Estruturas arquitetônicas de vidro sempre foram objeto de fascinação. Lembram da clássica cena do filme Curtindo a Vida Adoidado, quando em um acesso de fúria o personagem Cameron Frye (Alan Ruck) lança a Ferrari do pai do anexo de vidro? Ou da belíssima casa suspensa e toda de vidro que protagonizou a história de amor de Sandra Bullock e Keanu Reeves em A Casa do Lago? Filme obrigatório para os fãs de romance e drama como eu. A questão é que casas de vidro trazem uma mística que revela sem revelar.

Por essa admiração em comum que eu e o Henrique, juntos com o Pedrinho, fomos na inauguração da exposição inédita sobre quatro casas de vidro projetadas por grandes nomes da arquitetura internacional do século XX: Mies Van der Rohe, Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Lina Bo Bardi.

O endereço escolhido para a mostra não poderia ser outro que não a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, no Morumbi, um dos nossos lugares favoritos em São Paulo – inclusive já escrevemos sobre o espaço em outra ocasião. Não se trata apenas de uma mostra fotográfica, porque a proposta vai muito além. A exposição aborda a questão da utilização intensiva do vidro como material para a arquitetura, tendo como eixo central a comparação entre quatro emblemáticas casas de vidro modernas projetadas por Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Mies Van Der Rohe nos Estados Unidos, e a residência do casal Bardi no Brasil – onde a mostra acontece.

O objetivo é oferecer informações da história das quatro casas, propiciando a reflexão sobre os processos culturais, envolvendo o tema o vidro, que permite a completa transparência dos limites da casa e seu uso em diferentes situações.

O projeto conta com 20 expositores distribuídos pelos espaços da casa. A exposição reune imagens de arquivo dos quatro projetos, estudos e comparações entre os arquitetos, suas poéticas de trabalho, métodos, referências e a vida íntima de cada um.  Nenhuma etapa é deixada de lado. Além do repertório fotográfico, estão expostas 12 maquetes produzidas especialmente para o evento, possibilitando um estudo aprofundado dos projetos e suas peculiaridades formais. Ao serem apresentadas lado a lado, as casas evidenciam as semelhanças e diferenças das opções formais e técnicas, dos modos de uso da habitação e suas contribuições na promoção e divulgação da arquitetura moderna.

A exposição faz parte de um projeto muito legal da Casa de Vidro dos Bardi, apoiado pela respeitada Getty Foundation por meio do programa Keeping it Modern, em desenvolvimento por uma equipe do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, coordenada pelo professor Renato Anelli, também curador desta exposição. É sempre importante destacar instituições que apoiam a cultura e a arte. Agora é a sua vez de ir até a Casa de Vidro e ficar impressionado!

As quatro Casas de Vidro

  1. 1. Casa de Vidro (projeto 1949-51), Lina Bo Bardi.
  2. Farnsworth House (projeto 1945-47), Mies Van Der Rohe.
  3. Philip Johnson Glass House (projeto 1945-47), Philip Johnson.
  4. Eames House (Case Study House no 8) – (projeto 1948-49), Charles e Ray Eames.

 

Serviço: Casas de Vidro- História e Conservação

Período: 8 de outubro a 4 de março 2018.

Visitação: de quinta a domingo, em horários específicos: 10h15, 11h45, 14h e 15h30

Entrada: R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia).

Local: Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi.

Informações: (11) 3744-9902

Visitas educativas: agendamentoeducativo@institutobardi.org