A arte corporal começou por aqui no início do século XX – hoje, o Brasil é o nono país com maior número de pessoas com tatuagem no mundo

‘Tatuagem sobre pele artificial’, de Fernando Franceschi. (foto: Mariana Marão/Divulgação)

Há mais de 60 anos, ‘Lucky’, um marinheiro dinamarquês, trouxe para o Brasil o primeiro maquinário elétrico para tatuar. É ele quem assina duas raras pinturas históricas e originais que são destaque na mostra Arte da Alma – História da Tatuagem no Brasil.

No 19o andar do Farol Santander até 12/11, a exposição homenageia os profissionais brasileiros por meio de mais de 120 obras, entre objetos, pinturas e esculturas realizadas por 90 tatuadores daqui. Entre as peças estão equipamentos para tatuar que eram utilizados no complexo penitenciário do Carandiru, em São Paulo.

Mariana Marão/Divulgação

O Brasil é o nono país com maior número de pessoas com tatuagem no mundo – 30% da população é tatuada e, deles, cerca de 75% têm mais de uma expressão marcada no corpo. A mostra conta com de Antônio Curti (Aya Studio) e apoio do Museu da Tatuagem de São Paulo.

“A construção social da tatuagem para o que se tornou nos dias de hoje é devido ao incansável e intenso trabalho de artistas que quebraram barreiras e preconceitos por acreditar na arte. Se nos dias de hoje é possível exibir a arte corporal de forma livre, deve-se reconhecer que esta é uma vitória daqueles que lutaram por décadas para que a tatuagem fosse devidamente reconhecida”, comenta o curador.

 

Arte da Alma – História da Tatuagem no Brasil

Quando: até 12/11

Onde: Farol Santander (R. João Brícola, 24)

Horários: de terça a domingo das 9 às 20h

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/79525/

 

Veja também:

Conheça a casa invisível

Mesa de Natal com Westwing e Pinterest

Cao Fei desembarca na América Latina pela 1a vez na Pinacoteca