Do surgimento das peças aos estilos mais comuns e como cuidar da sua – vem que a gente te conta!

Selina SP Apartamento 203

Com seus contornos únicos e traços sutis, a cama de ferro é capaz de originar ambientes de diversos estilos. Seja para os amantes da decoração rústica aos fãs do conceito industrial, o móvel tem tudo para ser o protagonista de qualquer quarto.

Mas, você sabe onde e como a peça surgiu?

O termo bed frame (estrutura da cama, em inglês) foi usado pela primeira vez entre 1805 e 1815, e os modelos datam da Itália do século XVII. Seu surgimento está diretamente relacionado à preocupação da época com questões salubres e infestações de percevejos e mariposas.

Até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as camas de ferro eram feitas à mão em um processo que incluía polimento de fundição intrincadamente detalhada e acabamentos em aplicação manual. Era comum que a produção de uma peça levasse dias.

Depois da Guerra, os métodos de produção em massa que surgiram nos anos anteriores se espalharam pela indústria, que foi dominada por alternativas mais econômicas.

Hoje, as camas de ferro de hoje são construídas com rolos a frio, tubos de aço de calibre pesado e barras sólidas. Também é comum que os modelos atuais tenham uma base de ripas de madeira para dar suporte aos colchões.

 

 

Vantagens

Versáteis, as camas de ferro combinam com praticamente todos os estilos de décor, do mais moderno passando pelo boho e pelo vintage. Uma vantagem incontestável é a própria proposta da peça: criada com a facilidade, a limpeza e a durabilidade em mente. 

Além disso, elas não são tão pesadas quanto se pensa, podendo ser mais leves, inclusive, que camas de madeira maciça. Mas, varia de acordo com o estilo, o modelo, o fabricante e a época em que foi feita.

 

Como limpar

As camas de ferro não exigem muita manutenção. Um pano úmido já deve bastar para limpar. Já para prevenir que enferruje, você pode aplicar um revestimento anti ferrugem no metal.

 

Tipos de cama de ferro

Os tipos principais são os seguintes:

  • Vitoriano – meio gótico e um dos mais icônicos, faz referência ao período do reinado da rainha Vitória no Reino Unido, de 1837 até 1901
  • Art Nouveau – mais moderno, com a cabeceira mais alta que a estrutura que vai aos pés
  • Art Deco – mais recente e considerado vintage, data de 1920 e 1930

Também é comum encontrar camas que levam mistura de metais (geralmente latão e ferro, pode ser em elementos decorativos) e estruturas pintadas.

 

Onde comprar

 

Apartamento 203 Suvinil Cor do Ano Eclipse Tinta Tendência
Rafael Renzo

 

Fontes: Wiki, Prestige Wrought Iron e VIP Art Fair.

 

 

Veja também:

203 Transforma: quarto da Helô

Café em casa com Starbucks

Projetos 203: Respondendo dúvidas [parte 1]