Food Forum aborda o minimalismo na cozinha.

Food Forum 2018

Sai da zona de conforto! Faz um tempo que eu e o Henrique mudamos completamente os hábitos alimentares aqui em casa. Claro que volte e meia ainda nos permitimos comer carne vermelha, pizza e, eventualmente, glúten. Desde pequena aprendi com o meu pai a me esquivar de alimentos processados e industrializados, consequentemente, eu trouxe isso para a nossa casa. Por aqui entraram em cena – de forma mais intensiva – frutas, legumes e alimentos orgânicos. Para isso, eu tive que arregaçar as mangas e ir para a cozinha. Preparar alimentos mais saudáveis, às vezes, leva mais tempo. A parte positiva é que o meu corpo já começa a responder esse cuidado: estou mais disposta, já não sinto tanta fadiga e até mesmo a minha concentração melhorou.

Apesar do meu pai sempre ter tido muito cuidado com os alimentos que ingerimos, só quando me tornei mãe que eu realmente comecei a levar a sério os cuidados com a alimentação. Me animei e comecei a pesquisar mais o assunto e procurar por restaurantes e estabelecimentos que tragam em seu DNA esse cuidado. Tudo isso foi um processo! Foi assim que eu cheguei à segunda edição do Food Forum, que aconteceu mês passado na Casa Fasano, em São Paulo, idealizado pelo francês Charles Piriou, consultor de alimentos e bebidas.

O evento falou sobre comida brasileira e contou com 14 palestras falando do tema minimalismo. O destaque entre os convidados foi o jornalista americano Michel Moss, que cobre o trabalho da indústria alimentícia e já ganhou um Prêmio Pulitzer – o Oscar do jornalismo – por uma matéria sobre a contaminação de carnes processadas nos Estados Unidos. O Fórum abordou o aumento do interesse em produtos orgânicos e o retorno do homem ao campo.

Foi um dos eventos mais legais que eu participei recentemente. Basicamente, o que foi discutido foi o consumismo desenfreado, esgotamento dos recursos naturais, desperdício, poluição: os indícios que a nossa atual forma de viver não é sustentável e, consequentemente, não têm nos ajudado a sermos mais felizes. Como contraponto a este caminho de rumo duvidoso, o movimento minimalista vem ganhando força em todo o mundo, valorizando o ‘ser’ em detrimento do ‘ter’, o ‘repensar’ no lugar do ‘acumular’. No universo da alimentação, o minimalismo pode ser visto na crescente onda ‘do campo à mesa’, na valorização de ingredientes naturais e de técnicas milenares de preparo. Na retorno do homem ao campo, no aumento de demanda por alimentos orgânicos e minimamente processados. Pela importância da reflexão pessoal sobre nossa conexão com os outros e o planeta, o minimalismo foi escolhido como fio condutor do Food Forum 2018.

Food Fórum 2018

 

Lufe Gomes, Mayara Sá, Alexandre Disaro e Nathália Candelária