O jardim contemplativo é um dos primeiros ambientes da mostra e exalta os elementos terra, água e fogo

Ambiente de Alex Hanazaki. (Divulgação)

Um espaço de contemplação de 290 m2 repleto de estímulos sensoriais: essa é a proposta do paisagista Alex Hanazaki, que assina o ambiente Origens Portinari na CASACOR SP 2023, que acontece no Conjunto Nacional até 6 de agosto.

A fabricação dos porcelanatos da Portinari inspirou o processo de criação, assim como a tecnologia e os elementos terra, água e fogo, que fazem parte do processo de produção. 

O resultado são quatro jardins que formam um percurso narrativo e um convite à reflexão e à conexão com a natureza que transita por diversos biomas, matérias brutas, trilhas sonoras, aromas e estilos da arquitetura paisagística brasileira.

No primeiro ambiente, destaque ao elemento terra – o calcário, a argila. Ali, o piso é revestido com a coleção Lounge, inspirada na pedra Perlino Grey. Em seguida, uma cascata e um espelho d’água revestido com Lounge GR HARD, que se estende do chão às paredes, voltam a atenção para o elemento água. A ornamentação é com uma vegetação mais tropical, presente na mata atlântica brasileira

O terceiro ambiente apresenta a matéria bruta fogo ao lado de um paisagismo de escolhas nada óbvias. Tudo se converge na Praça Portinari, o quarto e último jardim, que integra a tecnologia e simboliza a cidade de São Paulo. 

Totens esculturais de lastras, formando uma grande instalação com diferentes linhas e tamanhos, compõem o jardim cênico. As peças chegam a medir 3,2 m. Uma grande estrutura de cobogós e revestimentos em tons quentes, feitos exclusivamente para o espaço, completam o percurso.

 

 

Veja também:

Biofilia e história no Ciclos Deca, por Sig Bergamin

CASACOR SP 2023: bossa carioca na Casa Essência Duratex

Todos os ambientes da CASACOR SP 2023