Prepare-se para muito pó, sujeira e um resultado que era exatamente o que a gente queria

Apartamento 203 antes e depois piso taco madeira DIY

A sustentabilidade já era importante para a gente antes da reforma da #AntigaCasaNova, mas desde de que começamos a planejar a mudança esse sentimento ficou mais forte. Cortamos quebra-quebra, renovações grandes e aquela coisa do “tudo novo” e priorizamos alterações simples, fáceis e baratas, o que inclui ressignificar peças que já tínhamos e aproveitar ao máximo o que a casa já oferecia.

Quando chegamos ao piso de madeira, não foi diferente: decidimos manter o taco de madeira original. Mas, para isso, ele ia precisar de uma boa limpeza. Avisamos desde já que o processo não é leve e que dá, sim, muito trabalho, mas o resultado valeu a pena. Levou o final de semana todo para finalizarmos o piso, e fizemos a renovação em apenas quatro cômodos.

Você vai precisar de: máscara, lixadeira industrial, lixas, cola de madeira e bona. Patinamos até conseguir encontrar o processo correto, então resolvemos compartilhar o passo a passo com vocês.

Confira: ⁣

Apartamento 203 antes e depois piso taco madeira DIY

⁣Lixe o piso

Alugamos lixadeira industrial na Casa do Construtor. A diária custa R$265 e eles não cobram o final de semana, então pegamos na sexta e devolvemos na segunda. Além da diária há o valor do frete e da compra das lixas (também compramos lá). Falando de lixa, compre um grão bem grosso para começar. Usamos o 16 e depois o 24, porque nosso piso estava com uma crosta de cera sobre cera. Depois usamos a 80 e a 120, que são lixas mais finas.⁣

Apartamento 203 antes e depois piso taco madeira DIY

 

Rejunte o piso

Para rejuntar, usamos a dica do meu sogro de misturar cola de madeira com o próprio pó do piso e água. Misture até ficar homogêneo e passe com um rodinho. Deixe secar.

Apartamento 203 antes e depois piso taco madeira DIY

Lixe novamente

No dia seguinte, lixamos com a 120 de novo. O objetivo é passar a lixa fina para tirar riscos.

Apartamento 203 antes e depois piso taco madeira DIY

 

Aplique a bona

O último passo é a bona, que cria uma película de proteção, mas só aplique quando estiver bem seco e limpo. Compramos uma bona com acabamento fosco – agite bem antes de usar! Passamos com rolo de lã de 5mm para superfícies lisas. Depois de aplicar,  ⁣precisa de 24h sem tráfego para curar.

Apartamento 203 antes e depois piso taco madeira DIY

 

Resultado final: piso clarinho, tratado, protegido e fosco, do jeito que a gente queria. Salva seu piso, não tira ele não! ♥️

 

 

Veja também:

#AntigaCasaNova: antes e depois do quarto de hóspedes

Tutorial: renove portas e armários com tinta

#AntigaCasaNova: antes e depois da lavanderia