Sem muitos elementos e com decoração bem simples, os espaços ganharam cor, aconchego e personalidade

Neste mês fizemos mais um projeto para o 203 Transforma, nossa série de vídeos de reforma em parceria com a Leroy Merlin! Aliás, já viu a transformação que fizemos no banheiro?

Desta vez, o nosso desafio foi transformar um quarto bem sóbrio e uma varanda sem uso em ambientes com mais vida e mais aconchegantes – tudo utilizando ao máximo os móveis já existentes. As mudanças que vocês vão ver aqui embaixo são simples, podem ser copiadas em casa, e provam que pequenas alterações fazem uma grande diferença.

Vamos lá:

Antes

 

Depois

Começamos a reforma pela cor do quarto, que era clarinha. Escolhemos um tom de coral mais forte (Bossa Nova). Pintamos a parede da cama inteira e fizemos meia pintura nas laterais, na mesma altura que a cabeceira. 

Pensar na cabeceira, aliás, é muito importante no projeto do quarto. Escolhemos usar placas de pinus, uma madeira mais clara que ajuda na composição com a cor. A madeira é uma ótima forma de aquecer o ambiente. Escolhemos aplicar com um metro de altura (se você quiser, pode usar a tomada como referência, chegando a 1,20 m) e por toda a extensão da parede, para abraçar também os criados-mudos que eles já tinham. 

Preferimos usar placas no maior tamanho possível, para aproveitar também os recortes. Cortamos a madeira no próprio apartamento, mas não recomendamos fazer isso em casa – é muito trabalho e sujeira! Para isso, procure uma loja que já faça os recortes perfeitos.

Antes, a parede da cama era vazia. Adicionamos a cabeceira e também fizemos uma gallery wall com diversos quadros em preto e branco. Escolhemos essas cores para harmonizar e valorizar o tom de coral. Neles, misturamos alguns formatos, tamanhos e estampas. O resultado é uma parede super clean e divertida. 

Na lateral da cama, a luminária original era preta e, para combinar melhor com o ambiente, pintamos de branco. Se quiser fazer isso em casa, a dica é desmontar, proteger as roscas e o espaço, e pintar com tinta spray própria para metal e com calma (foram várias demãos!). 

Nós adoramos plantas e não podíamos deixar de adicionar um vasinho no projeto. Como os moradores têm gatinhos, fizemos uma pesquisa para descobrir uma espécie que não fosse tóxica. Já a roupa de cama leva as mesmas cores do quarto – coral e branco. Repetir os tons é uma ótima dica para quem quer tons fortes, mas tem medo de combinar.

O toque final ficou por conta das cortinas, que não existiam. Escolhemos um modelo branco de algodão – um tecido levinho que não compromete a luz natural que entra pela porta que dá para a varanda. 

Na varanda, que não era utilizada, tivemos bastante liberdade para criar um espaço que os moradores – e seus gatos – pudessem aproveitar. Uma das primeiras alterações foi mudar o ponto de luz para cima da mesa, usando uma eletrofita. Aproveitando essa mudança, optamos por um pendente bem minimalista, com um desenho simples. A mesa, redonda, acomoda quatro pessoas confortavelmente. Para combinar, cadeiras de metal em estilo industrial.

Na outra ponta da varanda, que tem uma vista linda da cidade e é onde o sol de põe, colocamos uma poltrona de área externa e um vaso com hera, que adora sol e é boa para pets. Para os gatos, usamos os recortes de pinus da cabeceira para criar um brinquedo: prendemos plataformas de madeira na parede e conectamos todas com corda, para formar um tipo de escada.

Esta reforma, em particular, foi super emocionante para a gente. Tanto para nós, que vimos a reação deles no final, quanto para os moradores, que tiveram resgates de memória afetiva com objetos que colocamos nos espaços. Foi um momento muito especial e acabou inspirando o casal a fazer outras melhorias no resto do apartamento.

Para se inspirar também, confira o vídeo completo da transformação no canal Casa de Verdade, da Leroy Merlin. A lista completa com todos os produtos e revestimentos que usamos no projeto está aqui.