Nosso terceiro projeto com a Leroy Merlin foi uma reforma rápida para a dona Ranúzia, minha avó

203 Transforma Cozinha 3

Parece que foi ontem que anunciamos o 203 Transforma, nossa série de vídeos de reforma em parceria com a Leroy Merlin. Desde então (foi em julho!), transformamos um banheiro industrial, quarto com varanda, e agora uma cozinha para uma pessoa super especial nas nossas vidas: a minha avó.

203 Transforma Cozinha 3

203 Transforma Cozinha 3

A dona Ranúzia mora em um apartamento térreo e fez várias obras para adaptar a casa por conta da mobilidade. Assim, o projeto precisava ter não somente a cara dela, mas também praticidade, acessibilidade e rapidez, já que tiramos ela de casa durante a obra.

203 Transforma Cozinha 3

Começamos quebrando tudo o que não ia ficar no espaço e deixamos a cozinha o mais ampla possível

203 Transforma Cozinha 3

Nivelamos o piso existente e escolhemos um piso vinílico de fácil aplicação (é auto-adesivo, então você pode instalar em casa sem a ajuda de um profissional) que é resistente à água e menos derrapante, algo muito importante para idosos. Manter o piso existente evita resíduos e deixa a obra mais sustentável.

203 Transforma Cozinha 3

Minha avó é uma pessoa delicada e vaidosa, então montamos uma decoração leve que refletisse a personalidade dela. O rosa, que é uma das cores favoritas da dona Ranúzia, aparece nos azulejos hexagonais e nos pendentes.

203 Transforma Cozinha 3

Em uma das paredes, quebramos o branco com um tom verde claro com meia pintura e penduramos alguns bordados no bastidor e, claro, muitas plantas. A ideia principal do projeto foi melhorar a qualidade de vida e a organização, mas deixando o espaço lindo.

203 Transforma Cozinha 3

A falta de tempo também fez que escolhêssemos móveis soltos e prontos. Escolhemos uma bancada toda revestida em pínus e fizemos tanto a bancada quanto as prateleiras mais baixas que o padrão – como ela adora cozinhar, essa é uma preocupação muito válida.

203 Transforma Cozinha 3

Como a família é grande e minha avó tem muitos netos e bisnetos, pensamos em uma mesa que acomodasse todo mundo. Optamos por um modelo retangular de seis lugares e deixamos encostada na parede para melhorar a circulação.

203 Transforma Cozinha 3

E, já que ter um espaço novo não é sinônimo de comprar coisas novas, aproveitamos muitas peças que ela já tinha. Aliás, esta é uma ótima dica: um projeto bem pensado, reaproveitando o que você já tem, pode dar um novo significado para a sua casa.

203 Transforma Cozinha 3

Ficou curioso? Confira o vídeo completo da transformação no canal Casa de Verdade, da Leroy Merlin, e veja a lista completa com todos os produtos da marca que usamos na reforma.

 

Veja também:

203 Transforma #2: quarto com varanda

203 Transforma #1: banheiro industrial

10 ideias do Pinterest para montar um jardim vertical em casa