Entre 28 de agosto e 2 de setembro, São Paulo recebeu a 7ª edição do Design Weekend, um festival urbano que reúne tendências, lançamentos, talks e exposições com o objetivo de promover a cultura do design. Durante esses dias, estive em muitos eventos, fui às feiras, visitei lojas, participei de palestras e conversas e reuni um top 10 do que mais chamou minha atenção durante esse período tão intenso e rico para o design brasileiro.

 

1º Glass Onze

A instalação da Glass Onze, idealizada pelo Matheus Primo, foi uma das mais impressionantes. Eram centenas de espelhos bisotados reutilizado criando um efeito de ótica incrível.

 

2º Estar Móveis

Estar Móveis

A Estar Móveis convidou a uma reflexão sobre como a correria do dia a dia impede que a gente se cuide. Em uma ambientação idealizada por Felipe Morozini, uma das instalações exibia uma cadeira com um cilindro de oxigênio para provocar a ideia de que um instante de respiração profunda muda tudo. Também chamou a atenção para o alto consumo de remédios no nosso país e convidou a uma reflexão sobre como deixamos o tempo escorrer pelas nossas mãos sem sentir e viver a vida realmente.

 

3º Breton

Breton

A marca lançou duas peças assinadas, uma por Bruno Jahara e outra pela dupla do Lattoog, ambientadas em uma vitrine em homenagem às florestas brasileiras com paisagismo de Roberto Riscala. Mas o grande lançamento foi o projeto ECO BRETON, com um conjunto de ações sustentáveis. Um deles, garante que a cada pedido fechado, a marca vai recuperar 1 m² da Mata Atlântica. Demais!

 

4º By Kamy

ByKamy

A By Kamy apresentou o Manifesto Tramas das Artes. O Arazzo, que define um produto têxtil feito à mão, uma obra de arte para ser exposta em paredes, era o grande destaque. Foram apresentadas peças de artistas consagrados como Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, e contemporâneos, como Nicole Tomazi e Bruno Faucz.

 

5º Fas

A Fas homenageou o grande lighting designer Ingo Maurer, apresentando peças icônicas como a luminária Porca Miseria feita com fragmentos de pratos. Durante o evento, os convidados também podiam quebrar pratos! A curadoria foi assinada por Arystela Rosa e Newton Lima.

 

6º 3×4

3/4
3/4

A mostra 3×4 ganhou esse nome porque apresentava ambientes com um mix de 4 elementos: metal, cerâmica, madeira e resina. Destaque para o banheiro do Murilo Weitz e Renato Mendonça, com vasos componíveis do Murilo, lançados na MADE, funcionando como cuba – eles ainda colocaram um espelho dentro, que ficou incrível!

 

7º Muma

A designer recifense Bárbara Penaforte Apresentou uma coleção de louças inspirada no artista e gravurista Gilvan Samico, intitulada Linhas de Samico, na São Paulo Design Weekend, através da Muma, do pernambucano Matheus Ximenes. Na ocasião, o projeto foi apresentado numa instalação interativa especial com a nova estampa pintada à mão em tecidos e mobiliários.

8º IED

 

O Istituto Europeo di Design (IED) contou com um espaço de talks na High Design Expo, no qual eu participei de uma conversa sobre o uso da madeira com o grande designer Aristeu Pires.

 

9º Orbe

Orbe Guilherme Torres

A Orbe apresentou lançamentos do designer Guilherme Torres. A nova coleção tem uma abordagem vanguardista que flerta com os tempos atuais e resulta numa estética cosmopolita. As peças usam sistema de encaixe, sem cola, nem parafuso.

 

10º Bertolucci

Bertollucci
Bertollucci

A Bertolucci organizou uma oficina de luminárias comandada pelo arquiteto, designer e apresentador Mauricio Arruda e pelos especialistas em décor, André Rodrigues e Allex Colontonio, do Decornautas. O evento aconteceu na própria fábrica da Bertolucci e, com as ideias e com a supervisão dos profissionais, fizemos a nossa própria luminária. Adorei o resultado da minha.