Cerca de 120 trabalhos fazem parte da mostra, que destaca os momentos mais importantes da trajetória do artista plástico paulistano

(foto: Ruy Teixeira/Pinacoteca)

Instalações, esculturas, maquetes e cadernos de desenho de Artur Lescher ocupam, de 23 de março a 24 de junho, o quarto andar da Pina Estação, parte da Pinacoteca de São Paulo. A mostra Artur Lescher: Suspensão é uma retrospectiva dos momentos mais importantes da trajetória do artista plástico paulistano e conta com cerca de 120 trabalhos assinados por ele.

(foto: Everton Ballardin/Pinacoteca)

“A obra escultórica de Artur Lescher começou a chamar a atenção da crítica após sua participação na 19ª Bienal de São Paulo, em 1987. Desde então, o artista tem explorado a relação com o espaço expositivo em que se apresenta, caracterizando-se por intervir de maneira sutil nesse ambiente, de modo a fornecer ao observador alguma memória daquele lugar. Nesse sentido, seus interesses vão desde o modelismo até a astrologia, passando pela matemática, pela arquitetura e pela mitologia”, explica a Pinacoteca.

(foto: Isabella Matheus/Pinacoteca)

Com curadoria de Camila Bechelany, a exposição é dividida em três partes, cada uma em uma sala diferente: Narrativas líquidas tem esculturas que oferecem um contraponto à imagem orgânica da natureza; Suspensão, com projetos que fazem uso da gravidade; e Engenharia da memória, que apresenta as realidades imaginadas e traz cerca de 50 maquetes e cadernos de estudos exibidos ao público pela primeira vez. A instalação Nostalgia do engenheiro (2014), homenagem ao artista italiano Giorgio De Chirico, também será exibida na terceira sala.

(foto: Everton Ballardin/Pinacoteca)

Simultaneamente à mostra, o Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca oferecerá formação e material especial para professores, além de recurso educativo para os visitantes (disponível na entrada).

(foto: Everton Ballardin/Pinacoteca)

 

Artur Lescher: Suspensão

Onde: Pina Estação – Largo General Osório, 66

Quando: 23 de março a 24 de junho de 2019

Visitação: de quarta a segunda, das 10 às 17h30 – com permanência até as 18h

Entrada gratuita