O festival urbano volta com destaques como Jader Almeida, Elvira Schuartz, Felipe Morozini, Murilo Weitz, Marcelo Rosenbaum, Matteo Cibic e Kengo Kuma

DW Design Weekend SP 2023

Mais de 110 expositores e 200 eventos compõem a 12ª edição da Semana de Design de São Paulo, um dos três maiores festivais urbanos de design, arquitetura, decoração e economia criativa do mundo

Entre 11 a 19 de março, a DW! reúne palestras, visitas guiadas, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, seminários, feiras de negócios, prêmios, festas e lançamentos de produtos ao redor da cidade. E o melhor: a maior parte dos eventos é aberta ao público e gratuita. Veja o mapa completo e guia deste ano.

DW Design Weekend SP 2023

Confira os destaques da edição de 2023:

Suvinil Haus Decor

Suvinil na primeira edição da Haus Decor Show, feira que acontecerá junto com a Expo Revestir, a maior feira do setor de revestimentos e acabamentos da América Latina. Com um stand de 250m², vamos trazer as novidades e tendências para os públicos verem e sentirem o futuro em uma experiência imersiva.

Quando: 14 a 17/3

Onde: Expo Revestir (São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, km 1,5)

 

Feira na Rosenbaum

A curadora de arte e design e idealizadora da plataforma criativa, Chris Rosenbaum, traz ao Condomínio Zarvos, no coração da capital paulista, a nova edição da feira dentro do festival, que acontece de 11 a 19 de março. Na Feira, estarão 70 criativos e empresas apresentando “a alma brasileira” pelos objetos, joalheria, vestuário, móveis, obras de arte e comidinhas autorais e feitos à mão. Também está prevista uma mostra colaborativa com talentos da marcenaria nacional em conjunto com designers têxteis, bem como uma programação cultural com shows, palestras e talks.

Quando: 11 a 19 de março

Onde: Galeria do Condomínio Zarvos (Avenida São Luís, 258)

 

Continuidade_S: exposição Jader Almeida

A exposição que sintetiza a constante investigação da forma pelo designer Jader Almeida. O endereço transforma-se em uma verdadeira galeria, onde design e arte, arquitetura e lifestyle estão dispostas em perfeita consonância.

Quando: 14 a 18/3

Onde: Av. São Valério 98 Cidade Jardim

 

BOOMSPDESIGN 2023

Grandes conexões com a arquitetura, design e artes, com muita energia e protagonizando este acontecimento em parceria com a DW. Fórum internacional de Arquitetura, Design e Arte – promove a cultura do design e suas conexões com a arquitetura e a arte. Idealizado por Beto Cocenza desde 2008, já faz parte do calendário nacional e traz ao Brasil o que há de mais significativo no segmento. O objetivo é discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design em sua melhor forma.

Quando: 13 a 18 de março

Onde: Edifício Copan (Av Ipiranga, 200)

 

Impermanência – Paola Müller + Heloísa Galvão + Michell Lott + Vicente Lo Schiavo

Uma instalação de Heloisa Galvão e Paola Muller, com direção de arte de Michell Lott, inspirada na iconografia dos vulcões, representa a força que momentos de transformação, mesmo turbulentos, podem nos trazer. Ao abraçarmos a natureza essencial da existência – a impermanência – entendemos que caminhar por terrenos incertos pode ser uma oportunidade de enxergar novos caminhos. Designer convidado: Vicente Lo Schiavo.

Quando: 11 a 19 de março

Onde: Rua João Moura 503 estúdio 13

 

TAAG: arte e tecnologia na imersão A desconstrução do design funcional

Com curadoria de Carlos Navero, apresentamos uma imersão à arte. Luiz Martins, Dayane Farias e Coletiva Zona fazem intervenções na Black Box que nos fazem repensar no design funcional. ART • DJ • BEER

Quando:  13 a 17/3 das 10 às 18h

Onde: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470

 

Elvira Schuartz: talk Vidro Todo Dia e exposição da peça Siriuba – Terra Abaixo

Trazendo a desmistificação do universo do vidro, Elvira Schuartz mostra características técnicas e estruturais que possam auxiliar o arquiteto na escolha deste material, seja para o uso exterior ou como mobiliário e acessórios. Reconhecida mundialmente, Elvira é pioneira no Brasil em ensino de sopro em vidro. Dita tendências desde a decoração e arquitetura e até no que diz respeito à moda. Suas peças autorais já foram expostas em galerias espalhadas pelo mundo, passando por Nova York e Paris e chegando a acessórios nas passarelas da Fashion Rio. 

Quando: 13 a 18 de março (talk no dia 15/3)

Onde: Showroom Casa Mansur (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1296)

 

O que você quer ser quando crescer?

Lúdica e reflexiva, a exposição tem curadoria de Felipe Morozini e propõe a observação da escala, razão constante entre as medidas do objeto concebido e do objeto real. Sob a perspectiva do microcosmos, a mostra apresenta universos particulares de móveis e obras em miniaturas, assinados por 22 criativos, entre designers, artistas e artesãos.

