quando ainda era estudante em Tóquio. Hoje, um guru na área, a profissional baseia seu trabalho no método KonMari, criado por ela, que separa os itens em cinco categorias – roupas; livros; papéis; komono (miscelânea); e itens sentimentais – e incentiva as pessoas a ficar apenas com peças que trazem alegria.

 

À frente do seriado Ordem na Casa com Marie Kondo, que estreou recentemente na Netflix, ela visitou oito famílias diferentes para transformar suas casas e vidas por meio da organização. Nós adoramos! Abaixo, listamos cinco motivos para assistir à série:

 

  1. A própria Marie Kondo

Além de ser muito simpática (e de assumir que sua casa também fica bagunçada!), Marie Kondo adora bagunça e faz um barulho muito fofo quando explica para as pessoas como saber se um item traz alegria. Vê-la trabalhando chega a ser fascinante.

 

  1. O método KonMari

Em vez de separar os itens por localização (quarto, sala, cozinha, etc), a profissional prefere organizar as coisas por categorias. Ao todo, são cinco: roupas; livros; papéis; komono (miscelânea); e itens sentimentais. Para arrumar as roupas, por exemplo, você deve tirar todas as peças do armário e colocá-las na cama. Pegue uma por uma e reflita se aquela peça te traz alegria. Se sim, guarde. Se não, agradeça a roupa e doe.

O método também acompanha um conjunto de regras:

  1. Se comprometa a arrumar
  2. Imagine seu estilo de vida ideal
  3. Termine de descartar primeiro
  4. Arrume por categoria, não por localização
  5. Siga a ordem correta
  6. Se pergunte se o item te traz alegria

 

  1. Inspiração

Você pode concordar ou não com o método de Marie Kondo, mas uma coisa é certa: o seriado vai te deixar com vontade de arrumar alguma coisa em casa. Sejam as roupas que estão guardadas há muito tempo no armário ou então a sua pilha de livros. E por que não aproveitar o buzz e separar alguns itens para doar?

 

  1. Teoria & prática

Uma coisa é ler sobre a técnica e até tentar aplicá-la em casa, mas outra coisa bem diferente é vê-la em ação. Mesmo que você não seja bagunceiro como as famílias que aparecem no seriado, você conseguirá aplicar alguma dica de Marie Kondo ao seu dia a dia. A organização e o comprometimento fazem mesmo a diferença – também na qualidade de vida das pessoas e em seus espaços.

 

  1. Todos somos bagunceiros

Se a própria Marie Kondo admitiu que sua casa também sofre com bagunça, é seguro dizer que todos somos bagunceiros com alguma coisa – o que é tranquilizante. Também é importante para vermos que a organização é, sim, possível, independente do método que você escolha.