Misturando as linguagens do desenho e da escultura, o artista cubano montou um “espaço de estar” no Octógono da Pinacoteca

Pinacoteca São Paulo
(Divulgação/Pinacoteca)

São os limites entre a arte, o design e os espaços de convivência que atraem Jorge Pardo, considerado um dos mais importantes artistas da atualidade. O cubano assina uma instalação interativa inédita – Jorge Pardo: Flamboyant, que ocupa o Octógono do edifício Pina Luz, em São Paulo.

Jorge Pardo Flamboyant Pinacoteca
(Isabella Matheus/Pinacoteca)

Até 2 de março, quem visitar o espaço encontrará um “espaço de estar” composto por 14 peças: 13 luminárias, 7 cadeiras de balanço e um tapete. Tudo foi desenhado e fabricado por Pardo. O destaque são as luminárias, que levam plástico reciclado, aço e alumínio, e foram concebidas digitalmente, cortadas a laser e finalizadas à mão. 

Jorge Pardo Flamboyant Pinacoteca
(Isabella Matheus/Pinacoteca)

A exposição homenageia a pintura The Painter’s Studio, de Gustave Courbet. “Essa imagem de Courbet me chamou atenção porque evidencia uma negligência organizacional na qual a profundidade de campo é inexistente, revelando um ar de inacabado. O que me inspira a criar uma atmosfera na qual há um balançar em uma boa cadeira sob uma bela luz”, o artista conta.

Jorge Pardo Flamboyant Pinacoteca
(Isabella Matheus/Pinacoteca)

“A relação entre as belas-artes e as artes aplicadas foi fundamental na origem da Pinacoteca. É interessante que Pardo retome a discussão um século depois. A instalação de luminárias faz claramente uma referência ao grande chandelier instalado no Belvedere, antiga entrada principal do museu, cujo acesso era realizado pela Avenida Tiradentes” explica Jochen Volz, curador da mostra e diretor-geral do museu.

Jorge Pardo Flamboyant Pinacoteca
(Isabella Matheus/Pinacoteca)

 

Jorge Pardo: Flamboyant

Quando: de 7 de dezembro de 2019 a 2 de março de 2020

Onde: Edifício Pina Luz – Praça da Luz, 2

Horário: de quarta a segunda, das 10 às 18h

Ingressos: R$ 15 (inteira); R$ 7 (meia)

Aos sábados, a entrada é gratuita para todos

 

Veja também:

Contracorpo: Marcia Pastore na Pinacoteca

Musicais no Cinema: música, interatividade e história no MIS

MIS celebra os 500 anos de Leonardo da Vinci com exposição imersiva