Desta vez demos uma passada na Pinacoteca de São Paulo, o primeiro museu da cidade de São Paulo e um dos pontos culturais mais importantes da América Latina.

Também conhecida como Pina, esse museu de artes visuais tem foco na produção brasileira feita a partir do século XIX e foi fundado há mais de cem anos, em 1905.

Mas o prédio imponente que ocupa é mais antigo e tinha outra função. Ele foi projetado em 1896 pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado em 1900 como sede do Liceu de Artes e Ofícios, escola no qual os estudantes de artes plásticas aprendiam técnicas de pintura e escultura.

Em 1905, quando começa a abrigar a Pinacoteca, o espaço com mais de sete mil metros quadrados de estilo neoclássico – com amplas janelas, pilastras e colunas – fica acessível a toda a população. Mas a trajetória da Pina é interrompida em 1930. Ao assumir a presidência, Getúlio Vargas transforma o prédio em alojamento militar e todas as obras são espalhadas.

Foi só em quase vinte anos depois, em 1947, que o prédio é devolvido e a Pina volta a ocupar o espaço em que se localiza até hoje, na região da Luz.

Quem visita o espaço fica impressionado com as paredes de tijolos sem revestimento. Apesar de elas terem ficado assim por problemas financeiros (faltou verba para realizar o acabamento), hoje harmonizam com as obras expostas e dão um charme especial ao prédio, servindo como metáfora da própria história conturbada do museu.

Vale repetir a visita algumas vezes e apreciar aos poucos as obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros, desde representantes de uma arte acadêmica – como Almeida Jr, Eliseu Visconti, e Benedito Calixto – até os modernistas Tarsila do Amaral, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. No total, são cerca de 10 mil obras.

Há inclusive visitas monitoradas para grupos. Elas podem ser agendadas com antecedência ou mesmo espontaneamente, conforme a disponibilidade dos educadores.

Uma dica bacana para aproveitar as visitas é usar os aparelhos audioguias, fornecidos gratuitamente. Eles oferecem narração em três idiomas com explicações gerais sobre determinadas obras e também uma sugestão de roteiro com aproximadamente 1h30 de duração.

Ah, e não podia faltar uma dica gastronômica: a Pina conta com uma área externa onde funciona o Flor Café, um buffet de salgados, sanduíches, doces e bebidas frias e quentes, além de alguns pratos. O cenário é uma atração à parte: o parque da Luz com suas árvores centenárias e algumas esculturas que interagem com a natureza. Em nossa visita aproveitamos para saborear um delicioso hambúrguer de quinoa com cuscuz marroquino acompanhado de salada.

Se ainda não conhece a Pina, corre lá. Se já passou pelo museu, volte outra vez. Além das atrações itinerantes, a Pinacoteca sempre deixa no visitante a impressão de que é um espaço com detalhes a serem redescobertos.

Pelos corredores
Galeria Roger Wright
Galeria Roger Wright
Hilma af Klint: Mundos possíveis

Serviço:
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2, Jardim da Luz, São Paulo
Horários: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.
Entrada: R$ 6 (inteira). Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento.
Aos sábados a entrada é gratuita para todos.
Possui bicicletário e estacionamento gratuito
Saiba mais: pinacoteca.org.br