Spoiler: você provavelmente tem que trocar os seus ainda hoje!

Você tem um travesseiro de estimação? Ou então um travesseiro que está na família há anos? Se a resposta for sim para uma das duas perguntas, saiba que você está dormindo com ácaros e bactérias. E o que eles podem causar? Doenças de pele, respiratórias e alergias

Para continuar dormindo gostosinho, mas da forma mais saudável e indicada, reunimos 3 dicas para cuidar dos travesseiros:

1. Validade

O travesseiro tem apenas 2 anos de validade. Depois disso, 25% da composição do peso são bactéria e ácaro – eca! Para te ajudar a lembrar, anote quando comprar um travesseiro e coloque um lembrete para trocar depois de 24 meses.

 

2. Não lave com água

O travesseiro não pode ser lavado com água porque o ácaro se prolifera ainda mais quando tem umidade (e o travesseiro é um ótimo retentor de umidade). Lave a seco!

 

3. Não seque ao sol

O sol é um excelente agente de sanitização superficial, pois os raios-ultravioletas eliminam os microorganismos da superfície exposta. Por isso, todos nós temos o costume de expor roupas, lençois e tecidos ao sol, eliminando mofo e odores desagradáveis.

Porém, no caso dos travesseiros, a moradia dos ácaros e microorganismos não é a superfície, e sim o seu interior. Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, ambiente repleto de umidade, resíduos de pele, gordura e secreções da cabeça. A elevação de temperatura causa aumento acentuado da proliferação de ácaros, fungos e bactérias, além de acelerar a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alergênicos.

 

Quem já sabia? E quem tem o travesseiro de estimação? 👀

 

Veja também:

Preferidos 203: nossos sofás-cama favoritos

As cores que mais usamos nos projetos

Relatório de Casamentos do Pinterest