Quer aprender de uma vez por todas onde posicionar os talheres, copos e taças? A gente te ajuda a colocar cada coisa em seu lugar 

Mesa Posta

Como vocês sabem, nós adoramos uma boa mesa de café da manhã e sempre recebemos os amigos e a família aqui no Apartamento 203. Mas, se você tem dúvidas quando vai fazer o mesmo em casa, nós temos 4 passos simples que vão te ajudar, de uma vez por todas, a compor uma mesa linda e completa.

Dá uma olhada:

Mesa Posta

  1. Comece com a base

Toda mesa precisa de uma toalha. As únicas exceções são quando colocamos sousplat ou jogo americano (tudo junto pode deixar a mesa poluída) ou quando optamos por um corredor de mesa. Alguns estilos também combinam melhor sem toalha, como quando compomos uma mesa rústica. Essa é a regra geral, mas sempre vale experimentar e descobrir o que você gosta mais!

Mesa Posta

  1. Adicione os pratos

Independente do que você vai servir, o prato raso principal vai sempre embaixo. Se tiver entrada, você pode colocar um prato menor, tipo de sobremesa, em cima do maior. Se a entrada (ou uma das entradas) for sopa, a ordem certa é o prato raso maior embaixo, o prato raso no meio e o bowl em cima.

Mesa Posta

  1. Os talheres e o guardanapo

O lugar do garfo, da faca e das colheres sempre gera dúvida. Para ficar mais fácil, pense assim: os talheres masculinos (o garfo) ficam no lado esquerdo do prato e, os femininos (a colher, a faca), na direito. 

Os talheres usados na entrada (faca de manteiga ou colher de sopa, por exemplo) sempre ficam na extremidade de fora, porque usamos os talheres de fora para dentro (mais longe do prato para mais próximo). Assim, os talheres do prato principal são os que ficam mais próximo do prato em si. A colher de sobremesa é a única que não entra nessa regra – seu lugar certo é na frente do prato. 

Quanto ao guardanapo, há algumas opções. Ele pode tanto ficar em cima do prato, sozinho, quanto ser sobreposto com os talheres de entrada. Se preferir que ele fique fora do prato, coloque-o na lateral esquerda ao lado dos talheres masculinos.

Mesa Posta

  1. Copos, xícaras e taças

Também seguindo a regra dos femininos e masculinos, os copos ficam à esquerda do prato e as taças à direita. Se a mesa (e a ocasião) for mais informal, use copos de vidro. Se não, use somente taças. 

Os tamanhos corretos são três e ficam posicionadas da maior para a menor. A primeira (e a maior) é a de água, que é a única que pode ser colorida. Depois, se servir vinho, coloque uma taça média para o tinto e uma menor para o branco. Se servir cerveja, adicione um copo do lado esquerdo do prato. Se servir champagne ou espumante, adicione a taça atrás para que ela fique entre a de água e a de vinho tinto.

Se a mesa for para um café da manhã ou café da tarde, coloque as xícaras ou em cima do prato de sobremesa ou na lateral direita.

Mesa Posta

 

Veja também

CASACOR Rio 2019: tour pelo Estúdio Hum

8 anos do Pedrinho com festa em casa

15 cafés incríveis ao redor do mundo