A convite do Airbnb, nos hospedamos em uma casa maravilhosa pertinho da praia, que fica em Ubatuba (SP)

No final do ano passado resolvemos dar uma escapada de São Paulo e passar quatro dias em Itamambuca, no litoral paulistano –  à convite do Airbnb, que nos hospedou em uma casa incrível perto da praia, que é famosa pelos campeonatos internacionais de surfe.

Cheia de janelões e luz natural, a casa é super integrada tanto no interior quanto com a natureza que a cerca – Itamambuca fica em a 15 km de Ubatuba, em uma reserva natural com mata atlântica nativa – e tem vários espaços gostosos ao ar livre, como a mesa de jantar e a rede de balanço. O projeto é de 2015/2016 e acomoda até dez pessoas.

A madeira é um dos elementos principais da arquitetura e deixou o projeto ainda mais aconchegante. Na sala, essa presença fica evidente, já que o estilo da decoração combina peças mais vintage e mais modernas, como o sofá cinza. Elementos como jardim interno, parede verde e cadeira de balanço (que o Pedro amou!) completam o charme do local.

Quatro suítes compõem a casa, todas com vista para a mata e ar-condicionado. O décor é mais minimalista, com cores neutras na roupa de cama e poucos móveis. O nosso quarto, que é a suíte principal, tem banheira e um closet de madeira ripada que adoramos.

A cozinha, integrada, conta com um balcão de cimento retangular espaçoso, que abriga pia e fogão. Atrás dele, uma segunda pia e as máquinas de café ficam em outro balcão menor, ao lado da geladeira. Na parte de cima, um armário meio colorido meio vazado organiza copos, pratos e outros itens.

O caminho para a praia, em si, já é uma delícia, passando pelo meio da natureza. Pegamos dias de muito calor (bateu os 29 graus), então aproveitamos muito a praia, de areia branca, mar gostoso com lugares calmos para as crianças, rios e cachoeiras.

Como o Tiago, nosso anfitrião do Airbnb, disponibilizou Netflix, fizemos uma noite de filme na sexta. No sábado, nossa família foi curtir o dia de sol com a gente. Depois da praia, voltamos para a casa e fizemos um churrasco na churrasqueira.

Nos outros dias, fizemos mais ou menos a mesma coisa: um tempo na praia e um tempo na casa, que merece ser aproveitada tanto quanto o mar. Ah, uma coisa que gostamos muito é o chuveirão, que é uma mão na roda para se lavar e lavar as coisas antes de entrar na casa.

Para quem não sabe, o Airbnb é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. Geralmente não conhecemos o proprietário/anfitrião, mas com o nosso, o Tiago, a comunicação foi feita o todo tempo via mensagem. Nós usamos a plataforma há muito tempo, tanto em São Paulo quanto para viagens – uma das mais recentes foi em Campos do Jordão, que alugamos para o aniversário do meu pai.