A organização nos afeta mais do que imaginamos, então coragem e bora arrumar!

Apartamento 203 Quarto Suvinil

Não tem como todo mundo ser guru da organização como a Marie Kondo, mas algum nível de arrumação é necessário para podermos viver bem. Mas, você sabia que as consequências de uma casa bagunçada vão muito além de não encontrar nada? Vamos a elas:

Você não consegue encontrar as coisas com facilidade

Esta é a consequência mais óbvia, mas vale diferenciar uma bagunça “normal” de um caos completo. Tem muitas variáveis entre um extremo e outro, mas se você não consegue encontrar as coisas com facilidade, pode ser que você esteja mais para lá do que para cá no quesito arrumação. Claro que não seremos organizados o dia inteiro, todos os dias, em absolutamente tudo. Mas, no geral, perder coisas é uma boa medida para colocar cada coisa em seu lugar.

Você não se sente verdadeiramente em casa

Além de ser visualmente desagradável, a bagunça pode fazer com que os moradores não se sintam à vontade nas próprias casas, chegando até a fazer com que a pessoa passe mais tempo fora do que dentro de casa. Também fica difícil ver a decoração que você escolheu com tanto carinho, as fotos da família e as lembranças de viagem no meio de todos os outros itens. E a falta de organização também influi na percepção que temos da nossa casa – um ambiente organizado pode parecer maior, mais ventilado, mais iluminado…

Para a minha irmã, fizemos um projeto lindo pensado nas crianças e com direito a cantinho de café e cozinha azul
Rafael Renzo

Você não consegue descansar a mente

Este está conectado com o anterior, mas vale também para os bagunceiros de escritório. A bagunça e a falta de ordem são estimulantes no mau sentido. Ter um espaço de trabalho limpo e organizado é essencial para fazer um bom trabalho. Não é à toa que muitos indicam a arrumação quando não nos sentimos tão criativos ou produtivos. Não acredita? Experimente organizar um cantinho que seja e compare como você se sentia antes e como se sente depois.

Você não convida pessoas para a sua casa

A mais extrema das quatro, esta consequência tem a ver com não se sentir verdadeiramente em casa e com ter vergonha do espaço onde vive. Se você chegou neste nível ou conhece alguém passando por isto, peça e ofereça ajuda. As coisas ficam mais fáceis de fazer quando são feitas em equipe <3

 

 

Veja também:

Sleep 203: apê para 3 pessoas no coração de Pinheiros

Mais 10 brunches incríveis em SP

5 dicas de décor infalíveis