11-18/3 na 

Quando: 11 a 18 de março

Onde: Estar Móveis (AL. Gabriel Monteiro da Silva 1080)

 

Lançamento: coleção Traço, da Colormix

Uma série de seis ladrilhos que expressam a união dos revestimentos à pluralidade da arte e do design. Desvelando a cada observação, os traços que marcam o criador, o revestimento ganha outras formas de se expressar e pertencer. 6 Traços, 6 Designers, 6 Ladrilhos, um encontro com os designers Arthur Grageia, Ana Neute, Giacomo Tomazzi, Fabiana Queiroga, Murilo Weitz e Bruno Niz. 

Quando: 13 a 18 de março

Onde: Colormix (Al Gabriel Monteiro da silva 1522)

 

Lançamento: revestimentos e móveis assinados da Portobello

A Portobello Shop promove suas novas linhas co-criadas em parcerias com o designer Marcelo Rosenbaum e o estilista e artista Oskar Metsavaht. Mas não só: a marca traz como destaques os móveis em porcelanataria com assinaturas do chef Alex Atala e da arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura.

Quando: 14 a 17 de março

Onde: Expo Revestir (São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km)

 

Lançamento: coleção da Tidelli assinada pelo italiano Matteo Cibic

Inspirado por uma viagem a Salvador, na Bahia, o multiartista italiano Matteo Cibic desenvolveu a coleção Vimare para a Tidelli. O nome vem de Vibrazioni di Mare (“vibrações do mar”, em italiano) e procura captar as sensações de um dia relaxante de praia e sol, como os reflexos cintilantes na superfície da água, o movimento das ondas e o frescor da brisa. A coleção inclui tapete, bar e um armário – esse último é um tipo de móvel inédito no catálogo da Tidelli. Durante a DW!, os lançamentos, desenvolvidos sob a curadoria de Beto Cocenza, do Boomspdesign, compõem uma instalação surpreendente no showroom da Tidelli da alameda Gabriel.

Quando: 13 a 18 de março

Onde: Tidelli (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1480)

 

Lançamento: Mula Preta

O estúdio de design de produtos fundado por André Gurgel e Felipe Bezerra traz novidades em móveis como a lúdica mesa de jantar PacMan, a mesa de Aero Hockey, Crossman, e a cadeira Paulistinha (uma homenagem à famosa cadeira Paulistana de Paulo Mendes da Rocha). Os destaques também incluem a cadeira Sabiá (primeira do Estudio 100% em madeira usinada), a poltrona e sofá Tsão, e a cadeira Era (em concha tapeçada com knit e pés em madeira usinada).

Quando: 13 a 18 de março

Onde: Alameda Gabriel Monteiro da Silva 289

 

*Externa – Soft opening*

Green House lança marca Externa na Semana do Design em São Paulo Localizado no icônico imóvel na Rua Colombia 325, assinado pelo Triptyque, showroom traz proposta exclusiva de móveis outdoors inspirados no Modernismo. A mais nova marca de lifestyle outdoor brasileira, a Externa, abre as portas da sua primeira loja conceito, com mobiliários outdoors e paisagismo inspirado na mata Atlântica.

Quando: 15/3

Onde: Rua Colômbia 325

*Apenas convidados*

 

Vitrine: St. James

A St. James, marca referência em produtos de luxo para a casa, assina o lançamento de uma vitrine especial no D&D Shopping, considerado o mais completo centro de decoração e design da América Latina e um dos distritos do festival. Presente no shopping desde 2016, a marca irá destacar a coleção Rapunzel, assinada pelo designer italiano Matteo Cibic, e as peças das coleções Dots e Canon, de Fabrício Ronca. Ação faz parte do preview da marca que estará presente no Salone Del Mobile Milano, que acontece de 18 a 23 de abril na Itália.

Quando: 11 a 19 de março

Onde: D&D Shopping (Av. das Nações Unidas, 12555)

 

Kengo Kuma + Workshops Fast Shop Pro e Samsung

São duas visitas guiadas à Fast Shop Lifestyle, a loja do Shopping Ibirapuera, projetada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma. Os tours estão marcados para 14 de março, às 14h e 16h, e são conduzidos pelo arquiteto Hayato Fujii, que já integrou a equipe de Kuma e hoje é gerente do departamento de arquitetura da Fast Shop. Ainda, a criadora do blog Casa de Valentina faz três bate-papos para arquitetos e designers de interiores sobre personalização dos espaços e o novo morar.

Quando: 14 a 17 de março

Onde: Diferentes lojas da Fast Shop em São Paulo

 

DW Design Weekend SP 2023

 

 

Veja também:

Airbnb: refúgio escandinavo em SP

Pinacoteca Contemporânea abre as portas em SP

Casa de 66m2 em BH é eleita a Casa do Ano pelo ArchDaily