Um cuidado maior com os tecidos, texturas e hábitos pode mudar a forma como você experiencia os meses mais frios

Eu sei que muitos preferem o verão, mas eu sou nascida no inverno e não posso negar meu mês favorito do ano: julho.

O inverno não é unânime, mas durante a temporada mais fria queremos mais o interior. O calor que acolhe, a comida que abraça, a casa preparada para o estar, um bom livro para ler, gente para abraçar, banho quente e uma sopa para terminar o dia.

Quer deixar a casa mais gostosa para te acolher nesse período? Dá uma olhada nas nossas dicas:

1. Tecidos mais quentinhos

Tapetes, almofadas, mantas e cobertores são nossos maiores aliados no inverno. Opte por tecidos mais grossos e aconchegantes. Uma boa ideia é trocar os tecidos de acordo com as estações, deixando um tapete mais leve e fresco no verão e um mais quentinho durante o frio.

 

2. Mude móveis de lugar

Tudo o que está próximo das janelas tende a ficar mais sensível ao frio. Se você costuma ler no sofá perto da luz natural, ou prefere a cama ali, considere mudar alguns móveis de lugar para um cantinho mais longe da janela e mais aconchegante.

 

3. Cortinas

Outra maneira de lidar com as janelas no inverno é por meio de cortinas. Se você não tem, considere instalar. Por mais fino que seja o tecido, acredite: faz uma grande diferença. Se puder, invista em um modelo duplo, com uma camada mais grossa e uma mais leve, que se adapta às estações e aos seus mood do momento.  

 

4. Bolsa água quente

Pode parecer antiquado, mas uma bolsa de água quente faz milagres. Coloque no lençol antes de deitar para uma sensação mais quentinha – o mesmo vale para o sofá quando for ler, por exemplo, ou a cadeira de trabalho.

 

5. Ventilador

Tem ventilador em casa? Então experimente ligá-los no sentido anti-horário (ao contrário do normal) para manter o ar mais quente embaixo e o ar mais frio em cima. 

 

6. Cozinhe!

A cozinha tende a ser o ambiente mais quente da casa, por conta do calor gerado pelo forno e pelo fogão. E por que não tirar proveito disso durante os meses de inverno? Se quiser testar algo novo, faça um simmer pot. É um costume mais norte-americano que consiste basicamente em deixar uma panela fervendo em fogo baixo. A ideia é manter a cozinha quente e também aromática, já que você pode colocar diferentes condimentos, frutas e temperos na água. Experimente este da My Moonstone Kitchen, com laranja, maçã, cravo, canela, alecrim, anis e cranberry.

 

 

Veja também:

203 por SP: nosso roteiro na Av Paulista

Cozinha brasileira sem regras e sem rótulos no De*Segunda

MASP apresenta 1a exposição individual de Joseca Yanomami